7 características dos pulmões úmidos e uma série de doenças por trás disso

Talvez muitas pessoas pensem que pulmões úmidos são o mesmo que pneumonia ou infecção de air bag. Na verdade, essa suposição não está muito certa. Pulmões úmidos podem realmente ser causados ​​por pneumonia, mas existem vários outros problemas de saúde que podem desencadeá-la. Às vezes, as características do pulmão úmido não são visíveis, embora a pessoa esteja realmente sofrendo disso. Em geral, essa condição só é detectada quando a pessoa realiza uma radiografia de tórax para outros fins, por exemplo, durante um exame de saúde ocupacional.

O que é pulmão úmido?

A pneumonia ocorre quando há excesso de líquido na área entre os pulmões e a cavidade torácica. Existe uma membrana fina chamada pleura. A membrana pleural cobre a parte externa dos pulmões e a parte interna da cavidade torácica. Na verdade, sempre há um pouco de fluido na pleura para lubrificar os pulmões, que se expandem e se contraem na cavidade torácica quando os humanos respiram. Diversas condições médicas podem fazer com que o excesso de líquido se acumule na pleura, também conhecido como derrame pleural. Isso é o que se chama na nuvem com o termo pulmões úmidos. Essa condição pode ocorrer em um ou ambos os pulmões. A pneumonia é uma doença grave porque está associada a um risco aumentado de morte. Cerca de 15% dos pacientes hospitalizados por esta condição morrem em 30 dias. Isso pode ocorrer em crianças e adultos.

As características do pulmão úmido e seus tipos

Quando uma pessoa tem pneumonia e mostra sintomas, os sinais de pneumonia que aparecem podem incluir:
  • Sinto dor no peito.
  • Tosse seca ou tosse com catarro amarelo, marrom, verde ou avermelhado.
  • Febre.
  • Sudorese frequente.
  • Falta de ar, especialmente quando deitado.
  • Falta de ar ou dificuldade em respirar fundo.
  • Soluços frequentes.
  • Perda de apetite.
  • Nausea e vomito.
  • Diarréia.
  • Coração batendo forte.
  • Não é forte o suficiente para fazer atividade física.
Se você ou as pessoas ao seu redor, incluindo crianças, sentirem as características de pulmões úmidos, consulte imediatamente um médico. Enquanto isso, o tipo de pulmão úmido pode ser agrupado em duas categorias. Os seguintes tipos de doença pulmonar úmida:

Transudativo

O tipo transudativo ocorre quando o excesso de líquido é aquele que normalmente existe no espaço pleural. Esta condição geralmente não precisa ser excluída, a menos que o excesso seja muito. A pneumonia transudativa geralmente é causada por insuficiência cardíaca congestiva.

Exsudativo

A pneumonia exsudativa ocorre quando o excesso de líquido na forma de líquido ou pus formado a partir de proteínas, sangue, células infectadas e bactérias vaza dos vasos sanguíneos danificados para a pleura. As causas dessa condição geralmente são pneumonia e câncer de pulmão. O excesso de fluido exsudativo geralmente deve ser removido. No entanto, sua necessidade ou não também depende da quantidade de líquido e da gravidade da inflamação.

Por que ocorre a pneumonia?

A pleura nos pulmões produzirá muito líquido quando irritada, infectada ou inflamada. Esse excesso de líquido se acumula na parte externa dos pulmões, na cavidade pleural. As condições pulmonares úmidas podem ser causadas por muitas coisas. Alguns dos distúrbios médicos mais comuns que desencadeiam derrames pleurais incluem:
  • Há um vazamento de outro órgão . Por exemplo, sofrer de insuficiência cardíaca congestiva, em que o músculo cardíaco não é mais forte o suficiente para bombear o sangue por todo o corpo. Pessoas com doenças hepáticas, como cirrose e doenças renais, também podem ter pneumonia quando há um acúmulo de líquido no corpo, que se infiltra na cavidade pleural.
  • Câncer . Claro, o câncer de pulmão pode ser a causa de pulmões úmidos. Mas outros tipos de câncer que se espalharam para os pulmões ou pleura também podem causar essa condição.
  • Infecção . Alguns tipos de infecções que atacam os pulmões, como pneumonia (infecção do air bag) ou tuberculose, também podem causar sintomas na forma de pulmões úmidos. As bactérias mais comuns que causam pneumonia são: Streptococcus pneumoniaee Legionella pneumophia(pneumonia bacteriana). Além disso, as infecções virais, como o vírus da gripe que desencadeia a gripe, também são uma causa comum de pneumonia em crianças.
  • Mycoplasma.O Mycoplasma não é um vírus nem uma bactéria, mas este organismo possui características de ambos. Mycoplasma pode causar casos leves de pneumonia.
  • Doença auto-imune . Essa condição ocorre quando o sistema imunológico do corpo ataca os pulmões, causando interferência nos sintomas de pulmão úmido.
A pneumonia por aspiração que ocorre devido à entrada de objetos estranhos, como sucos gástricos, alimentos, bebidas ou saliva para o trato respiratório também pode causar pulmões molhados. Portanto, você deve estar vigilante.

O processo de diagnóstico e como tratar a pneumonia

Para confirmar o diagnóstico de pneumonia, o médico fará uma série de exames médicos abaixo:
  • Raio X peito . Em uma radiografia de tórax, a presença de fluido nos pulmões aparecerá como uma cor branca como névoa. Enquanto a cavidade cheia de ar será vista como preta.
  • Tomografia computadorizada . Esta imagem tira fotos raio X muito rapidamente em grandes quantidades, para então serem combinados e mostrar uma imagem mais clara da condição dos pulmões do que raio X .
  • ultrassom . Esse exame é usado pelos médicos para encontrar a localização exata do acúmulo de fluido nos pulmões, de modo que uma amostra possa ser coletada para exames posteriores.
Depois que o diagnóstico de pneumonia for estabelecido e a causa conhecida, o médico determinará o tratamento apropriado para a pneumonia. Portanto, o tipo de tratamento que será realizado por cada paciente com essa doença pode ser diferente de acordo com o gatilho. Se for causada por uma infecção bacteriana (como pneumonia ou tuberculose), o médico prescreverá antibióticos ao paciente. Quando estão com os pulmões úmidos devido à insuficiência cardíaca congestiva, os médicos geralmente prescrevem medicamentos diuréticos. Condições pulmonares úmidas, com acúmulo de muito líquido e infecção, geralmente precisam ser drenadas para que o paciente se sinta mais confortável para respirar. Esta etapa também é capaz de prevenir outras complicações ao mesmo tempo. Alguns procedimentos para drenar fluido devido à pneumonia podem incluir a inserção de um dreno torácico ( tubo torácico ) ou inserção de um cateter torácico. No entanto, a instalação de um cateter torácico é mais indicada para pacientes com pulmões úmidos que costumam recorrer. As características do pulmão úmido geralmente são uma complicação de outras doenças que o causam. Portanto, o tratamento será determinado com base na causa.

Previna pulmões molhados

O mesmo ocorre com a prevenção da pneumonia. A melhor maneira de evitar esse acúmulo de fluido nos pulmões é prevenir as condições que podem potencialmente desencadear isso. Veja como prevenir a pneumonia que você pode tentar:
  • Tome a vacina contra pneumonia e influenza
  • Evite fumar e consumir bebidas alcoólicas
  • Lave as mãos frequentemente com água limpa
  • Manter o ambiente limpo limpando a casa regularmente
  • Evite o contato direto com pessoas que estão doentes
  • Descanse o suficiente
  • Coma alimentos nutritivos saudáveis ​​e equilibrados
  • Cubra a boca e o nariz ao espirrar
  • Bebe muita água
  • Use uma máscara se estiver em um ambiente poluído ou quando estiver perto de pessoas que estão tossindo resfriados
Fazer algumas dessas coisas pode ajudar a evitar os sintomas da pneumonia. Não se esqueça de se acostumar com um estilo de vida saudável.