Esta é a função do sistema urinário e das doenças que se escondem

O sistema urinário consiste em vários órgãos, como rins, pelve renal, ureteres, bexiga e uretra. O sistema urinário desempenha um papel importante na sobrevivência humana porque esse sistema funciona para filtrar o sangue e produzir urina. Para entender o sistema urinário em mais detalhes, consulte a seguinte explicação.

Qual é a função do sistema urinário?

O sistema urinário funciona para produzir urina, filtrando os resíduos do corpo e o excesso de água do sangue. A urina será então canalizada para a bexiga através de dois tubos finos chamados ureteres. Quando a bexiga está cheia, você passa a urina pela uretra. Além disso, o sistema urinário e os rins também funcionam para eliminar o fluido residual chamado uréia e manter o equilíbrio entre água, sódio e potássio. A ureia é produzida quando os alimentos que contêm proteínas são decompostos no corpo. Este sistema trabalhará junto com a pele, intestinos e pulmões para manter esse equilíbrio. Os adultos excretam cerca de dois litros de líquido por dia. Essa quantidade depende da quantidade de líquido que se bebe e sai pelo suor e pela respiração.

Problemas de saúde no sistema urinário

Os distúrbios de saúde do sistema urinário incluem distúrbios ou condições que afetam os rins, ureteres e bexiga. Alguns exemplos de distúrbios do sistema urinário, incluindo câncer do trato urinário, incapacidade de controlar o fluxo de urina, cálculos renais, insuficiência renal, infecções do trato urinário. Os sintomas e o tratamento dependem do distúrbio de saúde. A seguir estão algumas doenças relacionadas ao sistema urinário.

1. Doença renal crônica

Os rins são os principais órgãos do sistema urinário. Desordens neste órgão afetarão sua saúde. Na doença renal crônica, os rins são danificados e não conseguem filtrar o sangue adequadamente. Esse dano pode levar à formação de substâncias residuais e outros problemas, incluindo insuficiência renal. Essa condição geralmente é causada por doenças cardíacas, diabetes e hipertensão. Os rins afetados por essa condição terão uma superfície áspera e parecerão menores. A lesão renal geralmente é permanente. No entanto, existem várias maneiras de manter os rins saudáveis. Por exemplo, mantendo os níveis de açúcar no sangue, mantendo a pressão arterial saudável, exercitando-se regularmente, mantendo um peso saudável, parando de fumar e consumir álcool e consultar um médico regularmente.

2. Perda de controle da bexiga

O problema de dificuldade em controlar a bexiga geralmente surge porque o músculo do esfíncter uretral está muito fraco ou muito ativo. Como resultado, será mais fácil sair urina quando você espirrar ou tossir. Esta condição é conhecida como incontinência urinária (IU). Um músculo do esfíncter hiperativo pode até mesmo desencadear uma forte vontade de urinar, mas muito pouca urina é excretada. As mulheres têm geralmente duas vezes mais probabilidade de sofrer de incontinência urinária do que os homens. É mais provável que essa condição ocorra com a idade. O tratamento dessa condição depende do tipo de incontinência, de sua causa e de sua gravidade. A incontinência urinária é geralmente tratada pela combinação de medicamentos com exercícios. Algumas causas comuns são exercícios para controlar a micção, exercícios para os músculos pélvicos, uma dieta que ajuda a recuperar o controle da bexiga e medicamentos como anticolinérgicos.

3. Pedras nos rins

Os distúrbios do sistema urinário podem ser mais populares entre as pessoas comuns. Pedras nos rins produzem urina para remover o fluido residual. Essas pedras podem se formar quando os minerais e os sais de ácido na urina se cristalizam e se aderem. Se as pedras nos rins forem pequenas, podem passar facilmente pelo sistema urinário. Enquanto isso, pedras maiores bloquearão o trato urinário. Esta condição inibe a liberação de urina e causa dor. O modo de lidar com os problemas de cálculo renal é ajustado à condição. Pedras renais pequenas podem ser aliviadas com a ingestão regular de cerca de três litros de água mineral por dia, com terapia medicamentosa e analgésicos. Já as pedras nos rins maiores geralmente são feitas por meio da remoção cirúrgica da pedra e do uso de ondas sonoras para quebrar a pedra. [[artigos relacionados]] Essas são algumas coisas sobre o sistema urinário e problemas de saúde que podem ameaçá-lo. É importante manter um sistema urinário saudável, para que seu funcionamento seja mantido e você evite algumas dessas doenças.