Conheça a função do apêndice para saúde

Quando você ouve a palavra apendicite, é claro que o que vem à mente é algo que deve ser removido por meio de um procedimento cirúrgico. Na verdade, é questionável se existe uma função do apêndice para o sistema digestivo ou para o corpo humano. Se no passado o apêndice era considerado inútil, muitos estudos provam o contrário. Normalmente, as pessoas prestam atenção ao apêndice quando há um problema. Os sinais são dores insuportáveis ​​no abdômen direito inferior. Aí está o apêndice, bem no ponto de encontro do intestino delgado e do intestino grosso.

Qual é a função do apêndice?

O apêndice é uma parte tubular do corpo com cerca de 10 cm de comprimento. Sua posição está ligada ao início do intestino grosso. Algumas das funções do apêndice incluem:

1. Um lugar para as bactérias boas se desenvolverem

Muitos acreditam que a função principal do apêndice é ser um terreno fértil para bactérias boas. Com as bactérias boas, o sistema digestivo ficará mais suave.

2. Órgãos que sustentam o sistema imunológico

A equipe de pesquisa do Colégio de Medicina Osteopática da Universidade do Arizona pesquisou que a função do apêndice pode ser um órgão que sustenta o sistema imunológico. Além disso, o apêndice também contém certos tecidos relacionados ao sistema linfático e carrega os glóbulos brancos, que são responsáveis ​​por prevenir infecções.

3. Manter o sistema digestivo

Ainda relacionado à função do apêndice como uma "casa segura" para bactérias boas, isso também está relacionado à saúde do sistema digestivo. Por exemplo, quando o sistema digestivo de uma pessoa tem problemas como diarreia ou outras doenças, as bactérias boas do apêndice podem assumir o controle do sistema digestivo e proteger a parede intestinal.

Por que a apendicite pode ser problemática?

De acordo com especialistas, problemas com a função do apêndice, como inflamação ou infecção, às vezes precisam ser removidos por meio de um procedimento cirúrgico. Apesar dos riscos, a apendicectomia não tem impacto negativo na saúde. Geralmente, a condição de apendicite ou apendicite ocorre devido a uma infecção abdominal que se estende para bloquear o trato intestinal. Algumas das causas desse bloqueio são:
  • Prisão de ventre
  • Parasita
  • Engolir objetos duros que ficam presos no apêndice
  • Trauma abdominal
  • Tecido linfático de apêndice aumentado
Quando ocorre uma infecção, as bactérias do apêndice crescem de forma descontrolada. Como resultado, esse órgão pode inchar e se encher de pus. É por isso que as pessoas com apendicite podem sentir dor forte no abdômen inferior direito, vômitos e diarreia. Para superar isso, antibióticos podem ser usados ​​para tratar a infecção. No entanto, se a condição for grave, será necessário um procedimento de intervenção na forma de cirurgia, dependendo da gravidade da condição. Os fatores médicos de cada indivíduo também precisam ser considerados antes de qualquer procedimento médico. Se não for tratado, problemas com o apêndice podem causar seu estouro. O conteúdo desse apêndice pode se espalhar para o abdômen, causando principalmente a infecção do peritônio, a membrana semelhante a seda que protege a cavidade abdominal. Quando o apêndice se rompe, complicações como sepse ou infecção do sangue podem ocorrer. Esta condição pode levar à morte se não for tratada imediatamente. [[Artigo relacionado]]

Inovação médica para superar a apendicite

Ocasionalmente, as inovações médicas tornam a cirurgia de apendicite mais simples. Se antes a operação era muito grande, agora apenas uma cirurgia mínima é necessária, ou seja, laparoscopia. Para realizar uma laparoscopia, o médico só precisa fazer 2 pequenas incisões, nenhuma incisão grande é necessária. Portanto, esse procedimento é menos doloroso do que a cirurgia normal. Além disso, o processo de recuperação e a necessidade de permanência no hospital também são mais curtos. A laparoscopia para tratar a apendicite também é menos provável de causar complicações. Na verdade, não é impossível que mesmo a cirurgia laparoscópica não seja necessária. Em um estudo publicado no British Medical Journal, os antibióticos por si só podem ser o melhor tratamento para a apendicite simples. O tratamento com antibióticos pode reduzir o risco de complicações em 31%. Isso significa que pode ser uma opção de tratamento segura e eficaz. Mas é claro que o tratamento sem a necessidade de um procedimento cirúrgico só pode ser feito se não causar sintomas perturbadores e desaparecer logo. Por esse motivo, se você costuma sentir dor no abdome inferior direito, não há nada de errado em consultar um médico imediatamente.