Há algum benefício da urina na uroterapia?

Você já ouviu falar de pessoas que bebem sua própria urina para curar doenças? Isso pode parecer nojento. Mas, na verdade, esse método chamado urinoterapia já foi experimentado por muitas pessoas, até mesmo há milhares de anos. O problema é: a terapia de urina é realmente segura? A razão é que até agora não houve nenhuma pesquisa que afirme claramente a eficácia da urina dessa terapia. Aqui está a revisão completa.

O que é urinoterapia?

A urinoterapia existe há milhares de anos. De acordo com os registros existentes, o uso da urina como remédio tem sido usado desde que os impérios grego, egípcio e romano ainda estavam no poder. Eles acreditam que beber urina é benéfico para a saúde e pode curar várias doenças. Isso ocorre porque a urina que sai do corpo contém várias substâncias importantes. Citando a Healthline, a maior parte da urina consiste em água. Além da água, a urina também contém uréia, ácido úrico, creatinina, eletrólitos, fosfato e ácidos orgânicos em pequenas quantidades. Esse líquido contém proteínas, mas a quantidade é muito pequena e insignificante para afetar qualquer função do corpo. As pessoas que se submetem à uroterapia também afirmam que a urina que sai de nosso corpo é estéril. Isso não está certo. Na verdade, quando a urina está nos rins, a condição ainda é estéril. No entanto, uma vez que sai do corpo, esse fluido não é mais estéril. Embora não seja tóxico, também é preciso lembrar que, por mais limpa que esteja a área genital, ainda existem bactérias que normalmente vivem nela.

O mito dos benefícios da urina na urinoterapia

Até agora, os benefícios da urina ainda são um tópico de debate. As alegações existentes a respeito da eficácia da urina na terapia com urina são bastante audíveis. Na verdade, acredita-se que esse método seja capaz de curar várias doenças perigosas. Na verdade, ainda não está incluído no tipo oficial de medicina alternativa. Aqui estão alguns mitos sobre os benefícios da urinoterapia que supostamente curam doenças, como:
  • Alergia
  • Espinha
  • Câncer
  • Doença cardíaca
  • Infecção
  • Ferida
  • Congestão nasal
  • Hipertensão
  • Erupção vermelha ou outras doenças de pele
  • Picada de animal
Portanto, não é surpreendente que muitas pessoas estejam interessadas em experimentar e acreditar nos benefícios da urina para a saúde. No entanto, mais uma vez, não existem estudos que possam comprovar definitivamente os benefícios da urina com esta uroterapia. [[Artigo relacionado]]

Riscos de fazer terapia de urina

A urina que sai do corpo não é tóxica. No entanto, é possível que a urinoterapia aumente o risco de entrada de bactérias, toxinas e outras substâncias nocivas. Com base em um estudo, a urina que sai pode causar doenças porque contém várias substâncias que são prejudiciais à saúde, como:

1. Bactérias

O corpo é um ninho de bactérias, bactérias boas e bactérias causadoras de doenças. O trato urinário não é exceção, pois também contém vários tipos de bactérias. Em condições normais, essas bactérias são inofensivas. Quando a urina sai do trato urinário, esse fluido é automaticamente exposto a bactérias do trato e bactérias ao redor da área genital. Se você fizer terapia bebendo, a urina que foi exposta à bactéria entrará no corpo. O risco é aumentar o número de bactérias e a possibilidade de infecção ou distúrbios digestivos.

2. Substâncias residuais

A urina contém produtos residuais metabólicos através da filtragem do sangue no corpo. Os resíduos metabólicos devem ser removidos do corpo para prevenir doenças. Essa é uma das maneiras pelas quais o corpo atua na redução de toxinas prejudiciais. Em vez de se beneficiarem da urinoterapia, as substâncias que deveriam estar fora do corpo podem aumentar a carga de trabalho dos rins.

3. Medicamentos

Então, a uroterapia também não é recomendada, especialmente se você toma medicamentos regularmente. Os medicamentos que entram no corpo passam por um processo de processamento para que possam ser absorvidos. Enquanto isso, ao urinar, os resíduos metabólicos são excretados pela urina. Por meio da uroterapia, é provável que você volte a tomar os ingredientes do medicamento que foram removidos.

Pesquisa no mundo médico

Para aqueles que desejam sentir os benefícios da urinoterapia, devem pensar primeiro. No mundo médico, até agora, a segurança e os benefícios dessa terapia ainda são questionáveis. Além disso, as pesquisas realizadas ainda são in vitro (experimentos com células humanas) ou in vivo (experimentos com células do corpo animal). Na verdade, para que essa terapia atinja um ponto seguro, são necessárias pesquisas na forma de ensaios clínicos. Ou seja, comparar a urinoterapia com um tratamento que já é comum. Além disso, teste novamente para ver os efeitos em animais e também em humanos. Quer saber mais sobre uroterapia ou outros tratamentos alternativos? Pergunte ao médico diretamente no aplicativo de saúde da família SehatQ. Baixe agora em App Store e Google Play.