Como dar banho em um gatinho corretamente, ele pode morrer se estiver errado

Para algumas pessoas, dar banho a um gatinho não é uma tarefa fácil. Se isso for feito sem cuidado, você pode se tornar uma vítima de arranhão de gato. Além de causar danos corporais, métodos de banho inadequados podem ser perigosos para a segurança do seu animal de estimação. Então, como dar banho em um gatinho da maneira certa?

Coisas para preparar antes de dar banho em um gatinho

Antes de dar banho em seu gatinho, há algumas coisas que você deve preparar primeiro. Certifique-se também de que esses itens estão em um local de fácil acesso às suas mãos para que o banho do gatinho seja mais fácil. Há uma série de coisas que precisam ser preparadas antes de dar banho em um gatinho, incluindo:
  • Grande balde de plástico usado como banheira para o banho de gatinhos.
  • Um pano ou pano para colocar sob o balde para evitar que escorregue ao dar banho no gatinho.
  • Shampoo especial para o banho de gatos, use produtos que não utilizem produtos químicos e fragrâncias. Evite usar shampoos humanos, pois eles não são adequados para cabelo e pele de gato.
  • Condicionador para gatos, se necessário. Nunca use condicionador humano para gatos.
  • Toalha para secar o corpo e o pêlo do gatinho.
  • Penteie para ajudar a remover os emaranhados. Esta ferramenta também é útil para remover pelos de gato que caíram.

Qual é a maneira correta de dar banho em um gatinho?

O banho de um gatinho só deve ser feito quando o pelo está muito sujo, tem algo pegajoso e cheira mal. Veja como dar banho em seu gatinho da maneira certa para minimizar o risco de estresse em seu animal de estimação:

1. Dê banho no gatinho quando ele estiver cansado

Para não se mexer muito, dê banho no gatinho quando ele estiver cansado. Por exemplo, você pode dar banho em seu animal de estimação depois de passar algum tempo ou depois de brincar com ele.

2. Corte as unhas do gatinho antes de tomar banho

Antes de dar banho a um gatinho, é recomendável que você primeiro apare suas unhas. Este passo deve ser executado para evitar arranhões que seu animal de estimação possa causar durante o banho. Em alguns casos, a arranhadura do gato pode causar infecção e desencadear o surgimento de uma série de doenças.

3. Escove o pelo do gatinho primeiro antes de tomar banho

Quando terminar de aparar as unhas, primeiro penteie o gatinho para remover o cabelo solto. Você pode encher as orelhas do seu gatinho com algodão para evitar que a água entre neles.

4. Use água morna

Para dar banho em um gatinho, use água morna. Evite usar água muito quente ou fria. Não se esqueça de colocar um pano ou pano sob o balde para que não escorregue ao dar banho no gatinho. Além disso, certifique-se de dar banho no gato em pé.

5. Lave o corpo do gatinho com cuidado

Antes de dar o shampoo, enxágue o corpo do gatinho primeiro com água morna uniformemente. Se você usar um pulverizador, tome cuidado para não pulverizar diretamente nos olhos, nariz e orelhas.

6. Massageie suavemente o corpo do gatinho

Após o enxágue, despeje o shampoo sobre o corpo do gatinho. Espalhe o shampoo por todo o corpo do gatinho com uma massagem suave da cabeça ao rabo. Faça massagem na direção do crescimento do cabelo.

7. Enxágue bem o shampoo

Enxágue o corpo do gato coberto com shampoo até que esteja completamente limpo. Certifique-se de que toda a sujeira seja removida e que não haja resíduos de xampu no corpo. Se sobrar shampoo grudado em seu corpo, ele pode irritar a pele e se tornar um ímã de sujeira.

8. Seque o gato usando uma toalha grande e longe do vento

Após o banho, envolva imediatamente o gato em uma toalha grande. Seque o gatinho em um local quente, longe do vento direto. A exposição ao vento pode torná-lo frio e perigoso para a vida do gatinho. Você também pode usar um secador de cabelo se o gatinho não se incomodar ou se estressar com o som.

Quantas vezes para dar banho em um gatinho?

A frequência com que você deve dar banho em seu gato depende de vários fatores. Alguns desses fatores incluem:
  • Um ambiente onde os gatos brincam: os gatos que brincam ao ar livre precisam de tomar banho com mais frequência porque são facilmente expostos à sujeira do que os gatos que passam muito tempo em casa.
  • Tamanho do corpo do gato: gatos com excesso de peso precisam de banhos frequentes porque não conseguem limpar os quartos traseiros sozinhos. Os gatos têm o hábito de se banhar lambendo o corpo. Quando não lambido, o pêlo torna-se mais facilmente emaranhado. Problemas de pele como coceira, descamação e infecção também podem assombrar os gatos.
  • Nível de atividade: um gato que é ativo, especialmente ao ar livre, deve tomar banho regularmente para manter o corpo e o pêlo limpos.
  • Problemas de saúde: Gatos com irritação na pele, pulgas e fezes moles precisam de banhos frequentes. Esta etapa é realizada para mantê-los limpos e evitar os problemas que eles têm.
Enquanto isso, National Cat Groomers of America recomenda que os gatos tomem banho a cada 4-6 semanas. Banhar seu gato regularmente é necessário para que o pelo não fique emaranhado e limpo. [[Artigo relacionado]]

Notas de SehatQ

É importante dar banho no seu gatinho da maneira certa para que ele não fique estressado e com frio. Se isso ocorrer, ambas as condições podem ser perigosas para a segurança da vida do gatinho. Para discutir mais sobre como dar banho adequado em um gatinho, pergunte ao médico diretamente no aplicativo de saúde SehatQ. Baixe agora na App Store e Google Play.