Compreendendo as 4 diferenças nas artérias e veias do corpo para não se enganar

Se o coração for um depósito, os vasos sanguíneos são os carros que entregam as mercadorias que entram e saem do depósito. Há um carro encarregado de enviar as mercadorias para fora do depósito, há também um carro encarregado de devolver as mercadorias ao depósito. É aqui que está a principal diferença entre artérias e veias. Artérias e veias são vasos sanguíneos. No entanto, ambos acabaram tendo funções, arranjos diferentes, sob risco de interferência. Juntamente com os capilares, as artérias e veias desempenham um papel muito importante no processo de circulação do sangue no corpo.

Explique a diferença entre artérias e veias

Para não ficar mais confuso, aqui está uma explicação da diferença entre artérias e veias que você precisa saber.

1. Diferenças na função das artérias e veias

A primeira diferença entre artérias e veias é em termos de função. As artérias são vasos sanguíneos que transportam sangue rico em oxigênio do coração para os tecidos de todo o corpo. Enquanto isso, as veias são responsáveis ​​por devolver o sangue do metabolismo, que não contém mais oxigênio, ao coração.

2. As veias têm válvulas, as artérias não

A presença ou ausência de válvulas também pode ser um fator nas diferenças entre artérias e veias. As veias têm válvulas ou "portas" que funcionam para evitar que o sangue flua na direção errada. Ao contrário das veias, as artérias não têm válvulas, porque o sangue que passa por elas flui apenas em uma direção. Válvulas, especialmente importantes para as veias das mãos e dos pés. As veias são responsáveis ​​por levar de volta ao coração o sangue que não contém mais oxigênio. As válvulas funcionam para "bloquear o caminho", para que o sangue que foi levado até o coração não volte "para baixo" para outros tecidos e órgãos, devido à força da gravidade. Em vez disso, as artérias transportam sangue rico em oxigênio do coração para o resto do corpo. Assim, não há necessidade de tampa ou porta, para regular o fluxo de sangue nas artérias.

3. Diferentes tipos de artérias e veias

A próxima diferença entre artérias e veias é em termos de tipo. Existem vários tipos de artérias e veias no corpo humano, a saber:
  • Artérias elásticas. Essas artérias têm uma camada média espessa, de modo que podem se dilatar adequadamente em resposta ao batimento cardíaco.
  • Artérias musculares. Essa artéria é de tamanho médio e serve para extrair sangue da artéria elástica para ser distribuído em seus ramos.
  • arteríolas. Esse tipo é a menor artéria, que serve para transportar o sangue do coração para os capilares.
  • artéria pulmonar. Esse tipo de artéria transporta sangue do coração para os pulmões.
Enquanto isso, para as veias, aqui estão as diferenças entre cada tipo.
  • veias profundas. Essas veias estão localizadas entre o tecido muscular.
  • Veias superficiais. Esse tipo de veia está localizado próximo à superfície da pele.
  • Veia pulmonar. Essa veia é responsável por transportar sangue rico em oxigênio dos pulmões para o coração.
  • Veias sistêmicas. Esse tipo é uma veia localizada em todo o corpo, do pescoço às pernas. Essa veia é responsável por levar de volta ao coração o sangue que não contém oxigênio.

4. Ramificação de artérias e veias

A última diferença entre artérias e veias está em sua ramificação. A maior artéria é chamada de aorta. Da aorta, o sangue rico em oxigênio fluirá por todo o corpo através de seus ramos que continuarão a encolher e fornecerão sangue e oxigênio para vários órgãos e tecidos do corpo. Ao contrário das artérias, as veias não possuem muitos ramos. A veia que transporta o sangue desoxigenado da cabeça e das mãos para o coração é chamada de veia cava superior. Enquanto isso, a veia que transporta sangue sem oxigênio do abdômen e das pernas é chamada de veia cava inferior.

Distúrbios que podem aparecer em artérias e veias

A diferença entre artérias e veias também está nos distúrbios que podem ocorrer a elas. Se a saúde do corpo não for mantida adequadamente, o impacto será sentido nos vasos sanguíneos e causará anormalidades nas artérias e veias. A seguir estão algumas das doenças arteriais mais comuns.

• Aterosclerose

A aterosclerose é uma doença em que o colesterol ou a placa se acumulam nas paredes dos vasos sanguíneos. Um acúmulo que ocorre no coração, cérebro ou pescoço pode desencadear um derrame a um ataque cardíaco.

• Trombose arterial

A trombose arterial é na verdade uma condição semelhante ao bloqueio de um vaso sanguíneo. Esse bloqueio pode ocorrer quando um coágulo sanguíneo se forma repentinamente em um vaso sanguíneo. Essa condição pode interferir no fluxo sanguíneo para outros órgãos, por isso precisa ser tratada imediatamente.

• Ataque cardíaco

Se um coágulo de sangue se formar nas artérias que fornecem sangue ao coração, essa condição pode desencadear um ataque cardíaco.

• Acidente vascular encefálico

Um derrame pode ocorrer quando o suprimento de sangue ao cérebro é interrompido. O suprimento de sangue ao cérebro pode ser interrompido quando um coágulo sanguíneo aparece repentinamente em uma artéria, que transporta sangue para o cérebro, ou pode ocorrer quando uma artéria se rompe.

• Doença arterial coronária

Aterosclerose, fazendo com que as artérias se tornem mais estreitas. Assim, o fluxo sanguíneo para o coração também é interrompido. Essa condição pode desencadear um ataque cardíaco. Então, as doenças venosas que ocorrem frequentemente incluem:

• Trombose venosa profunda (TVP)

A TVP ou trombose venosa profunda é causada por um coágulo sanguíneo em uma veia profunda e geralmente ocorre nas pernas. Esses coágulos sanguíneos podem se mover, até mesmo para os pulmões, e causar uma embolia pulmonar.

• Varizes

Essa condição ataca as veias superficiais localizadas próximas à superfície da pele. Essa condição pode ocorrer quando as válvulas nas veias estão danificadas, permitindo que o sangue volte a fluir. As veias varicosas também podem ocorrer devido a veias enfraquecidas.

• Tromboflebite superficial

Se as veias superficiais inflamam e, em seguida, coágulos sanguíneos se formam na área, esse distúrbio pode surgir. Se o coágulo entrar nas veias profundas, ocorre uma TVP.

• Insuficiência venosa crônica

Este distúrbio é realmente semelhante às veias varicosas. No entanto, geralmente é mais grave, porque é acompanhado por alterações na textura da pele e feridas na pele.

Dicas para manter os vasos sanguíneos saudáveis

Depois de saber mais sobre a diferença entre artérias e veias, você certamente estará mais ciente da importância de manter os vasos sanguíneos saudáveis. As etapas abaixo podem ajudá-lo a manter os vasos sanguíneos saudáveis.
  • Pratique exercícios regularmente para melhorar a circulação sanguínea
  • Mantenha o peso corporal ideal, para evitar a hipertensão, que pode danificar os vasos sanguíneos
  • Não se sente ou fique na mesma posição por muito tempo
  • Ao sentar, não cruze as pernas por muito tempo
[[artigos relacionados]] Ter um estilo de vida saudável não é bom apenas para manter os vasos sanguíneos saudáveis, mas também para a saúde geral. Portanto, seria bom se você mudasse imediatamente seu estilo de vida para ser mais ativo, a partir de agora.