Explicação da Corrida de Curta Distância no Atletismo

A corrida de curta distância, como o nome indica, é uma corrida de corrida que se percorre em menos de 400 metros. No atletismo, as distâncias utilizadas nas corridas de curta distância são de 100, 200 e 400 metros. Ao fazer isso, o corredor deve exercer a velocidade máxima. Isso torna esse tipo de corrida também conhecido comocorrida. Ser capaz de correrarrancadabem, existem técnicas específicas que precisam ser seguidas, diferentes da corrida de média e longa distância. A corrida de curta distância sempre começa com um início de agachamento. Assim como outros esportes cardiovasculares, a corrida de curta distância também traz muitos benefícios à saúde, incluindo aumento da resistência, manutenção da massa muscular e aumento da força.

História da corrida de curta distância

Por ser uma das provas disputadas no atletismo, a corrida de curta distância também é conhecida como traço e é uma das competições mais antigas disputadas no palco olímpico. Este esporte pertence a eventos de atletismo que consiste em números de curta distância, ou seja, 100, 200 e 400 metros. Você deve ter ouvido falar de Usain Bolt como o rei dos sprints mundiais por causa de seu tempo recorde fenomenal no Campeonato Mundial de Atletismo de 2009. Naquela época, Bolt registrava um tempo de 9,58 segundos na pista de sprint de 100 metros com uma velocidade média de corrida de 37,58 km / hora. A Indonésia também conhece o nome de Suryo Agung Wibowo, que é o homem mais rápido do Sudeste Asiático com um recorde de 10,17 segundos. Também está Lalu Muhammad Zohri, que já foi campeão do Mundial Sub-20 de Atletismo com o tempo de 10,18 segundos na pista de 100 metros.

Número de corrida de curta distância

Nas competições oficiais de atletismo, as provas de corrida de curta distância são divididas em três categorias: 100m, 200m e 400m. No sprint de 100 metros, os corredores estão sempre na mesma posição inicial. A trajetória também é uma linha reta, com a ressalva de que não deve ser desalinhada do início ao fim. É diferente com rotaciona 200 e 400 metros. Em ambos os números de sprint, a largada é feita na pista das curvas (oval) para que nenhum jogador fique na mesma linha. A determinação das diferentes posições iniciais é feita de forma que os jogadores percorram a mesma distância da linha de chegada no final da reta. Essas diferentes posições de partida são a principal atração, principalmente nos 400 metros. A razão é que os jogadores não saberão a posição exata de seus oponentes antes de entrar nos últimos 100 metros. Portanto, os jogadores devem ser capazes de calcular por si próprios a energia que gastam ao longo da pista. É improvável que eles corram até 400 metros porque a pesquisa mostra que mesmo um atleta profissional só pode explodir sua força por 65 metros antes de desacelerar devido à fadiga. [[Artigo relacionado]]

Como fazer uma corrida de curta distância (arrancada)

O início do agachamento é usado para números de curta distância. A corrida de velocidade é um esporte atlético que deve ser feito com cuidado. Para dominá-lo, você pode aprender uma boa posição inicial, técnica de corrida adequada e uma boa posição final.

1. Posição inicial

Iniciar é a posição inicial de um corredor ao iniciar este esporte. Para números de curta distância, o início usado é um início de agachamento (início agachado), para maximizar a aceleração do sprint. No momento de iniciar o agachamento, os dedos de ambas as mãos são colocados ao lado da planta dos pés e tocam o solo ou pista. Ao ouvir o sinal de "Pronto", as nádegas se erguem e a cabeça fica voltada para baixo. Enquanto isso, quando "Sim" ou ouve o som de uma arma, o corredor começa a balançar as pernas o mais longe e rápido que pode. Para maximizar o impulso do corpo, a cintura deve estar em uma posição reta e os cotovelos flexionados e balançando de acordo com o padrão de movimento das pernas.

2. Técnica de corrida de velocidade

A corrida de velocidade é um esporte atlético que também depende da altura dos jogadores, principalmente do comprimento das pernas. Quanto mais longa a perna, mais longe é a passada e mais rápido o corredor chega à linha de chegada. No entanto, jogadores baixos ainda podem derrotar corredores altos se continuarem praticando para aperfeiçoar sua técnica. Isso foi provado por Zohri quando derrotou Anthony Schwartz, dos Estados Unidos, no Campeonato Mundial de Atletismo Sub-20.

3. Tocando a linha de chegada

Sprinting é um esporte atlético que exige que os atletas tenham a atitude perfeita ao tocar a linha de chegada. Mesmo se você fizer um bom movimento ao longo da pista, um corredor ainda pode ser ultrapassado por seu oponente ao se aproximar da linha de chegada, se sua posição corporal não estiver correta. Em teoria, a técnica de entrada na linha de chegada pode ser realizada de 3 formas, a saber:
  • Continue correndo sem mudar de atitude
  • Inclinando o peito para a frente com os dois braços balançando para trás
  • Gire balançando sua mão para frente, de modo que o outro ombro fique para frente
Você também está pronto para fazer um sprint com a técnica certa.