A cor do catarro quando você tosse é um sinal de que você está curado

Quando você tosse, o catarro se torna uma das coisas mais irritantes e causa coceira na garganta. Na verdade, a fleuma é sempre produzida no peito. Quando uma pessoa está doente, a produção dessa expectoração torna-se significativa e a cor da expectoração pode mudar. O corpo produz intencionalmente catarro para expelir bactérias ou outros microorganismos do trato respiratório superior. Além disso, a cor do catarro também pode variar devido à produção de enzimas que combatem as infecções. [[Artigo relacionado]]

A cor do catarro sinaliza a condição do corpo

Uma pessoa pode ver como seu corpo está olhando para a cor do catarro que o corpo produz. Algumas das cores de catarro que são indicadores são:

1. A cor do escarro é amarelo / verde

Amarelo ou verde são as cores mais comuns de catarro. Ou seja, o corpo está reagindo contra a infecção. Esta cor amarela ou verde surge das enzimas dos glóbulos brancos. Inicialmente, a cor da expectoração é amarelada, que aos poucos se torna esverdeada. Essa mudança na cor do catarro ocorre dependendo da gravidade da infecção e da reação do sistema imunológico do corpo. Algumas doenças que desencadeiam a produção de catarro amarelo ou verde incluem:
  • Bronquite
O sintoma inicial da bronquite é uma tosse seca seguida por catarro claro ou branco. Com o tempo, a cor desse catarro pode ficar amarela e verde. A tosse causada por bronquite pode durar até 90 dias.
  • Pneumonia
Ao sofrer de pneumonia, uma pessoa pode produzir catarro verde, amarelo ou até mesmo com sangue. Além disso, o paciente também sentirá febre, calafrios e falta de ar.
  • Sinusite
A sinusite pode ser causada por vírus, alergias ou bactérias. Se a causa for uma bactéria, a cor do escarro geralmente é amarela ou verde.
  • Fibrose cística
A principal característica desse raro distúrbio pulmonar crônico é o acúmulo de catarro ou muco pegajoso nos pulmões. O sofredor pode produzir catarro amarelo, verde e marrom.

2. A cor do catarro é marrom

A expectoração de cor marrom parece ferrugem. Isso significa que há um depósito de sangue. Normalmente, o catarro marrom aparece depois que alguém já havia emitido catarro avermelhado devido ao sangue. As causas do aparecimento de catarro marrom incluem:
  • Pneumonia bacteriana
A pneumonia causada por bactérias pode fazer com que o doente produza catarro verde acastanhado, como ferrugem
  • Bronquite bacteriana
A bronquite bacteriana também pode fazer o corpo reagir, produzindo catarro acastanhado. Pessoas com risco de bronquite crônica são fumantes ou costumam ser expostas ao fumo.
  • Fibrose cística
Pacientes com fibrose cística também podem produzir catarro acastanhado como ferrugem
  • Pneumoconiose
Alguém que frequentemente inala partículas como amianto, pó de sílica e pó de carvão também pode ter pneumoconiose. A cor do catarro do paciente é marrom.
  • Abscesso pulmonar
Abcessos nos pulmões também fazem com que o doente produza catarro marrom. Além disso, outros sintomas são sudorese excessiva à noite e perda de apetite.

3. A cor do catarro branco

Além do catarro verde, amarelo ou marrom, o catarro branco também é comum. A causa é:
  • bronquite viral
Esta é a fase que ocorre antes de a bronquite ser exposta a uma infecção bacteriana. Inicialmente, a cor do escarro é branca antes de lentamente virar amarela e verde.
  • GERD
Este problema digestivo também pode fazer com que o corpo produza catarro branco
  • Doença de obstrução pulmonar crônica
Pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica têm células produtoras de muco que são mais numerosas e maiores do que as pessoas normais, de modo que os pulmões produzem catarro em excesso. Normalmente produz-se catarro branco.
  • Insuficiência cardíaca congestiva
A insuficiência cardíaca congestiva ocorre quando o coração não consegue bombear o sangue de forma ideal para todo o corpo. Como resultado, há um acúmulo de fluido e edema. O acúmulo de líquido nos pulmões faz com que o paciente tosse e pode produzir catarro branco.

4. A cor do catarro preto

O catarro negro também é conhecido como melanotise. Quando uma pessoa excreta catarro negro, significa que inalou uma substância negra, como pó de carvão, por muito tempo. As infecções fúngicas também são muito possíveis. Outras causas de catarro negro são:
  • Fumaça
Fumar demais faz com que a pessoa produza catarro preto
  • Pneumoconiose
Este tipo de pneumoconiose também pode causar catarro negro. Geralmente, isso ocorre em trabalhadores do carvão ou aqueles que estão frequentemente expostos ao pó de carvão.
  • infecção fúngica
Nomeado cogumelo preto Exophiala dermatitidis também pode causar infecção. Nessa condição rara, o paciente pode produzir catarro preto.

5. Fleuma rosa / vermelha

Quando o catarro é avermelhado, pode-se verificar que o gatilho é sangue. A causa é:
  • Tosse crônica ou muito alta
Quando uma pessoa tosse por muito tempo e fica com muita dificuldade, às vezes os vasos sanguíneos podem estourar e produzir manchas junto com o catarro.
  • Pneumonia
Pacientes com infecções pulmonares também podem produzir catarro vermelho quando a doença se torna mais grave
  • tuberculose
A infecção bacteriana por TB é caracterizada por uma tosse que não passa, mas também por uma coloração avermelhada de catarro.
  • Câncer de pulmão
Problemas nos pulmões, como câncer, podem fazer com que uma pessoa produza catarro avermelhado. Quando o catarro fica mais espesso e pegajoso, é um sinal de que a infecção está piorando. Além disso, o paciente pode estar desidratado. Quando o catarro ficar cada vez mais incômodo e até mesmo causar dificuldade para respirar, não demore para consultar um médico.