O urobilinogênio é um dos testes que o seu médico pode sugerir quando você apresenta certas queixas. Quando você deve fazer este teste? E se o teste de urobilinogênio mostrar um número anormal? O urobilinogênio é uma substância resultante da degradação da bilirrubina no corpo. A bilirrubina é uma substância amarela encontrada no fígado e funciona para quebrar os glóbulos vermelhos. A maior parte do urobilinogênio é excretada do corpo nas fezes, mas uma pequena parte é absorvida pelo sangue e retorna ao fígado. Do fígado, o urobilinogênio sai novamente pela bile com uma pequena porção para os rins e é excretado do corpo na urina.
O teste de urobilinogênio é um teste para essa condição
Testes de urobilinogênio, entre outros, são necessários para icterícia. Os níveis de urobilinogênio na própria urina são relativamente baixos, ou seja, 0,2-1 miligramas por decilitro de urina. Se o teste de urobilinogênio mostrar que há menos ou mais bilirrubina na urina, você pode ter uma doença associada a insuficiência hepática. Um teste de urobilinogênio geralmente só será recomendado por um médico se você tiver certos sintomas, como:- Icterícia (uma descoloração amarelada da pele e olhos)
- Urina de cor escura
- Nausea e vomito
- Dor e inchaço ao redor do abdômen
- Erupção cutânea com comichão
Causas dos níveis anormais de urobilinogênio
Níveis anormais de urobilinogênio podem ser um sinal de hepatite. Depois que a amostra de urina é coletada, colocada em um recipiente especial e analisada em laboratório, então os níveis de urobilinogênio em seu corpo são conhecidos. Como mencionado acima, um nível normal de urobilinogênio é 0,2-1 mg / dL. Se o nível de urobilinogênio for inferior a 0,2 ou mesmo não for detectado, existem 3 possibilidades que acontecem com você, a saber:- Um bloqueio no duto que transporta a bile para o fígado
- Há um bloqueio nos vasos sanguíneos do coração
- Anormalidades da função hepática