Benefícios e efeitos colaterais do peróxido de hidrogênio

O peróxido de hidrogênio (H2O2) é uma substância química na forma de um líquido límpido e incolor, com uma textura ligeiramente mais espessa que a água. Este produto químico é ligeiramente ácido. Uma característica distintiva do peróxido de hidrogênio é seu conteúdo oxidante muito forte. Portanto, essa substância é amplamente utilizada como agente clareador e desinfetante. Além disso, existem outros benefícios do peróxido de hidrogênio na vida cotidiana que você precisa saber.

Benefícios do peróxido de hidrogênio

O peróxido de hidrogênio é um produto químico que tem muitos usos comerciais. Essa substância se tornou uma matéria-prima comum em vários produtos domésticos, de limpadores de feridas a móveis. Aqui estão alguns dos benefícios do peróxido de hidrogênio que você pode sentir:

1. Limpeza de cera de ouvido

O peróxido de hidrogênio tem sido usado há muito tempo como uma solução para limpar a cera acumulada. A utilização desta solução também é considerada uma forma eficaz e segura de o fazer sozinho em casa, sendo mais económica em termos de custo. O peróxido de hidrogênio atua amaciando a cera do ouvido, tornando-a mais fácil de limpar. Não raramente, a cera do ouvido se torna tão mole que sai sozinha do canal auditivo. No entanto, o uso de peróxido de hidrogênio deve ser feito após consultar um médico. Além disso, uma certa quantidade de cera ainda é considerada normal, até mesmo importante para proteger o canal auditivo de entrar em contato com água ou infectar-se.

2. Prevenção de infecção em feridas menores

O peróxido de hidrogênio é freqüentemente considerado um anti-séptico de classe intermediária. Portanto, essa substância é frequentemente usada para tratar feridas leves, como cortes ou queimaduras não profundas. Além disso, a solução de peróxido de hidrogênio também é frequentemente usada como uma mistura em enxaguatórios bucais para aliviar a dor causada por feridas na boca, como aftas ou gengivite. Este produto químico atua liberando oxigênio que se caracteriza pelo aparecimento de espuma e serve para remover crosta e pele morta ao redor da área da ferida. No entanto, alguns médicos não recomendam mais o uso de peróxido de hidrogênio para limpar feridas. O motivo é que, na verdade, o uso desses produtos químicos em feridas retarda o processo de cicatrização, sob o risco de causar certas complicações.

3. Branquear os dentes

Para aqueles que desejam clarear os dentes, escovar os dentes com pasta de dente que contém peróxido de hidrogênio pode ser uma delas. Você pode obter pasta de dente com peróxido de hidrogênio a 10% com seu dentista.

4. Esterilizar ferramentas Maquiagem

Depois de lavar as ferramentasMaquiagem com água e sabão neutro, você pode mergulhá-los em uma solução de água misturada com três colheres de chá de peróxido de hidrogênio a 3%. O conteúdo desinfetante no peróxido de hidrogênio pode matar os germes que permanecem após a ferramenta Maquiagem você está limpo.

5. Limpeza da escova de dentes

Escovas de dente e retentores dentais podem ser locais para o acúmulo de bactérias. Se não for controlada, a bactéria continuará a crescer e não é impossível com o tempo participar da lesão dos dentes. Portanto, você precisa limpá-los regularmente. Lançado pela Associação de Odontologia dos Estados Unidos, embeber uma escova de dentes em uma solução de peróxido de hidrogênio a 3% pode reduzir o número de bactérias na ferramenta em até 85%.

6. Esterilize tábuas de cortar alimentos e superfícies de cozinha

A solução de peróxido de hidrogênio a 3% também é considerada eficaz para esterilizar tábuas de cortar alimentos e superfícies de cozinha de bactérias comoE. Colique pode causar diarreia eSalmonella o que pode levar à intoxicação alimentar. Para limpar uma tábua de cortar alimentos, você pode deixá-la de molho por 10 minutos e depois enxaguar abundantemente. Enquanto isso, para limpar as superfícies da cozinha, borrife a mesma solução líquida e deixe descansar por 10 minutos. [[Artigo relacionado]]

Perigos e efeitos colaterais do peróxido de hidrogênio

Embora tenha muitos benefícios, o uso de peróxido de hidrogênio também pode causar efeitos colaterais perigosos. Essa condição pode ocorrer se seu uso não estiver de acordo com a dose ou em excesso. Aqui estão alguns dos perigos do peróxido de hidrogênio que podem espreitar você:
  • Vermelhidão, irritação e sensação de formigamento na pele ou áreas que foram manchadas com peróxido de hidrogênio.
  • Torna o tom da pele mais escuro, seco e escamoso.
  • A alergia ao peróxido de hidrogênio é caracterizada por coceira, inchaço, tontura e dificuldade para respirar.
  • A inalação de altas concentrações de peróxido de hidrogênio causa irritação das vias aéreas e falta de ar.
  • A ingestão de água oxigenada pode causar vômito, inflamação e danos a órgãos ocos do corpo.
  • Em casos graves, como a ingestão de grandes quantidades de peróxido de hidrogênio, podem ocorrer efeitos colaterais perigosos, como falta de ar e até a morte.
Portanto, antes de usar peróxido de hidrogênio, informe o seu médico ou farmacêutico primeiro, especialmente se você tiver um histórico de alergias. Não use, pare ou altere a dose de qualquer medicamento antes de consultar o seu médico. Se você quiser saber mais sobre o uso médico seguro e eficaz do peróxido de hidrogênio, pergunte ao médico diretamente no aplicativo de saúde da família SehatQ. Baixe agora em App Store e Google Play.