Citotóxico é um medicamento que age danificando as células, entenda os riscos

Citotóxico é uma substância ou processo que causa danos às células. A palavra "cyto" significa célula, enquanto "tóxico" significa veneno. Normalmente, esse termo é usado para descrever drogas quimioterápicas que matam células cancerosas. Além disso, venenos como veneno de cobra. No corpo humano, existem células consideradas citotóxicas, como as células T que matam bactérias, vírus e células cancerosas. É importante compreender esses termos para saber se existem determinados medicamentos ou substâncias que causam danos às células.

Substâncias citotóxicas em seres vivos

O corpo humano e animal também possui substâncias citotóxicas, com as seguintes formas de atuação:
  • Células T citotóxicas

O corpo humano também produz células T citotóxicas que fazem parte do sistema imunológico. Essas células funcionam pesquisando, encontrando e destruindo células infectadas por vírus. Os alvos também incluem células cancerígenas. Uma das pesquisas em torno do tratamento do câncer agora também se concentra na otimização de células citotóxicas para combater o câncer no corpo. A forma como funciona é diferente. Alguns ajudam as células T a detectar onde as células cancerosas estão escondidas, quais estão se multiplicando e assim por diante.
  • Citotóxico em animais

Não apenas os humanos, os animais também possuem substâncias citotóxicas. Alguns venenos, como certos tipos de cobras e aranhas, também podem causar a morte celular. [[Artigo relacionado]]

Substâncias citotóxicas em drogas

Os medicamentos quimioterápicos que matam as células cancerosas são chamados de citotóxicos. A forma como esta droga atua é oposta à citostática, que inibe a divisão celular, mas não causa a morte celular. Uma série de medicamentos para quimioterapia interrompem o crescimento das células em determinados locais. Geralmente, os alvos são células de crescimento rápido, como células cancerosas, folículos capilares, medula óssea e células que revestem os intestinos e o estômago. Como essas células crescem rapidamente, o processo de tratamento, como a quimioterapia, precisa ser repetido. Por outro lado, essas drogas também danificam células que ainda estão saudáveis. Consequentemente, os pacientes costumam apresentar efeitos colaterais, como queda de cabelo ou letargia. No entanto, nem todos os medicamentos para tratar o câncer são citotóxicos. Alguns dos medicamentos contra o câncer recentemente desenvolvidos, principalmente para terapias específicas, não causam a morte celular. Em vez disso, essas drogas funcionam impedindo o crescimento das células cancerosas ou estimulando o sistema imunológico a trabalhar contra o câncer. Isso significa que a forma como as células T atuam no corpo é otimizada. [[Artigo relacionado]]

O risco de drogas citotóxicas

Dada a forma como funciona, que pode causar danos às células, o pessoal médico deve conhecer muito bem os riscos. As partes que interagem diretamente com este tipo de droga precisam adotar uma série de maneiras seguras, como usar:
  • Luvas
  • Roupas de manga comprida
  • Bata médica descartável
  • Óculos de proteção
  • Equipamento de proteção respiratória
Em alguns tipos de tratamento contra o câncer, os pacientes receberão informações sobre os possíveis efeitos colaterais quando voltarem para casa. Para antecipar a exposição a substâncias químicas citotóxicas para outras pessoas na casa, os fluidos corporais do paciente devem ser separados. Além disso, as células citotóxicas matam as células de várias maneiras. Eles podem enfraquecer a membrana celular, fazendo com que ela se rompa. Além disso, também pode quebrar a divisão celular para que ela não se torne mais e mais. Outros termos que muitas vezes são considerados semelhantes e relacionados a citotóxico são:
  • Genotóxico

Esta é a capacidade de uma substância de danificar o DNA das células diretamente. Embora danificado, o DNA não está necessariamente morto. Na verdade, o DNA que sofre mutações pode ser um gatilho para o câncer.
  • Cancerígeno

Carcinogenicidade significa que pode causar danos ao DNA e, eventualmente, levar a mutações e ao crescimento de células cancerosas
  • Mutagênico

O termo mutagênico refere-se a substâncias citotóxicas que têm o potencial de danificar cromossomos ou genes no feto. Agora, ensaios de substâncias que são citotóxicas continuam a ser desenvolvidos. O objetivo é encontrar uma maneira de trabalhar que possa atacar células prejudiciais, como as células cancerosas, sem danificar outras células saudáveis ​​do corpo. [[Artigo relacionado]]

Notas de SehatQ

Os riscos que podem surgir quando expostos a substâncias citotóxicas também precisam ser tratados com cuidado ao interagir diretamente com os medicamentos. Para uma discussão mais aprofundada sobre drogas citotóxicas e como o sistema imunológico funciona, pergunte ao médico diretamente no aplicativo de saúde da família SehatQ. Baixe agora em App Store e Google Play.