Pectus excavatum é uma condição que faz com que o esterno afunde ou afunde no corpo. Essa condição pode ser observada desde o nascimento do paciente. No entanto, os sintomas parecerão piores quando o paciente atingir a adolescência.
Pectus excavatum é causado por quê?
Na verdade, o pectus excavatum ocorre devido ao forte crescimento do tecido conjuntivo que conecta as costelas ao esterno ou esterno. Assim, o esterno cresce para dentro. Os especialistas não sabem realmente a causa do pectus excavatum. No entanto, eles acreditam que fatores genéticos podem ter um papel no aparecimento de pectus excavatum em uma pessoa. Lembre-se de que o pectus excavatum pode ser sofrido antes mesmo do nascimento do bebê. Essa condição também pode se desenvolver após o nascimento do bebê. Além disso, o pectus excavatum é mais comum em homens do que mulheres. A condição de entrada do esterno no corpo é mais frequentemente encontrada em pacientes com:- Síndrome de Marfan (uma doença hereditária que afeta o tecido conjuntivo)
- Síndrome de Ehlers-Danlos (uma doença hereditária que afeta a pele, as articulações e os vasos sanguíneos)
- Osteogênese imperfeita (uma doença hereditária que torna os ossos quebradiços)
- Síndrome de Noonan (um distúrbio que envolve características faciais incomuns, baixa estatura, defeitos cardíacos congênitos e crescimento anormal das costelas)
- Síndrome de Turner (um distúrbio cromossômico que faz com que as meninas nasçam com apenas um cromossomo X)
Quais são os sintomas do pectus excavatum?
Pectus excavatum Na verdade, o sintoma mais comum experimentado por quem sofre de pectus excavatum é a entrada do esterno no corpo. Em algumas pessoas, a profundidade do pectus excavatum piora com a idade. Em alguns casos mais graves de pectus excavatum, o esterno, que afunda no corpo, pode exercer pressão sobre os pulmões e o coração. Portanto, alguns dos sintomas abaixo aparecerão:- Diminuição do desempenho esportivo
- Coração batendo rápido
- Infecções recorrentes do trato respiratório
- Respiração ofegante
- Tosse
- cansado
- Sopro cardíaco (sopro cardíaco anormal)
Complicações do pectus excavatum
Pectus excavatum Às vezes, a condição de pectus excavatum, que já é grave, pode causar várias complicações. Isso ocorre porque a entrada do esterno na mama tem o potencial de pressionar o coração e os pulmões. Se a profundidade do esterno estiver piorando, isso pode estreitar o espaço para os pulmões se moverem, fazendo com que eles não possam realizar suas funções adequadamente. Essa pressão do esterno também pode ter um efeito adverso no coração; faz com que esse órgão humano vital "empurre" para o lado esquerdo do tórax e reduz sua capacidade de bombear sangue.Como diagnosticar pectus excavatum?
Na verdade, os médicos só precisam olhar a aparência física do seu tórax para diagnosticar o pectus excavatum. No entanto, geralmente o médico fará vários exames para verificar se há problemas no coração e nos pulmões, causados pelo pectus excavatum. Os testes incluem:Raio-x do tórax
Tomografia computadorizada
Eletrocardiograma
Ecocardiograma
Teste de função pulmonar
Teste de esportes
Como tratar o pectus excavatum?
Pectus excavatum com uma condição grave, geralmente requer que o paciente seja submetido a várias cirurgias. Existem dois tipos de cirurgia que geralmente são realizados para melhorar a estrutura do esterno. Qual é o procedimento?Cirurgia de reparo minimamente invasiva (cirurgia de Nuss)
Operação de reparo aberto (operação ravitch)