Conheça o Pectus Excavatum e suas causas e como tratá-lo

Pectus excavatum é uma condição que faz com que o esterno afunde ou afunde no corpo. Essa condição pode ser observada desde o nascimento do paciente. No entanto, os sintomas parecerão piores quando o paciente atingir a adolescência.

Pectus excavatum é causado por quê?

Na verdade, o pectus excavatum ocorre devido ao forte crescimento do tecido conjuntivo que conecta as costelas ao esterno ou esterno. Assim, o esterno cresce para dentro. Os especialistas não sabem realmente a causa do pectus excavatum. No entanto, eles acreditam que fatores genéticos podem ter um papel no aparecimento de pectus excavatum em uma pessoa. Lembre-se de que o pectus excavatum pode ser sofrido antes mesmo do nascimento do bebê. Essa condição também pode se desenvolver após o nascimento do bebê. Além disso, o pectus excavatum é mais comum em homens do que mulheres. A condição de entrada do esterno no corpo é mais frequentemente encontrada em pacientes com:
  • Síndrome de Marfan (uma doença hereditária que afeta o tecido conjuntivo)
  • Síndrome de Ehlers-Danlos (uma doença hereditária que afeta a pele, as articulações e os vasos sanguíneos)
  • Osteogênese imperfeita (uma doença hereditária que torna os ossos quebradiços)
  • Síndrome de Noonan (um distúrbio que envolve características faciais incomuns, baixa estatura, defeitos cardíacos congênitos e crescimento anormal das costelas)
  • Síndrome de Turner (um distúrbio cromossômico que faz com que as meninas nasçam com apenas um cromossomo X)
Pectus excavatum não deve ser considerado levianamente. Se a condição for grave, o pectus excavatum pode interferir na função dos órgãos ao redor do esterno, como o coração e os pulmões. Do ponto de vista psicológico, mesmo os casos leves de pectus excavatum podem fazer com que as crianças não confiem em seus próprios corpos.

Quais são os sintomas do pectus excavatum?

Pectus excavatum Na verdade, o sintoma mais comum experimentado por quem sofre de pectus excavatum é a entrada do esterno no corpo. Em algumas pessoas, a profundidade do pectus excavatum piora com a idade. Em alguns casos mais graves de pectus excavatum, o esterno, que afunda no corpo, pode exercer pressão sobre os pulmões e o coração. Portanto, alguns dos sintomas abaixo aparecerão:
  • Diminuição do desempenho esportivo
  • Coração batendo rápido
  • Infecções recorrentes do trato respiratório
  • Respiração ofegante
  • Tosse
  • cansado
  • Sopro cardíaco (sopro cardíaco anormal)
Se o pectus excavatum já está causando alguns dos sintomas acima, é recomendável que você consulte regularmente o seu médico para discutir o melhor tratamento, de modo que a condição do pectus excavatum não se torne grave.

Complicações do pectus excavatum

Pectus excavatum Às vezes, a condição de pectus excavatum, que já é grave, pode causar várias complicações. Isso ocorre porque a entrada do esterno na mama tem o potencial de pressionar o coração e os pulmões. Se a profundidade do esterno estiver piorando, isso pode estreitar o espaço para os pulmões se moverem, fazendo com que eles não possam realizar suas funções adequadamente. Essa pressão do esterno também pode ter um efeito adverso no coração; faz com que esse órgão humano vital "empurre" para o lado esquerdo do tórax e reduz sua capacidade de bombear sangue.

Como diagnosticar pectus excavatum?

Na verdade, os médicos só precisam olhar a aparência física do seu tórax para diagnosticar o pectus excavatum. No entanto, geralmente o médico fará vários exames para verificar se há problemas no coração e nos pulmões, causados ​​pelo pectus excavatum. Os testes incluem:
  • Raio-x do tórax

Ao fazer uma radiografia de tórax, o médico pode ver a inclinação do esterno e ver se o coração está sendo empurrado para o lado esquerdo do tórax.
  • Tomografia computadorizada

Tomografia computadorizada realizada para verificar a gravidade dos danos causados ​​pelo pectus excavatum. Uma tomografia computadorizada também pode ver a pressão no coração e nos pulmões devido à entrada do esterno no corpo.
  • Eletrocardiograma

Um eletrocardiograma pode ser feito para ver o ritmo do coração e o desempenho dos sinais elétricos que controlam os batimentos cardíacos.
  • Ecocardiograma

O ecocardiograma é um exame para ver o desempenho do coração e de suas válvulas.
  • Teste de função pulmonar

Este teste é útil para ver a capacidade dos pulmões de reter o ar e a velocidade com que o esvaziam.
  • Teste de esportes

Este teste pode mostrar o desempenho do seu coração e pulmões, desde que você se exercite. A forma de exercício realizado é geralmente na forma de ciclismo ou corrida acima esteiras. Alguns dos testes acima são necessários para ver o potencial do pectus excavatum em afetar o desempenho do coração e dos pulmões. Porque, se é verdade que o pectus excavatum teve um impacto negativo sobre os órgãos do corpo, o médico pode recomendar um tratamento para melhorar a condição.

Como tratar o pectus excavatum?

Pectus excavatum com uma condição grave, geralmente requer que o paciente seja submetido a várias cirurgias. Existem dois tipos de cirurgia que geralmente são realizados para melhorar a estrutura do esterno. Qual é o procedimento?
  • Cirurgia de reparo minimamente invasiva (cirurgia de Nuss)

O cirurgião fará uma pequena incisão no tórax, para inserir o metal curvo e, em seguida, colocá-lo sob o esterno para elevar o esterno à sua posição normal. Em alguns casos, mais de um metal é necessário para reparar o esterno afetado pelo pectus excavatum. Após 2-3 anos, o metal será removido de dentro do tórax do paciente.
  • Operação de reparo aberto (operação ravitch)

O cirurgião fará uma grande incisão, de modo que o esterno fique bem visível. Depois disso, parte da cartilagem do tórax será removida e sustentada por metal. Dentro de 6-12 meses, o metal será removido novamente. Alguns pacientes com pectus excavatum geralmente ficam satisfeitos com o resultado da forma do esterno, após a cirurgia. No entanto, esse procedimento cirúrgico pode apresentar resultados mais satisfatórios, se realizado quando o paciente com pectus excavatum ainda está na fase puberal. No entanto, isso não significa que os pacientes com pectus excavatum não possam obter resultados satisfatórios da operação. [[Artigo relacionado]]

Notas de SehatQ:

Essa era uma explicação das causas, sintomas, complicações e tratamento do pectus excavatum. Recomenda-se a você ou a um membro da família que a tenha, a não subestimar a condição de pectus excavatum. Porque, existem várias complicações que podem prejudicar a função do coração e dos pulmões.