Fimose em bebês, estes são os sinais e como lidar com eles

Fimose em bebês é uma condição na qual o prepúcio fica preso à cabeça do pênis e não pode ser puxado para trás ao redor da ponta do pênis. Isso é comum em bebês do sexo masculino não circuncidados. A fimose pode ocorrer naturalmente ou resultar de tecido cicatricial. Em alguns casos, essa condição pode se tornar um distúrbio grave e causar sintomas que fazem o bebê se sentir desconfortável.

Causas de fimose em bebês

A fimose em bebês ocorre devido ao eczema no prepúcio. A fimose é normal em bebês e crianças pequenas que não foram circuncidados porque o prepúcio ainda está preso à glande. Alguns casos de fimose em bebês não requerem tratamento especial, a menos que cause dificuldade para urinar ou cause outros sintomas. O prepúcio começará a cair naturalmente na idade de 2 a 6 anos ou até mais. O prepúcio também pode ser puxado para trás em torno da ponta do pênis em cerca de 50% dos meninos de 1 ano e em quase 90% dos meninos de 3 anos. [[artigo relacionado]] A fimose que ocorre em bebês geralmente é causada por uma condição congênita desde o nascimento. No entanto, também pode ser causado por higiene inadequada do pênis. Além disso, doenças de pele em bebês, como eczema em bebês, psoríase, líquen plano e líquen escleroso, também podem desencadear fimose em crianças. Evite puxar com força o acessório entre o prepúcio e a cabeça do pênis, pois isso pode causar ferimentos e piorar a fimose.

Sintomas de fimose em bebês

A fimose nem sempre causa sintomas. No entanto, quando isso acontece, os sintomas que aparecem incluem:

1. O prepúcio não pode ser puxado para trás

A fimose em bebês é geralmente caracterizada pelo prepúcio não poder ser retraído. Isso faz com que o prepúcio cubra a cabeça do pênis de forma que não seja visível. A ponta da cabeça do pênis também parece pequena e estreita. A única coisa a lembrar é que, idealmente, o prepúcio é uma pele elástica.

2. A cabeça do pênis se projeta

A causa da cabeça do pênis parecer protuberante é a presença de urina presa no prepúcio. Conforme as bolhas ficam maiores, você verá a urina vazando da pele do pênis. A urina não sai suavemente. O prepúcio apertado também pode interferir no trato urinário. Em casos graves, essa condição pode impedir que a bexiga esvazie completamente.

3. Febre

Os sinais de fimose em bebês podem ser encontrados se forem seguidos de febre. A fimose também é caracterizada por febre. Porque, esta doença em bebês pode causar infecções do trato urinário. As bactérias ficam presas no prepúcio do trato urinário para que a infecção ocorra. As infecções do trato urinário devido à fimose também fazem com que as crianças não ganhem peso

4. Não quer comer e amamentar

A febre faz com que o bebê se sinta desconfortável. Isso faz com que o bebê não queira mamar ou comer.

5. A urina permanece no prepúcio

A urina presa no prepúcio causa fimose. Se a urina ficar constantemente presa no prepúcio, isso faz com que outras impurezas se acumulem no pênis. As bactérias também se multiplicam e podem causar infecções.

Complicações da fimose em bebês

A fimose em bebês pode causar inflamação do balantis. Crianças com fimose também podem causar inflamação do pênis, chamada balanite, ou inflamação da glande e do prepúcio, chamada balanopostite. Os sintomas de balanite que podem ocorrer incluem:
  • Dor, coceira e odor no pênis
  • Vermelhidão e inchaço
  • Acúmulo de líquido espesso
  • Dor ao urinar fazendo com que o bebê fique agitado e chorando
Se isso acontecer, você deve levar o bebê imediatamente ao médico. O médico fará um exame e fornecerá o tratamento adequado para o bebê. Se não for controlada, a condição do pequeno pode piorar.

Como tratar fimose em bebês

A pomada de corticosteroide é capaz de superar a irritação da fimose em bebês. As opções de tratamento para fimose em bebês dependem de sua gravidade. No entanto, você deve manter a área genital do filho limpa. Limpe o pênis do bebê todos os dias com água morna e seque suavemente a seguir. Evite usar pós e sabonetes que contenham fragrâncias nos órgãos genitais, pois podem piorar os sintomas de fimose em bebês. Depois que o bebê urinar, certifique-se também de que a pele sob o prepúcio esteja seca para que nenhuma bactéria se acumule. Seu médico pode recomendar o uso de um creme ou pomada esteróide para tratar a irritação. Além disso, cremes ou pomadas também podem ajudar a suavizar o prepúcio e torná-lo mais fácil de retirá-lo. Pesquisa publicada na revista ISRN Urology também afirma que a circuncisão é o principal tratamento para fimose patológica. Neste procedimento, parte ou todo o prepúcio é removido. No entanto, isso acarreta risco de sangramento e infecção. [[artigo relacionado]] No entanto, é claro que o médico fará isso de acordo com o procedimento adequado. Bebês geralmente recebem anestesia local, enquanto bebês e crianças recebem anestesia geral. Enquanto isso, a maioria dos casos de balanite ou outros tipos de infecção podem ser tratados mantendo o pênis limpo e usando cremes ou pomadas de um médico. As infecções bacterianas podem exigir antibióticos, enquanto as infecções fúngicas podem exigir pomadas antifúngicas. Dessa forma, não hesite em consultar um médico se estiver preocupado que seu filho tenha essa condição.

Notas de SehatQ

Fimose em bebês é o prepúcio que não pode ser puxado para trás ao redor da ponta do pênis. Geralmente, a causa da fimose em bebês ocorre devido ao tecido cicatricial causado por doenças de pele. A fimose em bebês pode ser tratada com cremes esteróides ou circuncisão. Além disso, a fimose ocorre freqüentemente em bebês que não foram circuncidados. Se você encontrar sintomas de que seu bebê tem fimose, entre em contato com o médico via chat médico no aplicativo de saúde da família SehatQ . Se você quiser atender às necessidades das mães que amamentam, visite Loja Saudável Q para obter ofertas atraentes. Baixe o aplicativo agora no Google Play e na Apple Store. [[Artigo relacionado]]