Você sente que seu corpo transpira excessivamente em várias áreas, causando desconforto e destruindo a autoconfiança? Nesse caso, você pode ter hiperidrose primária. O que é hiperidrose primária? A hiperdrose primária é uma condição em que o suor escorre do corpo em quantidades maiores do que o normal. Essa sudorese excessiva pode surgir em vários pontos do corpo onde há glândulas sudoríparas de grande concentração, como palmas das mãos, solas dos pés, axilas e virilhas. A causa da hiperidrose primária é desconhecida, mas essa condição não é perigosa para a saúde. Se a sua transpiração excessiva ocorre devido a certas doenças (como obesidade, menopausa, diabetes ou hipertireoidismo), então é dito que você tem hiperidrose secundária.
Reconhecendo os sintomas da hiperidrose primária
Tanto a hiperidrose primária quanto a secundária têm algo em comum, a saber, a sudorese excessiva em alguns dos pontos mencionados acima por 6 meses consecutivos. Especialmente na hiperidrose primária, os sofredores também apresentam pelo menos dois sintomas adicionais nos seguintes pontos:- A sudorese excessiva aparece em ambas as partes do corpo, por exemplo, nas axilas, nas palmas das mãos e assim por diante.
- Essa sudorese excessiva aparece pelo menos uma vez por semana.
- Essa condição atrapalha suas atividades diárias.
- Você vai parar de suar quando dormir.
- O suor pode aparecer por todo o corpo, mas também pode estar em alguns pontos.
- Seu rosto costuma ficar vermelho quando você suar muito.
- Se a hiperidrose primária ocorrer nas palmas das mãos ou na planta dos pés, a pele da planta do pé terá uma cor anormal branco-azulada ou rosa. A pele das solas também fica muito lisa, mas escamosa ou com fissuras, especialmente nos pés.
O que você pode fazer quando tem hiperidrose primária?
O tratamento da hiperidrose primária visa o controle da sudorese excessiva, pois essa condição pode melhorar, mas é bem possível que volte a ocorrer repetidamente. Às vezes, seu médico recomendará que você faça mais de um tipo de tratamento para obter resultados mais eficazes. O tipo de tratamento da hiperidrose primária também depende da própria área de suor excessivo. Algumas das alternativas de tratamento são:Antiperspirante
Injeções de botox
Iontoforese
Lenços especiais
Drogas
Operação