Os benefícios da fisioterapia e seus efeitos colaterais que não devem ser ignorados

A tendência da terapia com peixes é bastante popular entre muitas pessoas. Na verdade, muitas pessoas acreditam nos benefícios da terapia com peixes porque é considerada uma opção alternativa de tratamento. Agora, não são poucos os espaços públicos que oferecem fisioterapia ou massagem com peixes (spa de peixes) Geralmente, os locais de fisioterapia podem ser encontrados em shopping centers, parques recreativos e outros locais de fácil acesso. No entanto, quais são os benefícios da fisioterapia para a saúde?

Os benefícios da fisioterapia para a saúde

spa de peixes ou terapia de peixe é um tipo de tratamento que geralmente é feito nos pés. Você será solicitado a colocar os dois pés em um aquário cheio de água morna e peixes pequenos por 15-30 minutos. O tipo de peixe comumente usado para terapia ou massagem é Garra rufa. Garra rufa é uma espécie de peixe desdentado comumente encontrado no Oriente Médio. A tendência da massoterapia com peixes começou no Oriente Médio, onde peixes Garra rufa são encontrados nos rios da Turquia e da Síria. Então, esse tratamento rapidamente se espalhou da Europa para a Ásia. Aqui estão os vários benefícios da terapia de peixes para a saúde:

1. Remova as células mortas da pele

Um dos principais benefícios da terapia com peixes é a remoção das células mortas da pele. O peixe Garra rufa comerá as células mortas da pele, de modo que seus pés ficarão mais lisos e macios.

2. Circulação sanguínea suave

A sensação de uma pequena massagem que vem da picada deste peixe Garra rufa pode estimular o fluxo sanguíneo e melhorar a circulação sanguínea.

3. Pele lisa

O efeito da remoção de células mortas da pele pode suavizar a pele e clarear cicatrizes. Este também é o benefício de outra terapia com peixes que você pode experimentar.

4. Superando o estresse

O próximo benefício da terapia com peixes é ajudar a liberar o estresse e a tensão. Sem dúvida, muitas pessoas fazem massagens terapêuticas com peixes como entretenimento para aliviar o cansaço. Mesmo que sejam apenas 15 minutos de terapia de massagem com peixes, você se sentirá mais relaxado e calmo.

5. Como tratamento natural para psoríase

Peixe Garra rufa é comumente usado em peixes ictioterapia , nomeadamente terapia para tratar problemas de pele como a psoríase. A psoríase é uma condição que faz com que partes da pele se tornem espessas, vermelhas e escamosas. Acredita-se que a massagem terapêutica com peixes seja capaz de tratar a psoríase e a dermatite atópica ao comer as escamas da pele, ajudando assim a reduzir a gravidade das lesões da psoríase. Além disso, os peixes Garra rufa também tendem a escolher lesões de psoríase em vez de pele saudável. Um estudo publicado em Medicina alternativa e complementar baseada em evidências apoiar os benefícios terapêuticos dos peixes como um tratamento natural para a psoríase. O estudo envolveu 67 pessoas com psoríase crônica. Eles mergulham em uma piscina de água morna contendo cerca de 250-400 peixes Garra rufa. Cada paciente foi convidado a tomar banho por um determinado período de tempo durante 3 semanas, e nenhum sofredor de psoríase compartilhou o mesmo banho. Os resultados mostraram que a gravidade dos sintomas da doença foi reduzida em 72 por cento após fazer o ictioterapia . Então, mais de 87 por cento dos participantes disseram que gostavam de fazer ictioterapia porque esta terapia não causa efeitos colaterais. Contudo, ictioterapia Isto é realizado simultaneamente com a administração de radiação UVA, por isso não se sabe se a terapia com peixes Garra rufa por si só pode dar os mesmos resultados ou não. Mais pesquisas são necessárias sobre a eficácia da terapia com peixes como um tratamento natural para a psoríase.

6. Elimine bactérias

Outro benefício da terapia com peixes é eliminar as bactérias que causam problemas de saúde nos pés. Por exemplo, reduzindo o chulé e a coceira nos pés. Os benefícios desta terapia com peixes são realizados pelo peixe Garra rufa ao comer as bactérias encontradas em seus pés. Com isso, a bactéria pode ser perdida, reduzindo assim o chulé e a coceira nos pés.

7. Superando o estresse

Lidar com o estresse também é um benefício da terapia com peixes. A sensação de formigamento que vem da picada do peixe Garra rufa pode te fazer rir alto. Como resultado, você se sente mais feliz e o estresse passa.

Efeitos colaterais da terapia de massagem com peixes a serem observados

Manutenção spa de peixes isso não significa que não tenha um efeito negativo. Embora a terapia de massagem com peixes seja bastante popular e atraia a atenção de muitas pessoas, na verdade, existem vários riscos à saúde como efeitos colaterais que podem surgir. Quais são alguns?

1. Infecção bacteriana

Embora possa eliminar bactérias nos pés, um dos efeitos colaterais da terapia com peixes é o risco de infecção bacteriana. Geralmente, aquários ou banheiras de massagem terapêutica com peixes não são limpos completamente antes de serem usados ​​pelo próximo usuário. Como resultado, isso permite a transmissão de certas doenças de um usuário para outro. Além disso, os peixes usados ​​para a fisioterapia nem sempre são substituídos ou esterilizados, de forma que o mesmo lote de peixes será usado continuamente para diferentes usuários. Um estudo mostra que peixes importados da Garra rufa podem excretar bactérias Streptococcus Agalactaie grupo B . Este tipo de bactéria pode causar pneumonia, infecções ósseas e articulares e infecções circulatórias.

2. Usando o peixe errado

O próximo efeito colateral da terapia com peixes é a possibilidade de usar o tipo errado de peixe. Um tipo de peixe chamado Chinchin às vezes é confundido com peixe para spa de peixes porque a forma é semelhante, mas não como Garra rufa. Os chinchins têm dentes, por isso podem causar sangramento. Quando o sangue sai do aquário, pode aumentar o risco de propagação de doenças infecciosas.

3. Onicomadesis

Onicomadesis também é um efeito colateral de outra terapia de peixes. Onicomadesis é uma condição em que a unha cresce de forma anormal. Esse crescimento geralmente ocorre quando a unha proximal se separa da lâmina ungueal, fazendo com que ela cresça e se desprenda da pele sob o dedo.

Como fazer fisioterapia com segurança

Se você ainda está curioso para experimentar spa de peixes , há várias coisas às quais você deve prestar atenção, a saber:
  • Evite fazer fisioterapia se tiver pequenos cortes nos pés, incluindo depois de raspar as pernas. A razão é que isso pode aumentar o risco de infecção.
  • Lave os pés primeiro antes de fazer a terapia de massagem com peixes para minimizar o número de bactérias que entram no aquário ou banheira.
  • Certifique-se de que o local de fisioterapia que você vai visitar seja mantido limpo, especialmente a água do aquário ou da banheira spa de peixes , sempre substituído periodicamente.
[[Artigo relacionado]]

Notas de SehatQ

A terapia com peixes oferece vários benefícios, desde a remoção de células mortas da pele até o tratamento natural da psoríase. No entanto, preste atenção aos riscos apresentados por fazer uma terapia segura de massagem com peixes. Para aqueles de vocês que sofrem de problemas médicos, como diabetes, sistema imunológico fraco, doenças infecciosas através de fluidos corporais (HIV e hepatite), infecções nos pés ( pé de atleta ), psoríase, eczema e dermatite, além de tomar medicamentos anticoagulantes, você deve consultar um médico antes de fazer a fisioterapia. A razão é que as pessoas com essa condição apresentam alto risco de propagação de doenças infecciosas por meio da terapia com peixes. O médico determinará se você pode fazer este tratamento ou não. Assim, você pode obter os benefícios da terapia com peixes de forma otimizada.