Esta é a razão pela qual nos recomendamos tomar sol pela manhã

Talvez você esteja se perguntando por que, quando a pandemia de Covid-19 aconteceu, somos incentivados a tomar sol regularmente pela manhã. Aparentemente, o sol da manhã traz muitos benefícios à saúde. O principal benefício da exposição ao sol na pele humana é ajudar a produzir vitamina D, que tem um papel muito importante para o organismo. Assim, a saúde do corpo pode ser mantida e protegida de vários tipos de riscos de doenças.

Por que é recomendado tomar sol pela manhã?

Embora muitos estejam preocupados com o impacto dos raios ultravioleta, tomar banho de sol por pelo menos 10-15 minutos todos os dias pode trazer vários benefícios à saúde. A seguir estão algumas das razões pelas quais somos encorajados a tomar sol pela manhã.

1. Ajude a reduzir a pressão arterial

Um estudo mostra que o óxido nítrico, encontrado na camada superior da pele, faz com que os vasos sanguíneos se dilatem quando expostos à luz solar. Isso permite que o óxido entre na corrente sanguínea e reduz a pressão sanguínea. Portanto, se você tem hipertensão, é uma boa ideia, além de manter a ingestão de alimentos, também tomar sol regularmente.

2. Melhorar a função cerebral e reduzir o risco de Alzheimer

Ao se bronzear, o cérebro produz mais serotonina, um composto químico que pode melhorar o humor. A falta de exposição ao sol pode fazer com que uma pessoa sofra de depressão, que é conhecida como transtorno afetivo sazonal (TAS) ou transtorno depressivo leve de natureza sazonal. Além do mais, há estudos que mostram que pessoas com Alzheimer expostas ao sol têm melhor desempenho em exames mentais e reduzem os sintomas da doença. Pacientes com Alzheimer que foram expostos à luz solar intensa também apresentaram menos sintomas de depressão.

3. Curar doenças de pele

O banho de sol regular pode prevenir e tratar doenças de pele, como acne, eczema, icterícia, psoríase e infecções fúngicas. No entanto, não tome sol excessivamente até que a pele queime.

4. Ajudando no crescimento das crianças

Um estudo revelou que a exposição de uma criança à luz solar por pelo menos 15 minutos por dia tem um efeito positivo na altura que uma criança pode crescer.

5. Aumente a imunidade

Quando os glóbulos brancos são expostos à luz solar, isso os torna mais ativos no combate a várias doenças e infecções. Além disso, a vitamina D também ajuda a fortalecer a imunidade do corpo contra várias doenças.

6. Reduz o risco de câncer

A deficiência de vitamina D pode ser uma das principais causas de câncer, como câncer de mama e de cólon. Com banhos de sol diligentes, a pele produzirá grandes quantidades de vitamina D e reduzirá o risco de desenvolver câncer.

7. Reduz o risco de diabetes tipo 2

A deficiência de vitamina D pode causar resistência à insulina, o que leva ao surgimento de diabetes tipo 2. Portanto, tomando banho de sol diligentemente e aumentando a produção de vitamina D do corpo, a produção de insulina aumentará de modo que o risco de desenvolver diabetes tipo 2 pode ser evitado.

8. Ajuda a perder peso

A exposição ao sol o ajudará a queimar mais calorias e suar com mais facilidade, especialmente ao fazer exercícios ao ar livre.

9. Melhorar a saúde óssea

A vitamina D produzida nos banhos de sol pode ajudar o corpo a processar o cálcio para nutrir e fortalecer os ossos.

10. Manter a saúde dos olhos

As necessidades adequadas de vitamina D decorrentes do banho de sol também podem ajudar a manter a saúde ocular. [[Artigo relacionado]]

Dicas para se manter seguro ao tomar sol

A exposição excessiva ao sol pode ter um impacto negativo na saúde da pele. A fim de ainda obter resultados máximos e permanecer seguro ao tomar sol, os seguintes itens devem ser considerados:
  • Para obter os melhores benefícios, tome banho de sol por pelo menos 5 a 10 minutos e não mais que 20 minutos.
  • É melhor tomar sol por um curto período de tempo, mas regularmente, em comparação com banhos de sol muito longos com baixa frequência.
  • Pare imediatamente de se bronzear se a pele começar a mudar de cor ou queimar, porque isso significa que a pele foi danificada.
  • Evite se bronzear das 11h às 15h
Ao tomar banho de sol, não use protetor solar, pois pode bloquear a absorção dos raios UVB. Essa luz é necessária para ajudar na formação de vitamina D. Portanto, você deve limitar o tempo de banho de sol conforme recomendado. Em seguida, use protetor solar 15 minutos antes das atividades ao ar livre, para que a pele fique protegida dos excessivos raios ultravioleta prejudiciais.