10 tipos de bactérias que beneficiam os humanos e vivem no corpo

Aparentemente, nem todas as bactérias causam danos aos humanos. Existem muitos tipos de bactérias que beneficiam os humanos e nos ajudam a sobreviver. Essas bactérias boas são chamadas de probióticos, junto com vários tipos de fungos que também são benéficos. Os humanos são o lar de cerca de 10 trilhões de bactérias boas. A maioria dessas bactérias vive no trato digestivo e ajuda o corpo a digerir os alimentos e a absorver os nutrientes. Essas bactérias boas também ajudam a combater as bactérias ruins que causam doenças. Então, quais são os tipos de bactérias que beneficiam os humanos?

Alguns tipos de bactérias que beneficiam os humanos

Que tipos de bactérias são benéficas para os humanos?

1. Lactobacillus acidophilus

Lactobacillus acidophilus é um tipo de bactéria benéfica. Probióticos Lactobacillus acidophilus Também tem sido usado para tratar infecções bacterianas na vagina e é administrado pelos médicos como um supositório (um tubo especial que é inserido na vagina ou ânus para administrar medicamentos). Além de tratar infecções, Lactobacillus acidophilus Também é tomado na forma de comprimido para prevenir e tratar a diarreia. na comida, Lactobacillus acidophilus podem ser encontrados em produtos fermentados de soja, como missô e tempeh.

2. Lactobacillus rhamnosus GG

Bactérias Lactobacillus rhamnosus GG usado para tratar a diarreia do viajante, um tipo de diarreia que os viajantes experimentam com frequência. Bactérias que beneficiam humanos também podem ajudar a diarreia causada por bactérias Clostridium difficile ou diarreia induzida por antibióticos. Além da diarreia, Lactobacillus rhamnosus GG Também é uma bactéria benéfica porque pode prevenir o eczema em bebês.

3. Lactobacillus salivarius

Acredita-se que este probiótico ajuda a inibir o crescimento Helicobacter pylori (H. pylori). H. pylori é uma bactéria que causa úlceras estomacais.

4. Lactobacillus plantarum

Lactobacillus plantarum são bactérias benéficas, ajudando a aumentar a imunidade para combater infecções bacterianas causadoras de doenças.

5. Bifidobacteria bifidum

Essas bactérias, que beneficiam os humanos, podem ajudar a combater bactérias prejudiciais à saúde. De acordo com estudos, a Bifidobacteria bifidum também ajuda a aliviar os sintomas síndrome do intestino irritável (IBS), um distúrbio crônico do intestino grosso. Quando combinado com Lactobacillus acidophilus, o probiótico Bifidobacteria bifidum tem potencial para prevenir o eczema em recém-nascidos.

6. Bifidobactérias infantis

Bifidobactérias infantis Também se acredita ser uma bactéria que beneficia os seres humanos, ajudando a aliviar os sintomas da SII, incluindo flatulência e dor abdominal.

7. Bifidobacteria lactis

Os especialistas descobriram que essas bactérias benéficas reduzem os níveis de colesterol em mulheres, bem como em pessoas com diabetes tipo 2.

8. Bifidobactéria brefe

A próxima bactéria benéfica pode viver no trato digestivo e na vagina. Em ambos os locais, pode combater bactérias ou fungos causadores de infecções. Essas bactérias também ajudam o corpo a absorver os nutrientes fermentando os açúcares. Além disso, pode quebrar a fibra vegetal e torná-la fácil de digerir.

9. Bifidobacteria animalis

Essas bactérias boas ajudam o trato digestivo a combater as bactérias ruins que são transportadas pelos alimentos. Além disso, essas bactérias benéficas também podem ajudar a impulsionar o sistema imunológico.

10. Streptococcus thermophilus

Probióticos Streptococcus thermophilus pode produzir a enzima lactase. Esta enzima é necessária ao corpo para digerir os açúcares do leite e de outros laticínios. Vários estudos também mostraram que essas bactérias benéficas podem prevenir a intolerância à lactose.

Tipos de alimentos com bactérias que beneficiam humanos

Os probióticos e as bactérias boas estão, na verdade, contidos em uma variedade de alimentos. Alguns deles também são frequentemente consumidos por você. Esses alimentos são:
  • Tempe
  • Chucrute ou repolho em conserva
  • Cerveja
  • pão de fermento
  • Chocolate
  • Kimchi
  • Missô
  • Iogurte
  • Leitelho ou leitelho
Claro, você pode obter facilmente uma variedade desses alimentos em mercados, supermercados e lojas online. No entanto, certifique-se de que os alimentos estão em boas condições antes de consumi-los. [[Artigo relacionado]]

Devo tomar suplementos de probióticos?

Mais pesquisas sobre a segurança dos suplementos probióticos ainda são necessárias. Porque, há vários casos de pacientes com bacteremia (a presença de bactérias na corrente sanguínea) após tomar suplementos probióticos. O mesmo ocorre com o caso da fungemia (há fungos no sangue). Certifique-se de consultar seu médico antes de tomar qualquer suplemento, incluindo suplementos probióticos. Perguntar ao seu médico é uma atitude sábia, especialmente se você estiver tomando certos medicamentos, tiver um sistema imunológico baixo (como HIV / AIDS) e estiver grávida ou amamentando.