A artrite é uma doença inflamatória das articulações, o que a causa?

A artrite é uma doença inflamatória das articulações que pode causar inchaço e dor na área onde esses dois ossos se encontram. As pessoas que a experimentam também podem sentir as articulações do corpo enrijecerem. O termo artrite se refere a mais de 200 doenças reumatóides que afetam as articulações, os tecidos ao redor das articulações e outros tecidos conjuntivos. No entanto, os tipos mais comuns são osteoartrite, artrite reumatóide e gota. A artrite pode surgir devido à influência de distúrbios do sistema imunológico ou devido a articulações danificadas devido ao uso excessivo na posição errada. Além disso, aqui está uma explicação para você.

Reconheça as causas da artrite

Até agora, não existe uma causa que possa causar artrite. Como existem vários tipos de artrite, as causas da artrite podem variar, dependendo do tipo. A seguir estão várias causas que podem contribuir para a artrite.
  • Trauma que pode causar osteoartrite ou artrite degenerativa
  • Distúrbios metabólicos que podem causar gota ou gota
  • Fatores hereditários, como na osteoartrite
  • Infecções como na artrite, devido à doença de Lyme
  • Doenças autoimunes, como artrite reumatóide e lúpus
Na artrite causada por doenças auto-imunes, o sistema imunológico que deveria funcionar para proteger as células e tecidos ataca as células saudáveis. Assim, causando dano ósseo que leva à artrite. Quase todos os tipos de artrite ocorrem devido a uma combinação de vários fatores. No entanto, alguns tipos de artrite também têm causas desconhecidas. Algumas pessoas podem ter fatores genéticos que aumentam o risco de desenvolver artrite. Esses fatores genéticos podem interagir com vários fatores, como história de trauma, tabagismo e infecções. Fatores de ingestão de alimentos também afetam a ocorrência de artrite. Alimentos de origem animal, assim como aqueles ricos em açúcar, podem causar inflamação e piorar os sintomas da artrite. Essa condição geralmente ocorre em pessoas com distúrbios metabólicos anteriores. Enquanto isso, a gota é um tipo de artrite intimamente relacionada à ingestão de alimentos. Em pacientes com gota, são encontrados níveis elevados de ácido úrico, devido a uma dieta rica em purinas, como frutos do mar, vinho tinto e carne.

Fatores de risco de artrite

Existem várias coisas que podem aumentar o risco de uma pessoa desenvolver artrite. Alguns desses fatores são absolutos ou não absolutos.

Fator absoluto

  • O risco de artrite aumenta com a idade.
  • Gênero. Alguns tipos de artrite são mais comuns em mulheres e 60% das pessoas com artrite são mulheres. A gota é mais comum em mulheres do que em homens.
  • Fatores genéticos. Vários genes estão associados a um risco aumentado de certos tipos de artrite, como artrite reumatóide, lúpus e espondilite anquilosante.

Fatores que não são absolutos

  • Sobrepeso e obesidade. O excesso de peso corporal contribui para o desenvolvimento da osteoartrite do joelho.
  • Lesão ou trauma na articulação, contribui para a osteoartrite.
  • Alguns germes podem desencadear certos tipos de artrite.
  • Algumas profissões exigem que os trabalhadores dobrem os joelhos ou se agachem, o que pode levar à osteoartrose do joelho devido ao uso frequente.

Sintomas de artrite que podem aparecer

Os sintomas que aparecem em pessoas com artrite nem sempre são os mesmos. Tudo depende do tipo de artrite sofrida. Mesmo assim, existem alguns sintomas comuns que podem ser um marcador dessa doença, como:
  • A dor ocorre nas articulações
  • As juntas são suaves ao toque
  • As articulações ficam rígidas
  • As articulações são difíceis de mover
  • Aparecem sinais de inflamação, como inchaço, calor ao toque e vermelho
  • Os músculos circundantes tornam-se fracos
[[Artigo relacionado]]

Como lidar com a artrite

Na verdade, a artrite não pode ser curada, especialmente aquelas causadas por doenças imunológicas, como as pessoas que sofrem de artrite reumatóide. Mesmo assim, os médicos podem fornecer várias etapas de tratamento para reduzir os sintomas que você sente, como medicamentos, cirurgia e terapia.

1. Remédio

Para aliviar os sintomas de artrite sentidos, os médicos podem prescrever vários tipos de medicamentos, como analgésicos e medicamentos inflamatórios. Os tipos de medicamentos administrados incluem:
  • Paracetamol
  • Ibuprofeno
  • Creme mentolado ou capsaicina
  • Drogas imunossupressoras, como prednisona e cortisona

2. Operação

Em casos graves de artrite, o médico pode sugerir cirurgia. A cirurgia mais comum para tratar a artrite é a cirurgia de substituição do quadril e do joelho.

3. Terapia

Se a artrite que você sente está realmente interferindo em seus movimentos, seu médico também pode sugerir que você se submeta a um processo de terapia. Esta terapia é feita com o objetivo de fortalecer os músculos ao redor das articulações inflamadas para que sejam fortes o suficiente para suportar os movimentos do corpo. Para descobrir qual tratamento é mais adequado para você, seu médico fará um exame físico completo. Testes adicionais, como raios-X, também costumam ser feitos. Além dos três métodos acima, você também pode executar suas próprias etapas, que podem ser executadas em casa, como comprimir a área dolorida da articulação com compressas quentes e compressas frias. Você também pode tentar usar um andador, para que a pressão nas articulações do corpo possa ser reduzida. Também é aconselhável continuar a ter um estilo de vida saudável, com exercícios regulares e comendo alimentos saudáveis ​​ricos em antioxidantes, como frutas e vegetais. Dessa forma, os fatores de risco que podem desencadear a recorrência da artrite, como níveis elevados de ácido úrico e excesso de peso corporal, podem ser evitados.