Conheça estas 7 causas de pedras nos rins que você deve estar atento

As pedras nos rins são um dos problemas de saúde frequentemente experimentados por muitos indonésios. O aparecimento de doenças renais está frequentemente associado ao hábito de beber raramente. Quando uma pessoa raramente bebe, os minerais e os sais que deveriam ser eliminados pela urina, na verdade, se acumulam e se assentam, formando "pedras" nos rins. Existem quatro tipos de pedras nos rins, pedras de cálcio, pedras de ácido úrico, pedras de cistina e pedras de estruvita. No entanto, a falta de bebida não é a única causa da formação de pedras nos rins. Existem também hábitos e também outros problemas que causam pedras nos rins.

Quais são as causas das pedras nos rins?

Como já explicado, a doença do cálculo renal surge devido à formação de 'pedras' duras derivadas de sólidos minerais e sais nos órgãos renais. Essa pedra pode ser formada devido à urina muito concentrada ou a altos níveis de certos minerais para que eventualmente ocorra o processo de cristalização. A doença de pedra nos rins geralmente afeta o trato urinário. A causa das pedras nos rins não é apenas um fator, mas existem vários gatilhos para as pedras nos rins, tais como:
  • Não beber água

A maior parte do nosso corpo é composta de água. Portanto, a necessidade de fluidos adequados todos os dias é muito importante. A falta de fluidos no corpo fará com que os minerais se cristalizem facilmente. Portanto, é altamente recomendável beber pelo menos 2 litros de água por dia. Os compostos cítricos da laranja ou do limão podem prevenir a formação de cristais, então de vez em quando você pode beber suco de laranja ou limão. Aumente a ingestão de água, especialmente quando suar, marrom urina e depois de tomar drogas.
  •  Consumo excessivo de sal

Alimentos ricos em sal ou sódio certamente têm um sabor saboroso e delicioso, mas o consumo de alimentos ricos em sódio pode ser a causa de cálculos renais. Portanto, reduza o uso de sal e consuma alimentos com alto teor de sal, como enlatados, pães e refrigerantes. Alimentos ricos em sal podem aumentar o risco de formação de cálculos de cálcio.
  • Comer muita proteína animal

A carne vermelha e o marisco são dois tipos de alimentos ricos em proteína animal que podem aumentar o ácido úrico, reduzir o conteúdo de citrato e aumentar os níveis de ácido na urina. O aumento do ácido úrico pode não apenas causar distúrbios de ácido úrico nas articulações, mas também pode ser um fator que causa cálculos renais.
  • Alto consumo de oxalato

Os cálculos renais podem ser diferenciados com base no tipo de mineral que os forma. O tipo mais comum de cálculo renal é uma mistura sólida de cálcio e oxalato que se acumula quando os rins produzem urina. A causa desse tipo de cálculo renal é devido ao consumo excessivo de compostos de oxalato. Alimentos ricos em oxalato geralmente podem ser encontrados em alimentos e vegetais saudáveis, como espinafre, beterraba, carambola, nozes e assim por diante. Comer alimentos ricos em oxalato junto com alimentos ricos em cálcio pode ajudar o corpo a processar o oxalato e ligá-lo ao cálcio no trato digestivo, em vez de nos rins.
  • Problemas com digestão

Os cálculos renais também são comumente encontrados em pessoas com distúrbios digestivos, como doença de Crohn, doença inflamatória intestinal e colite ulcerativa. Os distúrbios digestivos podem causar diarreia e reduzir a frequência de micção. Quando você não excreta tanta urina como de costume, seu corpo pode absorver mais oxalato dos intestinos, que se mistura com a urina.
  • Certas condições médicas

Além de distúrbios digestivos, certas condições médicas podem causar cálculos renais, como diabetes tipo 2, hiperparatireoidismo, gota e assim por diante.
  • Tomando certas drogas

Além de certas condições médicas, tomar certos medicamentos na forma de diuréticos, antibióticos, medicamentos para o HIV e assim por diante também tem o potencial de causar pedras nos rins. [[Artigo relacionado]]

Notas de SehatQ

De acordo com a Harvard Health Publishing, um fator importante em todos os tipos de cálculos renais é a desidratação. Qualquer pessoa com tendência a ter cálculos renais deve prestar atenção à boa hidratação. Um estudo randomizado mostrou que beber 2 litros de água por dia pode reduzir pela metade a chance de recorrência de cálculo renal. A American Urological Association ainda aconselha os pacientes com cálculos renais a beberem pelo menos 2,5 litros de água por dia. A doença de pedra nos rins pode ser tratada imediatamente com tratamento imediato e apropriado. Consulte um médico imediatamente se sentir os seguintes sintomas:
  • Presença de sangue na urina
  • Dificuldade para urinar
  • Dor intensa ao sentar ou mudar de posição
  • Dor acompanhada de náuseas e vômitos
  • Dor acompanhada de febre e calafrios
Os sinais acima indicam doença de cálculo renal que é bastante grave e requer atenção médica imediata. Pessoa fonte:

dr. Cindy Cicilia

Médico Responsável MCU

Hospital Brawijaya Duren Tiga