A xenofobia é o medo que vem sendo amplamente discutido

Xenofobia (xenofobia) é um termo que se refere ao "medo" de estranhos ou de pessoas diferentes de você. A xenofobia geralmente envolve a crença do indivíduo de que há conflito entre seu grupo de escolha e os de fora do grupo. A xenofobia é freqüentemente equiparada ao racismo e homofobia. No entanto, é importante lembrar que há uma diferença entre esses termos. Por exemplo, racismo e homofobia referem-se à discriminação devido a diferenças em características específicas. Enquanto isso, a xenofobia está enraizada na percepção de que as pessoas que não estão fora do grupo são estranhas.

A xenofobia tende a não ser uma verdadeira "fobia"

De acordo com a Harvard Health Publishing, uma fobia é um medo irreal e persistente de certos objetos, pessoas, animais, atividades ou situações. As fobias também são mencionadas como um tipo de transtorno de ansiedade. Pessoas com certas fobias tentarão evitar o que temem - ou enfrentarão com ansiedade e estresse. E a xenofobia? Embora a xenofobia possa causar uma sensação de “medo”, a maioria dos indivíduos com xenofobia tende a não cumprir a fobia definida acima. Este termo é geralmente usado para descrever indivíduos que discriminam estrangeiros ou imigrantes. Pessoas que exibem comportamento xenófobo geralmente acreditam que sua cultura e país são superiores aos dos outros. Pessoas com xenofobia também tendem a querer que os imigrantes não entrem em sua comunidade e a tomar medidas que prejudiquem outras pessoas que são consideradas estrangeiras.

A xenofobia é uma forma de transtorno mental?

A categorização da xenofobia como transtorno mental ainda é debatida por muitas partes. A xenofobia também não está incluída como transtorno mental em Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5). Alguns especialistas dizem, a forma de preconceito ( prejuízo ) em relação a outros extremos pode ser classificado como um subtipo de transtorno delirante. No entanto, especialistas que expressam essa visão também argumentam que prejuízo pode se tornar um incômodo se criar interferência significativa nas atividades diárias do "sofredor".

Traços comportamentais de xenófobos

A xenofobia pode ser expressa de várias maneiras. Algumas das características que descrevem o comportamento xenofóbico comum são:
  • Sentir-se desconfortável perto de pessoas de grupos diferentes
  • Faça o seu melhor para evitar certas áreas
  • Recusar-se a ser amigo de outras pessoas apenas por causa da cor da pele, maneira de se vestir ou outros fatores
  • É difícil trabalhar com colegas de trabalho de diferentes raças, culturas ou religiões

Dicas para reduzir ou eliminar a xenofobia em você mesmo

Se você acha que tem tendência a ser xenófobo acima, as seguintes dicas podem ser feitas para reduzi-lo e eliminá-lo:

1. Expanda a experiência para ver a cultura de outras pessoas

Muitas pessoas com xenofobia têm pouca exposição e interação com pessoas de fora de sua comunidade. Para superar isso, você pode alocar tempo e materiais para passear e desfrutar das culturas e cidades de outras pessoas. Não precisa ir muito longe, você pode passar um tempinho em uma cidade vizinha.

2. Aprenda a cultura de outras regiões e países

Você pode ter ouvido a expressão: "Muitas pessoas têm medo das coisas que não sabem." Isso também pode se aplicar à xenofobia - que o medo do desconhecido ( medo do desconhecido ) torna-se um tipo de medo que tem um efeito profundo sobre o self. Se você acha que tem as sementes de uma atitude xenófoba, é fortemente encorajado a aprender sobre as culturas ou regiões de outras pessoas por meio da mídia disponível em casa. Por exemplo, você pode desfrutar de artigos e vídeos online, assistir a filmes ou ler livros que discutem ou mostram a cultura em outros lugares.

3. Consulte um psiquiatra

Se você sente que tem interagido muito com pessoas de outras regiões, mas ainda tem preconceitos xenófobos, é recomendável consultar um psicólogo ou psiquiatra. Encontre um psicólogo ou psiquiatra que tende a ter a mente aberta e genuinamente interessado em lidar com o comportamento xenofóbico. Normalmente a terapia que o médico vai dar é a terapia cognitivo-comportamental com a administração de medicamentos para o alívio da ansiedade. [[Artigo relacionado]]

Antecipando comportamento xenófobo e discriminatório em crianças

De acordo com a Unicef ​​USA, o ódio e o preconceito para com os outros não são traços inatos e tendem a ser comportamentos aprendidos (e descartáveis). Da mesma forma para o seu bebê, que as crianças tendem a absorver o comportamento dos adultos ao seu redor, da mídia e de seus amigos. Ensine seu filho desde pequeno a estar aberto às diferenças de raça, cultura e religião. Certifique-se de que as crianças compreendam que os humanos na Terra têm o mesmo direito de viver e ser respeitados. Sempre detecte cedo se seu filho exibe um comportamento xenófobo e odioso para com os outros. O motivo é que, se não for controlado, esse comportamento certamente corre o risco de ele carregá-lo até a idade adulta.

Notas de SehatQ

A definição de xenofobia é o "medo" de estranhos ou de pessoas de fora de sua comunidade. Esses comportamentos tendem a não ser as fobias que estudamos em psicologia e tendem a ser uma forma de discriminação contra os outros.