Conheça os tipos de vírus que podem ameaçar a saúde humana

O vírus corona está chamando a atenção do mundo porque ceifou milhares de vidas. Mas, além disso, existem vários vírus dos quais você também deve estar ciente, porque eles podem causar problemas de saúde não menos graves. Os vírus são seres vivos muito pequenos e têm material genético (RNA ou DNA) envolvido em proteínas, lipídios ou glicoproteínas. Os vírus não podem se reproduzir quando não estão ligados a um hospedeiro, por isso são classificados como parasitas. Quando um vírus infecta o corpo humano, ele danifica e até destrói as células do corpo humano. No entanto, a natureza dos vírus é muito complexa e difere dependendo do tipo e da doença que podem causar.

Tipos de vírus e como evitá-los

Existem muitos tipos de vírus que vivem na Terra, mas nem todos podem causar doenças em humanos. Em contraste, os vírus que podem infectar humanos podem ser transmitidos de pessoa para pessoa, por meio de picadas de insetos ou por meio de um animal intermediário que então interage com os humanos. Dentre os vários vírus que podem causar doenças em humanos, aqui estão alguns tipos de vírus que você deve conhecer.

1. Vírus Corona

O vírus Corona (COVID-19) é um novo tipo de vírus que infecta humanos. Esse vírus é basicamente um grupo de vírus que pode causar sintomas que variam de um resfriado a doenças graves, como: Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS-CoV) e Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS-CoV). Os três principais sintomas do coronavírus são:
  • Difícil de respirar
  • Tosse
  • Febre alta.
Infelizmente, até o final de fevereiro de 2020, uma cura para o vírus corona não foi encontrada. No entanto, você pode tomar medidas preventivas para evitar contrair esse vírus mortal, mantendo a higiene pessoal (por exemplo, lavando as mãos com sabonete) e mantendo distância de pessoas que estão tossindo ou espirrando. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que todos estimulem o sistema imunológico levando um estilo de vida saudável. O uso de máscaras não é uma medida preventiva porque, na verdade, as máscaras só precisam ser usadas por suspeitos (supostamente) ou infectados pelo vírus corona e por pessoas que cuidam de pacientes ou pacientes suspeitos de corona.

2. RSV (vírus sincicial Respiratório)

O vírus RSV tem sintomas semelhantes aos do vírus corona, mas são duas coisas diferentes. Os sintomas de RSV incluem:
  • Tosse
  • Febre
  • Espirrar
  • nariz escorrendo
  • Dor de garganta.
Este vírus pode infectar bebês, crianças e adultos. Esses sintomas podem desaparecer por conta própria em 2 semanas.

3. HIV (Vírus da imunodeficiência humana)

Entre os vários vírus que se espalham pela Terra, o HIV é um vírus que não deve ser subestimado. A razão é que esse vírus destrói células do sistema imunológico humano, de modo que os pacientes ficam muito suscetíveis a infecções e todos os tipos de doenças. Ao contrário do vírus corona, o HIV geralmente não causa sintomas significativos nos pacientes, embora o vírus HIV continue a corroer as células do sistema imunológico. Se sua imunidade foi gravemente danificada, você estará em uma condição chamada AIDS. Até agora, não existe nenhum medicamento que possa curar o HIV / AIDS. No entanto, uma série de tratamentos pode minimizar os efeitos adversos do vírus e estender a expectativa de vida dos portadores. Você também pode evitar essa infecção viral praticando sexo seguro e não usando as agulhas usadas por outras pessoas.

4. Dengue

Para as pessoas que vivem em um ambiente tropical, o vírus da dengue é um dos tipos de vírus que devem ser vigiados. Só no início de 2019, o número de portadores de dengue no país chegava a 13.683 portadores, dos quais 132 morreram. A dengue é causada pelo vírus da dengue e é transmitida por meio de picadas de mosquito Aedes aegypti. Para prevenir esse vírus, você pode fazer o movimento 3M plus, ou seja, drenar, fechar, reaproveitar bens usados, além de prevenir picadas de mosquito (por exemplo, usando loção).

5. Rotavírus

No trato digestivo, existe o rotavírus que pode causar diarreia severa, especialmente em bebês e crianças. No entanto, este vírus pode ser evitado através da imunização, no mínimo, quando o bebê tiver 15 semanas de idade e, no máximo, quando o bebê tiver 8 meses.

6. Hepatite

Existem vários tipos de vírus da hepatite, mas os mais comuns em humanos são a hepatite A e B. Assim como o rotavírus, essa infecção pode ser prevenida com a administração de uma vacina. A vacina contra hepatite B, por exemplo, é muito segura para uso por bebês a adultos menores de 18 anos. A Associação Indonésia de Pediatras (IDAI) inclui até mesmo a administração da vacina contra hepatite B como parte da imunização básica para recém-nascidos e é repetida 3 vezes aos 2, 3 e 4 meses de idade. Além dos cinco vírus acima, existem outros tipos de vírus dos quais você deve estar ciente. No trato respiratório, por exemplo, os vírus podem atacar e causar gripe à SARS. Atualmente, existem muitas informações confusas sobre os vários vírus acima. Para evitar o pânico por causa de boatos, você deve confiar apenas nas notícias do Ministério da Saúde, da Organização Mundial da Saúde (OMS) ou consultar imediatamente um médico competente.