Cirurgia transgênero, este procedimento e seus efeitos colaterais

A cirurgia de mudança de sexo não é mais uma coisa estranha aos ouvidos do povo indonésio. A cirurgia de redesignação de gênero é realizada por mulheres transgênero que desejam mudar seu gênero para masculino ou feminino. Embora já tenham ouvido falar dela com frequência, alguns de vocês podem não saber ao certo o que é cirurgia de redesignação de sexo e quais são os riscos envolvidos em fazê-la. [[Artigo relacionado]]

Procedimento de operação transgênero ou cirurgia de mudança de sexo

Existem dois tipos de cirurgia de redesignação de gênero com base no gênero, a saber, cirurgia de mudança de sexo de homem para mulher e cirurgia de mudança de sexo de mulher para homem. Ambos têm procedimentos diferentes, é claro.

1. Cirurgia de mudança de sexo de homem para mulher

Já os homens que desejam mudar de gênero para mulheres costumam ser submetidos a vários tipos de operações, como a retirada do pênis e dos testículos, bem como a formação da vagina e sua estrutura externa. A cirurgia não é realizada apenas nos órgãos genitais, mas também nas mudanças faciais para ficar mais feminina, dando hormônios que aumentam a feminilidade, mudanças na voz e nos cabelos, redução do pomo de adão, aumento do volume das nádegas, e implantes mamários.

2. Operação de mudança de sexo de mulher para homem

A cirurgia de redesignação sexual de mulher para homem também inclui alterações genitais na forma de formação do pênis nos lábios ou clitóris, implantes testiculares e remoção do útero e das trompas de falópio. Além da cirurgia nos órgãos genitais, a cirurgia de redesignação do sexo feminino para masculino também consiste em dar o hormônio testosterona, remover os seios e mudar a aparência para se tornar mais masculino. A cirurgia de mudança de sexo não é uma operação simples que pode ser concluída em pouco tempo. Cada operação de mudança de sexo é adaptada às necessidades e demandas do paciente. Portanto, o tempo necessário para se submeter à cirurgia de redesignação sexual depende de quantas e complexas são as solicitações do paciente.

Preparativos necessários antes da cirurgia de redesignação de sexo

Antes de se submeter à cirurgia de redesignação de sexo, você deve ser diagnosticado com disforia de gênero ou sentir que seu gênero não é apropriado. Além disso, você precisará passar por várias verificações para se certificar de que pode acompanhar a cirurgia. Alguns desses testes são avaliações de saúde mental e testes da 'vida real'. É necessária uma avaliação de saúde mental para ver se você tem um transtorno mental específico e se está preparado para lidar com o estresse durante a transição sexual. Enquanto isso, o teste da 'vida real' envolve você assumindo o papel do gênero desejado diariamente. Geralmente, antes de se submeter à cirurgia de redesignação de sexo, você deve estar em terapia hormonal por pelo menos dois anos após ter uma avaliação de saúde mental. O estrogênio será administrado a homens que desejam ser mulheres, enquanto a testosterona será administrada a mulheres que desejam ser homens. A terapia hormonal também pode ser administrada durante a cirurgia de redesignação sexual ou após. A função de dar essa terapia hormonal é ajudar na mudança física do paciente para o sexo desejado. A terapia hormonal pode causar vários riscos à saúde, tais como:
  • Pressão alta
  • Apnéia do sono
  • Doença cardíaca
  • Altos níveis de enzimas hepáticas
  • Coágulo sanguíneo
  • Preocupar
  • Sentimentos de incerteza e confusão
  • Tumores afetando a glândula pituitária
  • Infertilidade
  • Peso incontrolável
Portanto, as pessoas em terapia hormonal precisam de supervisão médica, principalmente nos primeiros meses, para que os efeitos dos hormônios possam ser monitorados de maneira adequada. [[Artigo relacionado]]

Efeitos colaterais da cirurgia de redesignação de sexo

A cirurgia de mudança de sexo não é uma operação fácil e está livre de efeitos colaterais. A terapia com hormônio estrogênio tem um risco aumentado de coágulos sanguíneos e câncer de mama. Enquanto isso, a terapia com hormônio testosterona tem a oportunidade de aumentar a resistência à insulina, de modo que desencadeia diabetes mellitus, anormalidades nos níveis de gordura e pressão alta. Tal como acontece com a cirurgia em geral, a cirurgia de redesignação de sexo acarreta o risco de efeitos colaterais de anestesia, infecção e sangramento. É muito importante para os pacientes que realizarão transgênero entender que fazer a cirurgia de redesignação sexual é uma decisão importante e, na maioria das vezes, irreversível, por isso a decisão deve ser tomada com segurança. Nesse caso, a decisão do paciente deve ser apoiada pelo cirurgião ou psicólogo que atende o caso. [[Artigo relacionado]]

Notas de SehatQ

Se você ou um parente deseja fazer uma cirurgia de redesignação de sexo, procure sempre um cirurgião que seja credenciado e tenha muitos depoimentos, e discuta as mudanças desejadas e os efeitos colaterais que podem ocorrer durante a cirurgia de redesignação de sexo.