13 sintomas de câncer de garganta a serem observados

O câncer de garganta raramente é ouvido em comparação com outros tipos, como câncer de pele ou de mama. Embora não aconteça com frequência, o câncer de garganta é tão perigoso quanto outros tipos de câncer. A garganta é a via aérea do nariz para os pulmões, este canal está localizado atrás do nariz para as cordas vocais. Com base na localização do crescimento, o tipo de câncer de garganta é dividido em dois, ou seja, câncer de faringe e câncer de laringe. As células cancerosas podem crescer e se desenvolver em órgãos ao longo da traqueia, nas cordas vocais ou na epiglote. Semelhante a outros tipos de câncer, os sintomas do câncer de garganta também são difíceis de detectar no início, mas isso não significa que você não será capaz de reconhecê-los, porque existem sintomas de câncer de garganta que podem ser vistos.

Sintomas de câncer de garganta

O câncer de garganta é um tipo de tumor cancerígeno que pode corroer a garganta, as cordas vocais, a faringe ou as amígdalas. Normalmente, as células cancerosas da garganta aparecem em células planas no interior da garganta ou na caixa de voz. O câncer de garganta também pode atacar os ossos moles localizados na extremidade da traqueia. Os sintomas do câncer de garganta podem se desenvolver rapidamente, portanto, esse tipo de câncer precisa ser tratado imediatamente.
  • Dor de garganta
Dor de garganta não é o único sintoma do câncer de garganta. Essa condição também ocorre com frequência quando você tem faringite estreptocócica. Portanto, às vezes é difícil distinguir uma dor de garganta de uma inflamação ou um sintoma de câncer de garganta. No entanto, de acordo com os especialistas, uma dor de garganta que dura mais de duas semanas pode ser um risco de ser um sinal de uma doença mais grave do que uma infecção estreptocócica comum.
  • Caroço no pescoço
Esses caroços no pescoço geralmente estão localizados ao redor dos gânglios linfáticos ou nódulos linfáticos. O aparecimento de um caroço no pescoço pode ser um sinal de que o corpo está tentando lutar contra certas doenças. Uma pessoa com câncer de garganta pode apresentar um caroço no pescoço que não desaparece. Na verdade, o caroço ficará maior.
  • Mudanças na voz em forma de rouquidão ou a voz não sai com clareza
Outro sintoma de câncer de garganta que pode ser reconhecido é a diminuição da capacidade de uma pessoa de pronunciar certas palavras. Essa condição também é acompanhada por alterações na voz que tendem a ser roucas e pouco claras. Além dos sintomas mencionados acima, você também pode reconhecer outras características do câncer de garganta, conforme listado abaixo:
  • Dor no ouvido
  • Dor de cabeça
  • Edema ou feridas na garganta que não cicatrizam
  • Tossir constantemente
  • Tosse com sangramento
  • Respiração ofegante
  • Perda de peso drástica
  • Dificuldade em engolir
  • Dificuldade para respirar
  • Sempre tem que limpar a garganta para limpar a garganta

Como detectar outros sintomas de câncer de garganta?

Os sintomas acima também podem ser uma indicação de outra condição médica. Portanto, um exame com um médico é necessário para determinar se os sintomas experimentados são de fato indicativos de câncer de garganta. Quando você fizer um exame com um médico, não será apenas rastreado para sintomas de possível câncer de garganta, mas também outros testes, como:
  • Teste de imagem

Os exames de imagem são úteis para ver a forma, a gravidade e a disseminação dos tumores na garganta e áreas adjacentes. Os testes de imagem comuns são: raio X, Ressonância magnética e PET.
  • Nasoendoscopia

Ao fazer uma nasoendoscopia, o médico usará um instrumento especial com uma pequena câmera na ponta para verificar as condições do interior da garganta por meio de um monitor conectado a uma câmera. Um endoscópio também pode ser usado para colher uma amostra de tecido da garganta (biópsia) inserindo um pequeno tubo na boca, nariz ou uma pequena incisão na região da garganta.
  • Laringoscopia

Além da endoscopia, você também pode ser aconselhado a se submeter a uma laringoscopia ou exame da caixa de voz. A laringoscopia é realizada com uma lupa especial para examinar partes das cordas vocais.
  • Biópsia

Uma biópsia ou coleta de uma amostra de tecido corporal para exame em laboratório é feita para verificar se há células cancerosas na amostra de tecido coletada. O processo de biópsia geralmente é feito cirurgicamente primeiro. O médico aplicará um anestésico e, em seguida, fará uma incisão na parte do corpo que será examinada para ver se há amostras de tecido. Além da cirurgia, uma biópsia pode ser feita inserindo uma agulha fina no tumor para coletar uma amostra de tecido do tumor. Esta técnica é conhecida como biópsia aspirativa por agulha fina(FNAB) Uma biópsia também pode ser realizada durante um exame de endoscopia ou laringoscopia. Os testes acima podem ser usados ​​para comparar seus sintomas de possível câncer de garganta. Se as queixas que você sente forem de fato sintomas de câncer de garganta, o médico analisará o estágio do câncer de garganta que você está experimentando. [[Artigo relacionado]]

Notas de SehatQ

Os sintomas do câncer de garganta devem ser detectados o mais rápido possível para que o tratamento seja realizado de forma rápida e adequada. Quanto mais cedo for encontrado, maior a probabilidade de você ser curado do câncer de garganta. Ficar longe das causas do câncer de garganta também pode ser uma forma eficaz de protegê-lo dos riscos à saúde apresentados por essa doença. Não hesite em consultar um médico se sentir os sintomas de câncer de garganta acima.