Ter uma boca sã e com hálito fresco é certamente o desejo de todos. Essa condição nos deixará mais confiantes ao falar com outras pessoas. No entanto, às vezes é difícil evitar o problema do mau hálito crônico. De acordo com a United States Dental Association, pelo menos 50% dos adultos sofrerão de mau hálito crônico ou halitose durante a vida. Existem várias causas possíveis para o mau hálito crônico, mas a maioria se deve à falta de higiene bucal. Além de perturbar a autoconfiança, o mau hálito crônico que não é tratado imediatamente também faz com que os dentes se tornem quebradiços e desencadeie problemas nas gengivas. Na verdade, o mau hálito crônico pode indicar um sério problema de saúde.
Diferença entre o mau hálito normal e o mau hálito crônico
Pode ser difícil diferenciar entre o mau hálito normal e o mau hálito crônico. Porque ambos indicam hálito fedorento. Mas entre os dois, existem diferenças que afetam sua saúde a curto e longo prazo. O mau hálito crônico geralmente é um efeito colateral da má saúde bucal, mas também pode ser causado por problemas mais sérios, como indigestão, diabetes e até câncer. Uma das causas mais comuns por trás do mau hálito crônico é a boca seca ou quando você não consegue produzir saliva suficiente. Freqüentemente, a boca seca é um efeito colateral de medicamentos ou condições médicas. Embora raras, as seguintes condições médicas também podem causar mau hálito crônico:- Indigestão. O mau hálito pode ser causado por doenças relacionadas ao estômago e intestinos, como infecções pylori ou infecções bacterianas do intestino delgado e revestimento do estômago, bem como a doença do refluxo ácido, em que o ácido do estômago sobe para o esôfago.
- Infecção das gengivas. O mau hálito persistente também pode ser causado por problemas nas gengivas. Essa infecção é causada pelo acúmulo de placa bacteriana nos dentes, causando inflamação das gengivas. Esta condição, se não tratada, pode prejudicar a gengiva e o osso maxilar.
- Doença da boca seca. Esta doença está associada à diminuição da produção de saliva, que pode causar mau hálito.
- Câncer oral e distúrbios metabólicos do corpo.
- Inflamações como sinusite, amigdalite e faringite.