Quociente de adversidade, não menos importante do que IQ e EQ

Ao contrário de IQ e EQ, Quociente da adversidade ou AQ é a capacidade de um indivíduo de pensar, gerenciar, organizar e enfrentar as dificuldades da vida. Em suma, é um parâmetro que descreve como é a capacidade de lidar com problemas. A percepção que existia até agora é que o sucesso de uma pessoa é determinado por sua inteligência. Mas não se engane. A maneira como um indivíduo lida com situações difíceis e inesperadas também é muito importante.

Conheça o conceito Quociente da adversidade

Rascunho Quociente da adversidade iniciado pela primeira vez por Paul Stoltz que mais tarde foi publicado no livro "Adversity Quotient: Turning Obstacles into Opportunities". Então, Stoltz criou três categorias de pessoas com base em seu nível de AQ, a saber:

1. Desistentes

O tipo de pessoa que desiste facilmente quando se depara com situações difíceis e sente que há esperança para o futuro. Sua vida tende a ser cheia de compromissos. Isso significa, desistentes desistirá facilmente ao tentar lidar com problemas. Além disso, os tipos desistentes também não hesite em desistir e deixar o problema sem solução. Claro, isso terá um impacto em sua complicada qualidade de vida. No mundo do trabalho, desistentes incluindo pessoas que não sentem necessidade de qualquer ambição. Eles também evitarão responsabilidades complexas.

2. Campistas

Aqueles que se enquadram na categoria campistas pronto para lutar em tempos difíceis. No entanto, seus esforços tendem a não ser persistentes. Eles tendem a escolher uma vida confortável. Além disso, a capacidade de lidar com problemas campistas tendem a ser fracos porque as experiências negativas os assustam. Obviamente, eles só se sentiriam felizes quando a vida estivesse indo bem. quando se trabalha, campistas querem experimentar, mas ainda estão incluídos na classe de funcionários comuns. A empresa também não obterá o melhor deles.

3. Alpinistas

Isso é o que é chamado verdadeiros empreendedores. Eles não hesitam em se esforçar para ter sucesso, independentemente dos desafios que enfrentam. Se não funcionar, não há palavra desistir em seu dicionário de vida. É como se nada pudesse vencê-los. Pessoas neste tipo de categoria AQ têm forte automotivação. Isso é o que os torna consistentes na luta. O otimismo está sempre em suas mentes e nunca perde a esperança. Claro, pessoas com Quociente da adversidade Este tipo de trabalhador é ideal para uma empresa ou organização. Eles são muito comprometidos com seu trabalho e não hesitam em se esforçar mais para o seu próprio bem e para a empresa.

O quociente de adversidade é muito fácil de aprender

Mesmo que existam três categorias acima, isso não significa que as pessoas no grupo desistentes não posso aprender a ser campistas ou escaladores. Portanto, Stoltz formulou o estágio LEAD, que significa:
  • Ouvir: Ouve a resposta à sua inteligência quando confrontado com problemas
  • Responsabilidade: Acostume-se a ser responsável
  • Analisar: Análise das evidências
  • Fazer: Tome uma posição
Além do conceito LEAD acima, Stoltz também projetou quatro dimensões para medir Quociente da adversidade. A abreviatura para esta dimensão é CORE com o significado:
  • Controles: Até que ponto um indivíduo pode controlar a vida e suas consequências negativas antes que piore
  • Propriedade: Até que ponto você pode assumir a responsabilidade por suas ações e tornar a situação melhor
  • Alcançar: Medir a capacidade de lidar com problemas de forma a não ter impacto em outros aspectos da vida, como profissão ou família
  • Resistência: Capacidade de tolerar a dor e permanecer otimista sobre o futuro e acreditar que algo de bom acontecerá a seguir

Estratégias para serem difíceis ao lidar com problemas

Não existe uma vida tranquila. Dificuldades, desafios, obstáculos, como você quiser, está prestes a acontecer. Agora é só uma questão de como você se prepara para ser duro ao enfrentar os problemas. Aqui estão algumas estratégias para aprimorar Quociente da adversidade torne-se mais proficiente:
  • Encare a realidade

Quando a situação não for como o esperado, persista. Claro que existe a tentação de evitá-lo, mas não o faça. Continue vendo o que está acontecendo como um guia para lidar com o problema de forma eficaz. Como um bônus, acostumar-se a fazer isso fará com que situações que inicialmente pareciam assustadoras se tornem familiares. A vida fica cada vez mais no controle. Na verdade, você também se tornará uma pessoa forte e confiante.
  • Modo de vida completo

Também é importante gerenciar as expectativas sobre o que está acontecendo na vida. Não se prenda a presumir que a vida vai funcionar da maneira que você deseja. Em vez disso, o que você precisa fazer é aproveitar o que acontece, tanto na alegria quanto na tristeza. Dessa forma, você poderá aproveitar mais a vida e valorizar o que possui. Fique conformado com o que aconteceu, para ficar mais em paz com os desafios da vida.
  • Sem pressa

Sempre com pressa não é garantia de que alcançará seus objetivos de vida mais rapidamente. Aproveitar o tempo e a disciplina com precisão é uma abordagem que pode levar as pessoas ao sucesso. Além disso, quando estão com pressa, as pessoas tendem a escolher a maneira mais instantânea de lidar com os problemas, não a mais sábia.
  • Grato

Claro, é muito mais fácil calcular quais são os problemas e dificuldades da vida do que ser grato pelo que você já tem. Na verdade, mudar a perspectiva para ser mais fácil de ser grato pode mudar tudo. Surpreendentemente, a gratidão é a receita definitiva para a saúde física e emocional. Diante de adversidades inevitáveis, essa é uma maneira de manter a calma diante dela.
  • Validação emocional

Validar emoções - seja difícil, como tristeza - é uma forma de ter Quociente da adversidade o bom. Continue reconhecendo o que está sendo enfrentado neste momento. Negação aos sentimentos, na verdade, esgota sua energia psicológica. Lembre-se de que sentimentos e emoções são a energia e o combustível da vida. Sem ele, não haveria cor na vida. Portanto, é claro que o que importa não é apenas a inteligência emocional e intelectual. Inteligência adversidade É igualmente importante enfrentar várias dificuldades e problemas na vida. [[artigo relacionado]] A boa notícia é que essa inteligência pode ser facilmente aprendida. Então, aqueles que estão inclinados desistente poderia aplicar a estratégia acima para se tornar escaladores. Para uma discussão mais aprofundada sobre a influência Quociente da adversidade para a saúde mental, pergunte ao médico diretamente no aplicativo de saúde da família SehatQ. Baixe agora em App Store e Google Play.