A diferença entre HIV e AIDS, não se engane

Alguns grupos comunitários ainda pensam que HIV e AIDS são o mesmo termo. Embora estejam relacionados, são duas coisas diferentes. Qual é a diferença entre HIV e AIDS?

Qual é a diferença entre HIV e AIDS?

O HIV é um vírus que pode atacar o sistema imunológico humano. Enquanto isso, a AIDS é uma doença causada pela infecção pelo HIV. Pessoas infectadas com HIV devem tomar medicamentos ARV (antirretrovirais) para prevenir a doença de AIDS.

1. HIV é um vírus

HIV significa "Vírus da Imunodeficiência Humana". Este vírus interfere no sistema imunológico humano. Mais especificamente, o HIV ataca as células T ou CD4 que fazem parte do sistema imunológico humano. Quando o corpo é infectado pelo HIV, o sistema imunológico produz anticorpos para combater o vírus mortal. Os exames de sangue em várias unidades de saúde detectarão esses anticorpos para determinar se o corpo contraiu o HIV ou não. A transmissão do HIV só pode ocorrer se sangue, sêmen, fluidos do ânus, leite materno ou fluidos vaginais de pessoas com HIV entrarem no corpo de outra pessoa. As pessoas geralmente sabem que o HIV é transmitido por agulhas e pelo sexo, embora os fatores que causam isso possam ser variados

2. AIDS é o estágio final da infecção por HIV

AIDS significa "Síndrome de Imunodeficiência Adquirida". A AIDS pode ocorrer se a infecção pelo HIV não for tratada imediatamente. AIDS é a infecção pelo HIV no estágio 3. Geralmente, a infecção pelo HIV leva 10 anos para se transformar em AIDS se não for tratada. A AIDS ocorre quando o HIV causa danos ao sistema imunológico. Os sintomas da AIDS podem variar de um paciente para outro. Os sintomas da AIDS estão associados a várias infecções resultantes de um sistema imunológico danificado, conhecidas como infecções oportunistas. Algumas dessas infecções oportunistas são pneumonia e tuberculose. Como o HIV destrói as células CD4, uma forma de diagnosticar a AIDS em uma pessoa soropositiva é contar o número de células CD4. O intervalo normal de contagens de CD4 é 500-1200. Se o resultado do teste de CD4 de uma pessoa que vive com HIV mostrar um número abaixo de 200, a pessoa é considerada como tendo AIDS ou infecção pelo HIV em estágio 3. Outro fator que pode ajudar no diagnóstico de AIDS é a presença de uma infecção oportunista. Infecções oportunistas são infecções causadas por bactérias, fungos e vírus que geralmente têm pouco efeito em pessoas com sistema imunológico saudável.

Transmissão de HIV e AIDS

A transmissão do HIV e AIDS só pode ocorrer se sangue, sêmen, fluidos do ânus, leite materno ou fluidos vaginais de pessoas com HIV entrarem no corpo de outra pessoa. As pessoas geralmente sabem que o HIV / AIDS é transmitido por meio de agulhas e relações sexuais, embora os fatores que causam isso possam variar. Aqui estão as várias causas de transmissão do HIV que você pode experimentar:

1. Transfusão de sangue

A transmissão do HIV-AIDS pode ocorrer por meio de transfusões de sangue de pessoas com HIV. No entanto, o risco de transmissão do HIV por meio de transfusão de sangue é muito pequeno porque o hospital sempre verifica primeiro o sangue doado.

2. Gravidez, parto e amamentação

Mulheres com HIV podem transmitir o vírus HIV a seus bebês enquanto o feto ainda está no útero ou quando o bebê nasce. A transmissão do HIV aos bebês também pode ser transmitida pelo leite materno.

3. Sexo sem preservativo

Além disso, uma pessoa também pode ser infectada pelo vírus HIV durante a relação sexual com pessoas com HIV, especialmente se não usarem preservativo. Se o sêmen, fluidos vaginais ou fluidos do ânus de uma pessoa com HIV entrarem no corpo durante a relação sexual, você pode estar infectado com o vírus HIV.

4. Compartilhando agulhas

A transmissão do HIV por meio de agulhas geralmente ocorre no ambiente de usuários de drogas. Ferramentas usadas para fazer piercings ou tatuagens não esterilizadas também podem ser uma forma de transmitir o HIV.

5. Trocando ferramentas sexuais

A transmissão do HIV também pode ocorrer se alguém compartilhar as ferramentas usadas durante a relação sexual (brinquedos sexuais) Durante o sexo oral, uma pessoa também pode ser infectada pelo HIV se houver feridas na boca.

6. Feridas na pele

A transmissão do HIV pode ocorrer através do contato da ferida com pessoas com HIV. Se alguém tem um ferimento na pele e é tocado por um ferimento com HIV, essa pessoa pode estar infectada com o vírus HIV.

 

AIDS pode ser prevenida em pessoas que são HIV positivas

A infecção pelo HIV nem sempre progride para AIDS. Atualmente, o uso de medicamentos antirretrovirais (ARV) pode prevenir a AIDS em pessoas infectadas pelo HIV. Assim, as pessoas seropositivas que tomam ARVs regularmente podem ter uma vida quase normal e ter uma esperança de vida mais longa. No entanto, é importante lembrar que os ARVs não podem curar a infecção pelo HIV. Pessoas que são HIV positivas devem tomar o medicamento pelo resto da vida.

A importância do teste de HIV para prevenir a AIDS

O teste de HIV é uma coisa vital a fazer para descobrir o estado de alguém. Se for HIV positivo, as condições da AIDS podem ser prevenidas e dar uma expectativa de vida saudável. Algumas pessoas que deveriam fazer um teste de HIV são:
  • Fazer sexo ativamente, incluindo homens que fazem sexo com homens
  • Experimentando assédio sexual
  • Usando drogas injetáveis
  • Submetendo-se a tratamento com injeção, como injeções de hormônios e esteróides
  • Diagnóstico de doenças sexualmente transmissíveis e tuberculose
  • Grávida e planejando engravidar
As pessoas infectadas pelo HIV muitas vezes não sabem que foram infectadas. Se a condição não for tratada com o consumo de ARV, o indivíduo corre o risco de desenvolver AIDS, que é mais difícil de tratar. [[Artigo relacionado]]

Notas de SehatQ

Deve-se notar que o HIV / AIDS não é transmitido por meio do contato físico com os sofredores (como apertos de mão, abraços, etc.), compartilhando alimentos e bebidas, banheiros, toalhas ou camas com os sofredores. O vírus HIV / AIDS não pode ser transmitido pelo ar, água ou picadas de insetos (como mosquitos e assim por diante). O HIV / AIDS não é transmitido pela saliva, suor ou lágrimas do paciente, a menos que a saliva, o suor e as lágrimas do paciente estejam misturados ao sangue do paciente. HIV não é o mesmo que AIDS. O HIV é um vírus e a AIDS é o estágio final após a infecção pelo HIV. Pessoas que estão atualmente infectadas com o HIV têm baixo risco de desenvolver AIDS, graças ao advento dos medicamentos ARV. Certifique-se de sempre fazer o teste de HIV, especialmente se você vier de um grupo de risco.