Existem muitos tipos de doenças oculares, desde conjuntivite (olhos vermelhos com coceira e lacrimejamento) até catarata e glaucoma. As doenças dos olhos podem certamente interferir na visão. Geralmente, a visão fica embaçada, estreita, fica mais escura, até a cegueira. No entanto, problemas oculares também podem afetar as condições físicas. Então, quais são as doenças oculares mais comuns na Indonésia?
Os tipos mais comuns de doenças oculares na Indonésia
Existem vários tipos de doenças oculares que afetam muitas pessoas na Indonésia. Geralmente, a Indonésia tem tendência a ter doenças oculares devido à deficiência visual. Com base em dados citados do Centro de Dados e Informações (Pusdatin) do Ministério da Saúde (Kemenkes) em 2018, a Indonésia está incluída nos cinco países com o maior número de pessoas com deficiência visual. Aqui estão cinco tipos de doenças oculares comuns na Indonésia1. Conjuntivite
Embora não seja uma doença ocular que interfira com a visão, a conjuntivite costuma afetar muitos indonésios. A conjuntivite é caracterizada por vermelhidão do olho. Conjuntivite ou " olho Rosa "é o inchaço ou inflamação da conjuntiva. A conjuntiva é uma fina camada de tecido na superfície interna das pálpebras. De acordo com o Centro de Dados e Informações do Ministério da Saúde de 2009, na Indonésia, a partir de 135.749 visitas à policlínica do olho, o o número de casos de conjuntivite e outras doenças da conjuntiva foi de 99.195 casos. Isto significa que, até 73,5% da população indonésia visita para obter ajuda nos olhos devido à conjuntivite. Existem vários tipos de causas de conjuntivite, nomeadamente alergias , olhos ingeridos por objetos estranhos a infecções bacterianas e virais. Geralmente, as bactérias que desencadeiam a infecção são estafilocócica ou estreptocócica. Maneira inadequada de limpar a maquiagem dos olhos, não lavar as mãos antes de tocar seus olhos ou entrar em contato com outras pessoas e a exposição a insetos também desencadeiam infecções oculares. [[artigos relacionados]] Além disso, essa doença ocular pode ser causada pela exposição a produtos químicos. Normalmente, isso acontece quando você está em um ambiente com alta poluição do ar, nadando com alto teor de cloro ou sendo exposto a produtos químicos prejudiciais. A conjuntivite também pode ser sentida por pessoas que raramente trocam as lentes de contato e após a cirurgia ocular. Como tratar a conjuntivite? O tratamento dependerá da causa. Se for causado por alergias, mantenha os olhos longe dos alérgenos e tome imediatamente um remédio para alergia. Se for causada por uma infecção bacteriana, o paciente geralmente recebe uma receita de gotas ou pomadas antibióticas. Dê compressas frias e colírios para reduzir o desconforto. Em casos mais graves de doenças oculares, o oftalmologista prescreverá anti-inflamatórios não esteróides e anti-histamínicos. Quando a inflamação está piorando, os médicos geralmente prescrevem colírios de esteróides para reduzir o desconforto. Se seus olhos forem expostos a produtos químicos perigosos, lave-os imediatamente com bastante água corrente limpa por alguns minutos. Dirija-se imediatamente ao hospital para obter mais assistência.2. Catarata
O Centro de Dados e Informações do Ministério da Saúde de 2014 mostra que a cada ano surge um novo paciente de catarata em cada mil pessoas na Indonésia. A catarata é caracterizada por visão turva. Essa doença ocular geralmente afeta os idosos. No entanto, os indonésios tendem a desenvolver catarata 15 anos antes do que as pessoas em áreas subtropicais. Cerca de 16-22% dos pacientes com catarata que recebem cirurgia têm menos de 55 anos de idade. Em pacientes com catarata, o cristalino fica turvo devido a alterações nas proteínas e fibras do cristalino. Isso torna a lente do olho incapaz de focar de forma ideal, o que prejudica a visão. Existem vários fatores que aumentam o risco de desenvolver catarata, a saber:- Pacientes com diabetes mellitus : o risco é 60% maior se você tem diabetes.
- Drogas: Efeitos colaterais Corticosteroides, clorpromazina e fenotiazinas podem causar catarata.
- Exposição aos raios ultravioleta: Os raios ultravioleta podem danificar as proteínas do cristalino devido ao estresse oxidativo.
- Fumaça: Fumar faz com que as células do cristalino do olho se oxidem. Fumar também expõe a lente do olho a metais pesados, como o cádmio
- Álcool: Pessoas que bebem muito álcool correm maior risco de desenvolver catarata do que aquelas que bebem menos ou nenhum álcool.
- Desnutrição: A falta de ingestão de antioxidantes como vitaminas C, E e carotenóides pode aumentar o risco de catarata.
- Genética: Se alguém em sua família já teve catarata antes, é provável que você também esteja sob risco.
3. Glaucoma
O número de glaucoma nos últimos 10 anos aumentou. Em 2010, o número de pessoas com glaucoma era de 60,5 milhões. O laser é escolhido para reduzir se o medicamento não for eficaz. Glaucoma é uma lesão nos nervos do olho que torna a visão estreita. Esta doença ocular ocorre devido ao aumento da pressão sobre os nervos do globo ocular. A pressão criada pelo fluido ocular (humor aquoso) continua a ser produzida, mas não pode ser expelida novamente. O glaucoma não apresenta sintomas óbvios. Na verdade, se não for tratado, o glaucoma pode reduzir a capacidade de visão permanente à cegueira. Existem vários fatores que causam o glaucoma, a saber:- Descendentes: o risco aumenta 6 vezes mais se você tiver um membro da família nuclear (irmãos ou pais-filho) que tem glaucoma.
- Raça: Os asiáticos são mais suscetíveis ao glaucoma de ângulo fechado.
- Doença degenerativa: Ter diabetes, hipertensão e até hipotensão aumenta o risco de desenvolver glaucoma.
- Usando recursos visuais: Pessoas que usam óculos ou lentes de contato com lentes de tamanho grande são mais suscetíveis a essa doença ocular.
- Lesão ocular
- Tomando esteróides de longo prazo
- 40 anos e mais
- Sofredores de enxaqueca
- Tem constrição dos vasos sanguíneos
4. Distúrbios refrativos
De acordo com o Ministério da Saúde, o número de pessoas com problemas oculares na forma de erros de refração é de 22,1% de toda a população da Indonésia. Na verdade, 15% das vítimas estão em idade escolar. Pessoas com erros de refração correm o risco de cegueira. Pessoas com erros refrativos precisam de óculos especiais. Distúrbios refrativos são problemas oculares associados à deficiência visual. Isso torna a visão obscura. A razão é que certas formas de olhos impedem que a luz incida exatamente na retina. Existem 4 tipos de erros de refração, a saber:- miopia (míope) : o paciente não consegue ver claramente os objetos que estão longe dos olhos. Mesmo objetos distantes parecem embaçados. O termo leigo para essa condição é olho negativo.
- hipermetropia (clarividente ou olho positivo): Os sofredores têm dificuldade em ver objetos de perto. Pessoas míopes têm córnea achatada ou globo ocular muito curto. Isso torna os objetos próximos aos olhos embaçados.
- Astigmatismo (olho cilíndrico) : Em pessoas com doença ocular astigmatismo, o cristalino ou a córnea apresentam uma reentrância irregular. Isso afeta a luz que entra na retina do olho, de modo que a visão fica turva ou distorcida.
- Presbiopia (hipermetropia): problemas de foco do olho ocorre em idosos. A lente do olho não é mais flexível, portanto, não é mais capaz de focalizar rapidamente em objetos próximos. Eventualmente, a visão se torna obscura (visão).