Overdose de paracetamol que você precisa estar atento

É claro que muitas pessoas estão familiarizadas com o tipo de medicamento paracetamol que pode reduzir a febre e aliviar a dor. Normalmente, o paracetamol é usado para tratar muitas doenças, desde febre, dor de cabeça, dores musculares, dor de dente e muito mais. Mas se não for consumido de acordo com a dose, pode ocorrer overdose de paracetamol. A principal causa da sobredosagem com paracetamol é o consumo em desacordo com as recomendações. Em um dia, a dose máxima para adultos é de 4000 mg por dia. Consumir muito paracetamol tem um impacto negativo no corpo. Além disso, muitos paracetamol são vendidos livremente sem receita médica. [[Artigo relacionado]]

Limite máximo para dar paracetamol

Tanto em crianças como em adultos, o paracetamol só deve ser tomado quando for absolutamente necessário. Por exemplo, uma criança que tem febre, mas ainda está ativa e quer comer, não precisa tomar paracetamol. De preferência, o paracetamol só é administrado se a febre for alta para que a criança não descanse, esteja fraca e nem tenha apetite. Geralmente, o paracetamol é administrado por via oral na forma de comprimidos, cápsulas ou xaropes. Mais tarde, o conteúdo do paracetamol entra no intestino e circula por todo o corpo para aliviar a dor e reduzir a febre. O limite máximo para tomar paracetamol é:
  • Maduro: 1000 mg por dose e 4000 mg por dia
  • Crianças maiores de 2 anos: De acordo com o peso (não a idade)
Tente sempre dar paracetamol - especialmente para crianças - com uma colher medida especial para evitar erros na dosagem. Para crianças, o paracetamol pode ser administrado a cada 6 horas. No entanto, se a febre não baixar por mais de 3 dias, você deve consultar um médico imediatamente, pois teme-se que uma infecção bacteriana ocorra.

Sintomas de overdose de paracetamol

Os sintomas de uma overdose de paracetamol podem ser vistos imediatamente. Quando uma pessoa tem uma overdose de paracetamol, é melhor procurar ajuda médica o mais rápido possível. Os sintomas de uma overdose de paracetamol são:
  • Perda de apetite
  • Enjoativo
  • Jogar fora
  • Dor de estômago
  • Suando
  • Sentindo confuso
  • Lerdo
  • Difícil de respirar
  • Difícil de respirar
  • Rosto inchado

Perigo de overdose de paracetamol

O paracetamol é um dos medicamentos que mais frequentemente causa sobredosagem. Em apenas alguns dias, uma overdose de paracetamol pode levar à insuficiência renal. Se fatal, a morte também é possível. Existem muitas coisas que podem causar uma overdose de paracetamol. Começando por incidentes como pessoas que veem a dose errada e acidentalmente engolem muito paracetamol para realmente querer tomar paracetamol para acabar com a vida. Além disso, pessoas com problemas renais ou dependentes de álcool também são mais propensas a uma overdose de paracetamol. Aqueles que não recebem nutrição suficiente, como pessoas com problemas alimentares ou dores crônicas, também estão sujeitos a uma overdose de paracetamol. Algumas das complicações de uma overdose de paracetamol são:
  • encefalopatia

Condição quando há uma perturbação no cérebro de modo que a pessoa fica confusa e desorientada. É por isso que um dos sintomas de uma overdose de paracetamol é sentir-se confuso ou atordoado.
  • Distúrbios renais

A overdose de paracetamol também pode causar problemas renais, como redução drástica da produção de urina a níveis fatais na forma de insuficiência renal. Ironicamente, isso pode acontecer em questão de dias.
  • Hipoglicemia

Outra complicação que pode ocorrer devido a uma overdose de paracetamol é a hipoglicemia ou níveis de açúcar no sangue que estão muito baixos para que os órgãos do corpo não possam funcionar adequadamente.
  • Aumento de ácido no sangue

A overdose de paracetamol também pode desencadear um aumento de ácido no sangue ou também conhecido como acidose. As características das pessoas que sentem isso são a falta de ar.

Primeiros socorros para pessoas que tiveram uma overdose de drogas

Ao encontrar alguém que teve uma overdose de drogas, você precisa fazer o seguinte para salvá-lo.
  • Ligue para os serviços de emergência imediatamente se a pessoa estiver inconsciente, parar de respirar ou parecer fraca e não conseguir se levantar. Nem todos os casos de overdose ocorrem rapidamente, às vezes alguns casos podem durar horas até que a pessoa perca a vida.
  • Se a pessoa estiver inconsciente, tente realizar a RCP. Normalmente, a equipe de emergência que auxilia no telefone irá orientá-lo para realizar a RCP na vítima.
  • Se a pessoa estiver inconsciente, mas ainda respirando, tente deitá-la de lado. Mantenha as vias respiratórias abertas inclinando a cabeça para trás e levantando o queixo.
  • Não deixe a pessoa sozinha até a chegada de ajuda. Isso ocorre porque as pessoas que tomam uma overdose de drogas podem ficar conscientes e inconscientes rapidamente.
Quando uma pessoa tem uma overdose de paracetamol, a ajuda médica deve ser fornecida imediatamente. A equipe médica descobrirá a dose e o tipo de paracetamol que causou a overdose. Além disso, também é necessário saber se a pessoa também consome álcool em um futuro próximo ou mesmo ao mesmo tempo que toma paracetamol. O paciente também fará uma série de testes, como função renal, níveis de açúcar no sangue, testes de níveis de paracetamol no corpo e níveis de ácido no sangue. Para evitar overdose de paracetamol, certifique-se de sempre tomar paracetamol de acordo com a dosagem e as recomendações do médico. Não tente ou aumente a dose sem o conhecimento do seu médico porque o seu corpo pode não ser capaz de tolerar isso.