Abstinência autoimune, quais alimentos devem ser evitados?

Autoimunidade é uma condição que ocorre quando o sistema imunológico do corpo ataca e danifica tecidos ou órgãos saudáveis ​​por acidente. Alguns exemplos de doenças autoimunes, incluindo lúpus, psoríase e artrite reumatóide. A fim de reduzir a inflamação e aliviar os sintomas, os portadores desta doença devem adotar uma dieta protocolo autoimune (AIP). Nessa dieta, vários alimentos são tabus auto-imunes.

Quais são as restrições alimentares autoimunes?

Alguns alimentos podem desencadear inflamação e piorar os sintomas autoimunes. Portanto, os portadores de doenças autoimunes devem aplicar a dieta AIP. AIP é uma dieta de eliminação, que envolve a eliminação de certos tipos de alimentos por algumas semanas. Depois de ultrapassar o limite de tempo predeterminado, você será solicitado aos poucos a comer de volta os alimentos que antes eram evitados. Em seguida, você deve observar e registrar as reações que ocorrem em seu corpo. Se houver um aumento nos sintomas, esses alimentos devem ser evitados a longo prazo. A seguir, tabus alimentares auto-imunes ao se submeter ao programa de dieta AIP:
  • Vegetais erva-moura : berinjela, pimentão, batata, tomate e especiarias de origem vegetal erva-moura (por exemplo, páprica em pó).
  • Produtos lácteos: leite de vaca, leite de cabra, leite de ovelha e seus derivados, como creme, queijo, manteiga e proteína em pó à base de leite
  • Ovos: ovos inteiros, claras de ovo, produtos que contenham ovos
  • Legumes: lentilhas, grão de bico, ervilhas, amendoim e seus derivados, como tofu, tempeh e manteiga de amendoim
  • Grãos: arroz, trigo, aveia, cevada, aveia e seus derivados, como massas, pão e cereais
  • Açúcar processado: açúcar de cana, xarope de milho, seus derivados, como refrigerante, doce, sorvete, chocolate e outros alimentos com os ingredientes listados
  • Óleo vegetal refinado: óleo de canola, óleo de milho, óleo de soja, óleo de girassol
  • Certas bebidas: álcool e café
  • Aditivos e adoçantes artificiais: gorduras trans, corantes alimentares, espessantes, estévia, manitol, xilitol
Além dos tipos de alimentos acima, os pacientes autoimunes também são aconselhados a evitar o consumo de algas, como espirulina ou chlorella, porque podem estimular uma resposta imunológica. No entanto, essa restrição alimentar autoimune que evita algas não é implementada em todas as dietas AIP.

Alimentos que devem ser consumidos por pessoas com doenças autoimunes

Os muitos tipos de restrições alimentares auto-imunes ao se submeter ao programa de dieta AIP costumam fazer as pessoas se perguntarem o que pode ser consumido. Alguns alimentos que devem ser consumidos por pessoas que sofrem de doenças autoimunes, incluindo:
  • Tubérculos: batata doce, taro e inhame
  • Frutas frescas: todas as frutas frescas, não processadas ou frutas secas
  • Vegetais: todos os vegetais, exceto vegetais erva-moura e algas
  • Óleos vegetais minimamente processados: azeite, óleo de coco e óleo de abacate
  • Alimentos fermentados ricos em probióticos: iogurte, kombuchá, kimchi, picles, kefir de coco e bebidas probióticas
  • Carne minimamente processada: carne de animais alimentados com capim, carne de animal selvagem, aves, vísceras, peixes e frutos do mar
  • Certos chás: chá preto e chá verde (3 a 4 xícaras por dia)
  • Adoçante natural: xarope de bordo e mel, contanto que você use com moderação
  • Vinagres: cidra de maçã, vinagre de vinho tinto, todos os vinagres sem adição de açúcar
  • Caldo de osso
Embora isso ainda seja permitido, pode ser solicitado que você reduza a ingestão de sal, gordura saturada, gorduras ômega-6, açúcares naturais como mel e xarope de bordo e alimentos à base de coco. Além disso, os pacientes autoimunes também são aconselhados a manter a ingestão de frutas e vegetais com alto índice glicêmico, para não exagerar.

Por que as pessoas com doenças autoimunes devem adotar a dieta AIP?

O objetivo da dieta AIP é evitar alimentos que podem irritar o intestino de pessoas com doenças auto-imunes. Além disso, a dieta AIP concentra-se na ingestão de alimentos ricos em nutrientes para reduzir a inflamação. De acordo com vários estudos, a dieta AIP é uma das formas eficazes de tratar certas doenças autoimunes. Um estudo realizado em 2017 descobriu que a aplicação de restrições alimentares autoimunes, seguindo a dieta AIP, pode ajudar a tratar os sintomas da doença inflamatória intestinal (DII). IBD é uma doença auto-imune. [[Artigo relacionado]]

Notas de SehatQ

Pessoas com doenças autoimunes devem seguir uma dieta protocolo autoimune (AIP) para reduzir a inflamação e aliviar os sintomas. Na dieta AIP, alimentos como laticínios, ovos, açúcar refinado e vegetais erva-moura ser um tabu auto-imune. Em vez disso, você deve comer frutas frescas, tubérculos e alimentos fermentados. Para uma discussão mais aprofundada sobre tabus autoimunes e quais alimentos devem ser consumidos, pergunte ao médico diretamente no aplicativo de saúde SehatQ. Baixe agora em App Store e Google Play .