Antibióticos para tosse não devem ser tomados descuidadamente, esse é o motivo

Não tome remédios descuidados quando estiver resfriado e tossir, muito menos antibióticos. Os antibióticos para tosse só são recomendados sob certas condições e, mesmo assim, devem ser sob recomendação e supervisão de um médico. Os antibióticos são medicamentos que os médicos usam para matar bactérias que causam doenças em seu corpo. Enquanto isso, a maioria das tosses é causada por vírus, portanto, dar antibióticos não vai curar sua condição e pode piorar sua saúde geral. A tosse causada por vírus geralmente desaparece por conta própria em 2 a 3 semanas. Quando a tosse dura mais tempo do que outros sintomas preocupantes, seu médico pode recomendar antibióticos para a tosse.

Que tipo de tosse pode ser tratada com antibióticos?

Conforme mencionado acima, os antibióticos só devem ser tomados se sua tosse for causada por uma infecção bacteriana. agora, o diagnóstico só pode ser feito após um exame médico, portanto, não se deve comprar antibióticos sem receita, mesmo que sejam vendidos sem receita a um preço relativamente acessível. Seu médico irá prescrever antibióticos para tosse se:
  • Sua tosse não diminui em 14 dias
  • Sintomas de uma infecção sinusal causada por uma bactéria que não melhora em 10 dias ou melhora em um curto período de tempo e depois piora
  • Você tem tosse convulsa (coqueluche) ou tosse devido à pneumonia causada por uma infecção bacteriana
  • Você tem uma tosse acompanhada de muco verde amarelado e febre de mais de 38,9 graus Celsius por vários dias consecutivos.
Se a tosse for acompanhada de febre de 38 graus Celsius ou ocorrer em um bebê com menos de 3 meses de idade, consulte imediatamente um médico. Bebês muito pequenos podem ter uma infecção grave que requer antibióticos para tossir. Quando seu médico prescreve antibióticos para sua tosse, ele geralmente lhe dirá o diagnóstico. É muito importante que tome os antibióticos conforme prescrito, partindo do número de doses até à duração da toma do medicamento que tem de tomar. Se ainda houver antibióticos, eles não devem ser guardados para tratar sua tosse posteriormente. Você também não deve compartilhar antibióticos com outras pessoas ou tomar antibióticos prescritos para outras pessoas para evitar os efeitos negativos de tomar antibióticos.

Os efeitos negativos do uso de antibióticos para tosses

Se você usa antibióticos com frequência, a bactéria se "adapta" ao medicamento. Portanto, quando você pega uma doença causada por uma bactéria e toma antibióticos, os medicamentos não funcionam e diz-se que você tem resistência aos antibióticos. Os antibióticos também têm efeitos colaterais, como tonturas, náuseas e vômitos, infecções por fungos e diarreia. Em casos mais graves, os antibióticos podem causar reações alérgicas, dificuldade em respirar e danos intestinais. [[Artigo relacionado]]

Controle adequado da tosse

A tosse teimosa é irritante, mas isso não significa que você possa tomar antibióticos imediatamente para a tosse sem receita médica. Embora a tosse desapareça por si mesma, existem coisas que você pode fazer para reduzir o desconforto causado por ela, como:

1. Tome remédio para tosse

O medicamento recomendado para a tosse é um medicamento que contém guaifenesina ou o antitussígeno dextrometorfano. No entanto, este medicamento só deve ser tomado por adultos ou crianças com idade superior a 12 anos.

2. Beba mel

O mel é comprovadamente eficaz no alívio de tosses que atacam o trato respiratório, uma das quais é reduzir a frequência e a gravidade da própria tosse. No entanto, beber mel só é recomendado para adultos e crianças com mais de 5 anos, enquanto bebês com menos de 1 ano não devem receber mel.

3. Tome um analgésico para dor de garganta

Você pode tomar uma pastilha para dor de garganta para limpar as vias respiratórias. Como alternativa, você também pode consumir bebidas quentes, incluindo água fervida com gengibre. Algumas das dicas a seguir também podem ser feitas para aliviar a tosse e a dificuldade respiratória sem a necessidade de tomar antibióticos para tossir, a saber:
  • Beba muita água para não ficar desidratado e reduzir a espessura do muco
  • Viva ou tome um banho quente para diluir o catarro, mas não faça isso se sua tosse for causada por asma
  • Gargareje com água salgada para soltar o catarro
  • Use um travesseiro mais alto para dormir melhor
  • Não fume.
Se as dicas acima não aliviarem a tosse, verifique sua condição com um médico. Se o médico prescrever antibióticos para tosse, siga as instruções do médico e fique longe dos tabus dados, se houver.