Como superar pessoas que desmaiam, o que deve ser feito imediatamente

Assistir alguém desmaiar na sua frente pode certamente causar pânico e confusão. Mesmo que essa pessoa precise de ajuda imediata. Se não for ajudado imediatamente, teme-se que a condição possa colocar sua vida em perigo. Além disso, os desmaios podem ser causados ​​por várias coisas, desde leves a graves. Ao ligar para os serviços de emergência, existem maneiras de lidar com uma pessoa que desmaia como primeiros socorros.

Como lidar com desmaios de maneira adequada

O desmaio geralmente ocorre quando o cérebro não recebe sangue suficiente por um certo tempo, causando perda de consciência. Embora geralmente de curta duração, essa condição pode ser perigosa para o paciente. Veja como lidar com pessoas desmaiando adequadamente:

1. Proteja o lugar

Proteja o local, certifique-se de que não há veículos e pessoas passando ao redor da pessoa inconsciente.

2. Peça ajuda

Peça ajuda às pessoas ao redor, não faça isso sozinho. E peça a uma das pessoas que chame uma ambulância.

3. Posicione-se de costas

Posicione a vítima de costas para ajudar a restaurar o fluxo sanguíneo. Mantenha objetos pontiagudos ou perigosos nas proximidades. Se ele se machucar em uma queda após desmaiar, tente tratar o ferimento. Especialmente se ocorrer sangramento, aplique pressão na área afetada para estancar o sangramento.

4. Afrouxe as roupas

Afrouxe as áreas apertadas da roupa, como cintos ou golas, pois podem dificultar a respiração.

5. Tente acordá-la

Dê um tapinha no ombro da vítima com firmeza e rapidez enquanto diz "Pak Wake up, senhor" em voz alta. Essa ação ajuda a restaurar a consciência. Se ele vomitar ou sangrar pela boca, vire-o de lado. Chame ajuda médica imediatamente.

6. Verifique a respiração

A RCP é feita para que o sangue volte ao normal Verifique sua respiração para ter certeza de que a vítima ainda está respirando ou não. Se a pessoa não estiver respirando, realize a RCP (ressuscitação cardiopulmonar), que é uma técnica de compressão torácica e respiração artificial para que o sangue oxigenado possa fluir de volta para o cérebro e o resto do corpo. Faça a RCP até que cheguem os serviços médicos de emergência ou até que a vítima inconsciente respire novamente.

7. Deixe-o descansar

Assim que ele acordar, não o deixe se levantar muito rapidamente, pois isso pode derrubá-lo novamente. Deixe-o descansar primeiro. Você também pode dar a ele suco de fruta se ele não comer por mais de 6 horas para aumentar sua energia. Fique com ele até que esteja totalmente recuperado. Essa forma de lidar com pessoas que desmaiam pode ajudar a vítima a acordar imediatamente. No entanto, se a vítima apresentar vários sintomas, como lábios ou rosto azulados, batimento cardíaco irregular ou lento, dor no peito, dificuldade em respirar, dificuldade em acordar e confusão, ele ou ela deve procurar atendimento médico de emergência imediatamente. [[Artigo relacionado]]

Causas de desmaios

A queda súbita da pressão arterial pode causar desmaios. Os desmaios ocorrem devido à falta de sangue no cérebro. Essa condição pode ser causada por uma falha do coração em bombear o sangue, os vasos sanguíneos não são fortes o suficiente para fazer o sangue fluir para o cérebro, então não há sangue suficiente nos vasos sanguíneos. Uma série de outras condições também podem fazer com que uma pessoa experimente desmaios, a saber:
  • Grave medo, ansiedade ou pânico
  • Morrendo de fome
  • Consumo excessivo de álcool
  • Dor forte
  • A pressão arterial cai de repente
  • Baixo teor de açúcar no sangue
  • Ficar muito tempo em uma posição
  • Levantar-se muito rapidamente de uma posição sentada ou deitada
  • Respiração excessiva ou inspiração e expiração muito rápida (hiperventilação)
  • Desidratação
  • Praticar atividade física excessiva em altas temperaturas
  • Convulsões
  • Tosse muito forte
  • Esforço excessivo
  • Batimento cardíaco irregular (arritmia)
  • Sofrendo de certas doenças, como diabetes, doenças cardíacas, aterosclerose ou doenças pulmonares crônicas.
Além disso, os medicamentos que podem reduzir a pressão arterial também podem causar desmaios. Esses medicamentos são comumente usados ​​para tratar alergias, hipertensão, depressão e ansiedade. Você pode consultar um médico se o uso desses medicamentos o fizer desmaiar. Qualquer pessoa pode desmaiar, tanto em crianças como em adultos. Portanto, você deve estar sempre ciente disso. Para uma discussão mais aprofundada sobre desmaios, pergunte ao médico diretamente no aplicativo de saúde da família SehatQ. Baixe agora em App Store e Google Play .