Antibióticos: funções dos medicamentos e seus efeitos, se usados ​​conforme prescrito

Os antibióticos são drogas que matam ou retardam o crescimento de bactérias no corpo que causam várias doenças. A penicilina, como o primeiro antibiótico produzido em massa, foi descoberta pela primeira vez por Alexander Fleming. Antes que os antibióticos fossem introduzidos na medicina moderna em 1936, quase 30% dos casos de doenças bacterianas resultavam em morte. Não é de admirar que os antibióticos sejam finalmente conhecidos como o "rei" da medicina no tratamento de casos de doenças bacterianas.

Como funcionam os antibióticos

Consulte um médico antes de tomar antibióticos. Os antibióticos são um tipo de medicamento que exige receita médica. Portanto, é aconselhável consumi-lo sob a supervisão de um médico. Antes disso, o médico examinará primeiro a doença que você tem, para garantir o potencial de bactérias como a causa do problema de saúde. Em alguns casos, o médico pode solicitar que você faça exames de sangue ou urina com base nos sintomas encontrados. Então, se você tiver confirmado que sua doença é causada por bactérias, o médico prescreverá imediatamente os antibióticos necessários. os médicos podem prescrever antibióticos na forma de:
  • Tábua
  • Cápsula
  • Fluido
  • Creme
  • Pomada
Então, como essa droga age para matar bactérias causadoras de doenças? Na verdade, o corpo tem um sistema imunológico e glóbulos brancos que podem combater as bactérias. Mas quando o número de bactérias aumenta, o sistema imunológico fica sobrecarregado e não consegue lidar com isso. É quando os antibióticos são necessários. Esses medicamentos ajudam o sistema imunológico a combater bactérias que podem causar doenças. A forma como os antibióticos atuam para matar as bactérias no corpo é das seguintes maneiras:
  • Ataca as paredes que revestem as bactérias
  • Interfere na reprodução bacteriana
  • Inibe a produção de proteínas em bactérias
[[Artigo relacionado]]

Classes de antibióticos e doenças que têm potencial de cura

Algumas classes de antibióticos que você precisa saber Existem vários tipos de antibióticos. As doenças que podem ser curadas também variam. O médico determinará o tipo de acordo com sua condição. Algumas classes de antibióticos incluem:

1. Penicilina

A penicilina é a primeira classe de antibióticos na história da medicina. A penicilina é usada para tratar doenças como faringite estreptocócica, pneumonia, sífilis, meningite, tuberculose (TB), gonorreia ou febre reumática. A penicilina está disponível na forma de comprimidos, cápsulas, xarope seco ou injeções. Além disso, a penicilina também possui vários tipos, que incluem:
  • Penicilina V
  • Penicilina G
  • Amoxicilina
  • Ampicilina
Os efeitos colaterais dos medicamentos com penicilina também variam, desde diarreia, náuseas, dores de cabeça, erupções cutâneas e coceira.

2. Cefalosporinas

As cefalosporinas (cefalosporinas) são uma classe de drogas antibacterianas semelhantes às penicilinas. As cefalosporinas podem curar várias doenças, como infecções de pele, infecções do trato urinário, dor de garganta, infecções de ouvido, pneumonia bacteriana, infecções dos seios da face, meningite e gonorréia. Assim como as penicilinas, as cefalosporinas possuem vários tipos, a saber:
  • Cefazolina
  • Cefachlor
  • Cefuroxima
  • Cefadroxil
  • Cefixime
  • Ceftriaxona
Os efeitos colaterais das cefalosporinas incluem náuseas ou vômitos, diarréia, aftas, erupções cutâneas e coceira.

3. Tetraciclina

O grupo das tetraciclinas é usado para tratar doenças causadas por bactérias clamídia, micoplasmas, protozoários ou riquétsias. As doenças e problemas de saúde que podem ser aliviados por este antibiótico são:
  • Malária
  • Espinha
  • antraz
  • Infecções gastrointestinais
  • Infecção gengival
  • Infecção de pele
  • Infecções do trato respiratório causadas por bactérias Mycoplasma pneumoniae
As tetraciclinas também causam efeitos colaterais como erupções cutâneas, coceira, coceira vaginal, aftas, tontura e diarreia. Demeclociclina, doxiciclina, eravaciclina, minociclina, omadaciclina e tetraciclina são tipos de drogas que pertencem ao grupo das tetraciclinas.

4. Aminoglicosídeos

Os aminoglicosídeos são uma classe de antibióticos usada para tratar infecções estomacais, infecções do trato urinário, bacteremia (doenças bacterianas no sangue) e endocardite (infecção do endocárdio do coração). Gentamicina, amicacina, tobramicina, canamicina, estreptomicina e neomicina são tipos de aminoglicosídeos. Os efeitos colaterais dessa classe de drogas são bastante diferentes dos da penicilina ou da tetraciclina. A seguir estão alguns dos efeitos colaterais do uso de aminoglicosídeos:
  • Distúrbios da audição
  • Danos ao ouvido interno
  • Danos nos rins
  • Paralisia do músculo esquelético
Os aminoglicosídeos são um tipo de antibiótico que apresenta efeitos colaterais graves. Os pacientes são aconselhados a não tomá-lo sem o conselho e a supervisão de um médico.

5. Macrolídeos

Existem vários tipos de drogas macrolídeos, como azitromicina, claritromicina, eritromicina, espiramicina e telitromicina. Os macrolídeos são usados ​​para tratar infecções respiratórias, infecções sexualmente transmissíveis, infecções nos ouvidos, nariz e garganta e infecções na boca. Os efeitos colaterais comuns dos macrolídeos incluem diarreia, vômitos, náuseas e dores intestinais.

6. Clindamicina

A clindamicina atua retardando ou interrompendo o crescimento de bactérias. Acredita-se que a clindamicina trate a otite média (infecção do ouvido médio), infecções dos seios da face, meningite, pneumonia, infecções vaginais, doença inflamatória pélvica e acne. Os efeitos colaterais da clindamicina são náusea, vômito, sensação de gosto metálico na boca, dor nas articulações, dor ao engolir e coceira vaginal.

7. Sulfonamidas

As sulfonamidas são antibióticos usados ​​para tratar diarreia, bronquite, infecções oculares, infecções do trato urinário, pneumonia e queimaduras. As sulfonamidas têm vários tipos, como sulfisoxazol, zonisamida e sulfassalazina. Os efeitos colaterais variam, desde erupções cutâneas, coceira, dores de cabeça, fadiga, dores nas articulações e sensibilidade à luz.

8. Trimetoprima

A trimetoprima é um antibiótico frequentemente usado para tratar infecções da bexiga e diarreia. Às vezes, o trimetoprima também é usado junto com outras classes de antibióticos para tratar a pneumonia. Alguns dos efeitos colaterais do trimetoprim são erupções cutâneas, vômitos, coceira, dor de garganta, dificuldade em engolir e dores nas articulações.

9. Quinolonas

As quinolonas são antibióticos que pertencem à classe dos antibióticos usados ​​para tratar infecções do trato respiratório inferior, infecções de pele e infecções do trato urinário. Acredita-se que um tipo de quinolona, ​​a fluoroquinolona, ​​também trate a inflamação da próstata, sinusite e gonorréia. Os efeitos secundários das quinolonas são considerados muito perigosos, tais como arritmia (ritmo cardíaco irregular), alterações nos níveis de açúcar no sangue, neuropatia (lesão dos nervos), distúrbios do sistema nervoso central (insónia, convulsões, inquietação, agitação). Esta classe de quinolonas inclui os medicamentos ciprofloxacino, levofloxacino e moxifloxacino. [[Artigo relacionado]]

A resistência aos antibióticos existe desde 1940

A penicilina, como o primeiro antibiótico produzido em massa, foi descoberta pela primeira vez por Alexander Fleming. Desde então, os pesquisadores descobriram e perceberam o risco da resistência aos antibióticos, considerando que os germes sempre encontrarão maneiras de sobreviver e se tornarem resistentes a novos medicamentos. Com o tempo, mais e mais germes se tornam resistentes aos antibióticos. Na década de 1940, os pesquisadores descobriram que as bactérias podem eliminar a função dos antibióticos por meio de reações enzimáticas produzidas pelas bactérias. Como resultado, a cada ano os pesquisadores descobriram que cerca de 25.000 pacientes morreram na Europa de infecções bacterianas resistentes aos medicamentos, e mais nos Estados Unidos, com 63.000 pacientes morrendo de infecções bacterianas em hospitais. Para superar esse problema, os pesquisadores estão tentando desenvolver novos tipos de antibióticos que não sejam afetados pela modificação bacteriana e limitar o uso de antibióticos apenas quando necessário. Esse método ainda ajuda a manter a eficácia do antibiótico. No entanto, deve-se ter em mente que, um dia, as bactérias se tornarão resistentes a todos os antibióticos no mercado.

Notas de SehatQ

O seu médico irá aconselhá-lo a tomar antibióticos sempre, mesmo que se sinta melhor. Se o tratamento com antibióticos for interrompido no meio do caminho, a possibilidade de infecção pode voltar e aumentar o risco de as bactérias se tornarem resistentes a esses antibióticos. Os antibióticos são um tipo de medicamento que pode causar efeitos colaterais como alergias. É por isso que a compra de antibióticos exige receita médica. O consumo também deve ser feito sob a supervisão de um médico.