Orelhas como o som do vento, aqui estão as causas e como superá-las

O zumbido é um problema que faz com que os ouvidos soem como o vento e um zumbido ou zumbido. O som que aparece pode soar como um assobio ou outro tipo de som irritante. No zumbido, a fonte de som vem de dentro (ouvidos ou cabeça), não do ambiente ao redor. Cerca de 15-20% das pessoas experimentaram zumbido e geralmente não é causado por algo perigoso. O zumbido não é realmente uma doença, mas um sintoma de certas condições. Para tratar o zumbido, a causa deve primeiro ser identificada.

A causa do ouvido é o som do vento

Zumbido ou problemas de ouvido, como o som do vento, podem ser divididos em dois tipos, ou seja, zumbido subjetivo e objetivo. Aqui estão as diferenças entre esses dois tipos de zumbido e as condições que podem causá-los.

1. Causas do zumbido subjetivo

No zumbido subjetivo, o som do vento ou toque só pode ser ouvido por você. Isso pode ser causado por problemas nos ouvidos externo, médio ou interno. Além disso, o som que aparece também pode ser causado pela perda de audição no cérebro. Este nervo é a parte do cérebro que interpreta os sinais como sons. Uma das causas comuns de orelhas semelhantes às do vento são os danos às células ciliadas localizadas no ouvido interno. Esses fios de cabelo se movem de acordo com a pressão das ondas sonoras e liberam sinais elétricos do ouvido para o cérebro por meio do nervo auditivo. O cérebro então interpreta o sinal como som. Se os fios de cabelo das orelhas estiverem bagunçados, como tortos ou danificados, eles podem emitir sinais elétricos irregulares que podem causar zumbido. Algumas das condições comuns que causam ouvidos, como o ruído do vento, são:
  • Presbiacusia, ou seja, perda auditiva devido ao envelhecimento que geralmente começa aos 60 anos.
  • Exposição ao ruído. Distúrbios de zumbido de curto prazo podem ocorrer devido a ruídos muito altos ou barulhentos.
  • Bloqueio no canal auditivo. Geralmente devido ao acúmulo de sujeira que causa perda auditiva ou irritação do tímpano.
  • Otosclerose. Ossificação anormal do ouvido médio. Normalmente devido à genética.
Enquanto isso, as causas de ouvidos, como o ruído do vento, são menos comuns, incluindo:
  • Doença de Meniere. Nessa condição, o zumbido ocorre devido à pressão anormal do fluido do ouvido interno.
  • Distúrbios da articulação temporomandibular (ATM), ou seja, distúrbios da articulação tempomandibular (onde o osso maxilar encontra o crânio na frente da orelha).
  • Lesão na cabeça e / ou pescoço. Geralmente causa zumbido em um ouvido.
  • Neuroma acústico. Tumores benignos que se desenvolvem nos nervos cranianos, que vão do cérebro ao ouvido interno.
  • Disfunção da tuba auditiva. O tubo que conecta o ouvido médio à parte superior da garganta que deve abrir e fechar, mas fica aberto o tempo todo. Isso faz com que o ouvido pareça o vento e pareça cheio.
  • Espasmos do músculo da orelha interna. Tensão inexplicável ou espasmo dos músculos do ouvido interno podem ser causados ​​por doenças neurológicas, incluindo: esclerose múltipla.

2. Causas do zumbido objetivo

No zumbido objetivo, o som que aparece também pode ser ouvido por outras pessoas, por exemplo, o médico que realiza o exame. O zumbido objetivo é menos comum e pode ser causado por um problema nos vasos sanguíneos, um distúrbio ósseo do ouvido médio ou contrações musculares. A causa do zumbido objetivo geralmente está relacionada ao som dos vasos sanguíneos próximos ao ouvido. Nesse caso, o som será ouvido junto com o pulso (zumbido pulsátil). Isso pode ser causado por:
  • Fluxo turbulento através das artérias carótidas ou veias jugulares no pescoço
  • Tumores no ouvido médio
  • Danos aos vasos sanguíneos da membrana que cobre o cérebro.
[[Artigo relacionado]]

Superando os ouvidos como o som do vento

A maioria dos zumbidos não requer tratamento médico. No entanto, há momentos em que o zumbido é irritante o suficiente para precisar ser tratado. Para superar o ouvido como se houvesse um som de vento, é necessário um exame para determinar a causa. Lembre-se de que o zumbido em si não pode ser tratado, mas existem maneiras de reduzir os sintomas.
  • Uso de aparelhos auditivos para pacientes com perda auditiva.
  • Limpe as orelhas regularmente de maneira adequada.
  • Se for causado por um distúrbio nos vasos sanguíneos, o médico prescreverá medicamentos ou cirurgia.
  • Evite cafeína e outros tipos de estimulantes que podem piorar o zumbido.
Você deve entrar em contato com um médico otorrinolaringologista se o zumbido ou os sons nos ouvidos, como o vento, forem incômodos e acompanhados de outros sintomas, como perda de audição, tontura, visão turva ou zumbido após uma infecção respiratória superior. Para discutir melhor o ouvido como o som do vento, você pode pergunte ao médico diretamente no aplicativo de saúde da família SehatQ. Baixe agora em App Store e Google Play.