Quando se trata do uso de substâncias, a primeira coisa que vem à mente são provavelmente narcóticos e drogas ilegais, também conhecidas como drogas. Na verdade, existem outros tipos que você pode até encontrar no menu diário de alimentos ou bebidas, como chá e café. Substâncias viciantes são basicamente drogas e princípios ativos que, quando consumidos por seres vivos, causam uma dependência difícil de ser interrompida. Quando você é viciado nessa substância, quer usá-la constantemente. Quando você para, o corpo se cansa rapidamente e sente uma dor terrível. Você bebe café ou chá e costuma se sentir tonto ou fraco quando não o faz? bebendo café ou chá pela manhã? Sim, é apenas um sinal de que a substância afetou seu corpo. As substâncias viciantes são divididas em três grupos: substâncias viciantes não narcóticas e psicotrópicas, substâncias viciantes narcóticas e substâncias viciantes psicotrópicas. Quais são as diferenças entre esses três grupos? Que tipo? Aqui está a explicação.
Substâncias viciantes não são narcóticos e psicotrópicos
À primeira vista, esse grupo é inofensivo, você pode nem perceber. A razão é que substâncias viciantes não narcóticas e psicotrópicas são freqüentemente consumidas por humanos, como chá ou café, conforme mencionado anteriormente.Cafeína
Nicotina
Álcool
Substâncias narcóticas que causam dependência
Esta é uma substância viciante com a qual você geralmente está familiarizado porque seu uso é ilegal e muito perigoso para a saúde. Exemplos de substâncias viciantes que se enquadram neste grupo são metanfetamina, ópio, cocaína, maconha, heroína, anfetaminas e outros. Na verdade, os narcóticos são legais para serem usados apenas no mundo médico, por exemplo, como anestésicos para pessoas que serão operadas, que também devem obedecer às diretrizes. O abuso de narcóticos pode causar um efeito de dor excruciante (sakaw) ao não tomá-los, de modo que ele sente que precisa continuar usando os narcóticos para curar sua condição. [[Artigo relacionado]]Substâncias psicotrópicas viciantes
Basicamente, todas as substâncias viciantes estão incluídas no grupo psicotrópico. No entanto, as substâncias psicotrópicas não são necessariamente substâncias viciantes porque nem todas as substâncias psicotrópicas podem causar dependência. Os psicotrópicos são substâncias ou drogas naturais ou sintéticas que não são narcóticos e têm um efeito seletivo no sistema nervoso central. Os usuários de psicotrópicos experimentarão mudanças mentais e comportamentais porque essas substâncias podem reduzir a atividade cerebral ou estimular o sistema nervoso central e causar distúrbios comportamentais. Pessoas viciadas em psicotrópicos também podem experimentar efeitos colaterais na forma de alucinações, ilusões, distúrbios de pensamento e mudanças de sentimentos. O próprio psicotrópico é dividido em três grupos, a saber:- Depressores (sedativos-hipnóticos), nomeadamente substâncias ou fármacos que actuam na supressão do sistema nervoso central que, quando consumidos em pequenas quantidades, superam a ansiedade, ao passo que em grandes doses podem ser usados como soníferos e até causar amnésia. Vários tipos de drogas depressoras são sedatina / BK pílulas, rohypnol, magadon, valium, mandrax (MX) e benzodiazepínicos.
- Estimulantes (anfetaminas), que são substâncias sintéticas ou drogas usadas para estimular o sistema nervoso. Existem três tipos de anfetaminas, nomeadamente laevoanfeamina (benzedrina), dextroanfetamina (dexedrina) e metilanfetaminas (metedrina). As anfetaminas mais utilizadas são o MDMA (3,4, metilan-di-oximetanfetamina) ou mais conhecido como ecstasy e metanfetamina (shabu-shabu).
- Alucinógenos, ou seja, substâncias ou drogas que podem causar efeitos alucinatórios, como ouvir ou sentir algo que realmente não existe. Exemplos de alucinógenos naturais são maconha, ametista, mescalina do cacto Liphophora williamsii e psilocibina do fungo Psilocybe mexicana. Enquanto isso, os alucinógenos sintéticos incluem LSD (Dietilamida de ácido lisérgico).