Carcinógenos são a causa do câncer, como essas substâncias funcionam?

Você pode encontrar frequentemente as palavras 'cancerígeno' ou 'cancerígeno' em muitos artigos de saúde ou notícias em geral. Este termo é freqüentemente associado ao câncer. O que exatamente é cancerígeno? Quão grande é o perigo para nosso corpo?

Carcinógenos e carcinógenos

O termo carcinógeno está intimamente relacionado ao câncer. Simplificando, um cancerígeno é qualquer coisa que pode causar câncer. Enquanto cancerígena é a natureza da atividade dessas substâncias para desencadear o crescimento do câncer. Câncer é um termo usado para designar doenças em que células anormais do corpo se dividem sem controle e podem invadir outros tecidos. A natureza cancerígena de certas substâncias chamadas cancerígenas é o que faz com que essas células anormais apareçam no corpo. Os carcinógenos podem causar câncer ao alterar o metabolismo celular ou danificar diretamente o DNA celular, além de causar mutações celulares que interferem nos processos biológicos normais do corpo. As formas desses carcinógenos são muitas, desde substâncias no ar até os produtos que você usar., ou mesmo os produtos químicos contidos em alimentos e bebidas.

Tipos de carcinógenos

Aqui estão vários tipos de substâncias cancerígenas que estão ao nosso redor:
  • Produtos químicos

Certos produtos químicos usados ​​em casa ou no local de trabalho podem ser cancerígenos. Um exemplo de um material cancerígeno é o amianto, que é frequentemente usado como uma camada sob coberturas de telhados. O amianto, a longo prazo, pode causar câncer de pulmão e mesotelioma. De acordo com a OMS, os alimentos que normalmente consumimos podem até mesmo se tornar potencialmente cancerígenos, por exemplo, carne que foi processada no processo de salga, preservação, fermentação, defumação ou outros processos, como salsicha, carne enlatada, bacon, presunto, e assim por diante.
  • Radiação do meio ambiente

A radiação ultravioleta produzida pela luz solar pode ser absorvida pela pele e danificar as células da pele, de modo que acredita-se que essa radiação seja a causa do câncer de pele. Enquanto outra radiação é produzida a partir de um composto radioativo chamado radônio. Esses compostos ocorrem em pequenas quantidades a céu aberto, emitidos pela decomposição normal do urânio no solo e, em seguida, aprisionados em ambientes internos. Quando inalamos acidentalmente continuamente, o radônio danifica o revestimento dos pulmões e pode causar câncer de pulmão.
  • Radiação de procedimentos médicos

A radiação no mundo médico geralmente é usada para verificar um diagnóstico ou como um tratamento. Por exemplo, em pacientes que recebem radioterapia após mastectomia para câncer de mama, demonstrou-se que há maior risco de desenvolver câncer de pulmão devido à natureza carcinogênica da radiação.
  • Vírus

Existem vários vírus cancerígenos que podem causar câncer, como o papilomavírus humano (HPV), que causa o câncer cervical, ou o vírus da hepatite C, que pode causar câncer de fígado.
  • Tratamento específico

Alguns medicamentos de quimioterapia e terapia hormonal podem aumentar o risco de câncer. Por exemplo, alguns medicamentos de quimioterapia (como a ciclofosfamida) usados ​​para tratar pacientes com câncer de mama em estágio inicial podem, às vezes, causar leucemia ou câncer no sangue. Acredita-se que o uso de anticoncepcionais orais também aumenta o risco de câncer de mama em mulheres jovens.
  • Fator de estilo de vida

Estilos de vida pouco saudáveis, como fumar e uma dieta não supervisionada que leva à obesidade, também são considerados fatores cancerígenos. Ambas as condições são responsáveis ​​por mutações que causam vários tipos de câncer, como câncer de pulmão, rim ou útero.
  • Poluição

A Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (IARC) classificou a poluição do ar como cancerígena. Em sua avaliação, o IARC concluiu que a poluição do ar externo pode causar câncer de pulmão e também está associada a um risco aumentado de câncer de bexiga. Para ver uma lista completa de todas as substâncias que foram classificadas como cancerígenas, você pode consultar os links a seguir para os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC). [[Artigo relacionado]]

Como identificar substâncias cancerígenas?

Para determinar que uma substância está incluída na categoria dos carcinógenos, é necessário um processo que não é simples. Por exemplo, para provar que fumar pode causar câncer de pulmão, seriam necessários anos de pesquisa. Inicialmente, essas substâncias serão testadas em animais em laboratório e observadas quanto à atividade carcinogênica. Outros métodos também são realizados em humanos, como estudos retrospectivos que observam pacientes com câncer avaliando a história prévia do paciente, para analisar substâncias ou exposições experimentadas por pacientes que têm a capacidade de causar câncer. Embora todos os dias possamos entrar em contato com substâncias cancerígenas que foram descritas acima, a chance de contrair câncer depende de muitas coisas, como a quantidade e a frequência da exposição, ou pode ser de fatores hereditários do câncer hereditário. A melhor maneira de ficar longe do câncer é viver uma vida saudável, evitar fumar, consumir o máximo possível de alimentos e bebidas nutritivos e praticar exercícios regularmente.