Investigando calorias de arroz Shirataki adequadas para dieta

O consumo de arroz shirataki é frequentemente considerado um 'arroz milagroso' para pessoas que estão tentando perder peso. A razão é que esse arroz tem a vantagem de ser uma fonte de carboidratos com teor calórico mínimo, o que o torna adequado para o consumo de quem está fazendo dieta. Embora seja chamado de 'arroz', o arroz shirataki não é feito de grãos como o arroz branco ou o arroz integral. É um produto processado da planta shirataki, um tubérculo frequentemente chamado de konjac (Amorfófalo) e é amplamente cultivado no Leste Asiático. A planta konjac contém uma raiz amilácea rica em uma fibra dietética chamada glucomanano. Esta fibra é amplamente utilizada por fabricantes de alimentos para ser processada em produtos para perda de peso, como geléia ou farinha, que é então reprocessada em arroz ou macarrão.

Diferença entre arroz shirataki e arroz branco

Além dos diferentes tipos de origem vegetal, o arroz shirataki e o arroz branco também apresentam algumas diferenças básicas, como:
  • O conteúdo calórico

A afirmação de que o arroz shirataki é baixo em calorias é verdadeira. Sabe-se que as calorias do arroz Shirataki por porção de 100 gramas são de apenas 40 calorias, com 6 gramas de carboidratos. Por outro lado, arroz branco grão longo que foi cozido e é amplamente consumido pelos indonésios, contém 80 gramas de carboidratos e 356 calorias por 100 gramas de serviço. Como se sabe, o número de calorias que entram no corpo é diretamente proporcional à possibilidade de você ganhar peso.
  • Conteúdo nutricional

Apesar de ter uma vantagem em termos de calorias, o arroz shirataki não foi superior em termos de outros nutrientes que o arroz branco. O motivo é que o arroz shirataki praticamente não tem valor nutricional adicional, exceto por 1,69 mg de ferro em 100 gramas de porção. Por outro lado, 100 gramas de arroz branco grão longo também contém ferro tanto quanto 4,44 mg. Além disso, em quantidades menores também existem 6,67 gramas de proteína e 2,2 gramas de fibra alimentar. No entanto, no International Journal of Macromolecule Biology, afirma-se que todos os produtos feitos a partir da planta shirataki contêm fibra alimentar que é boa para a saúde. Isso se deve ao conteúdo de glucomanano no konjac, conforme mencionado acima. [[Artigo relacionado]]

Benefícios do arroz shirataki

Com base neste conteúdo nutricional geral, alguns nutricionistas recomendam consumir alimentos de grãos inteiros ou arroz integral para perda de peso. No entanto, você pode consumir arroz shirataki para obter alguns de seus benefícios, como:
  • Impede o aumento dos níveis de açúcar no sangue

Com base em pesquisas, o consumo de arroz shirataki por 65 dias consecutivos demonstrou prevenir e aliviar a hiperglicemia (aumento dos níveis de açúcar no sangue). A hiperglicemia ocorre quando o corpo tem pouca insulina ou é incapaz de produzir insulina suficiente para processar a glicose no sangue. Isso torna este arroz adequado para consumo por diabéticos.
  • Te mantém cheio por mais tempo

Um dos benefícios do arroz shirataki é que ele mantém você satisfeito por mais tempo. O arroz shirataki que você come se move lentamente pelo trato digestivo para que você não sinta fome rapidamente. Isso é o que torna o arroz shirataki chamado de 'arroz milagroso' e é freqüentemente usado por pessoas que estão de dieta.
  • Trato digestivo saudável

O conteúdo de fibra do arroz shirataki também pode servir de alimento para bactérias benéficas no intestino, de modo que sua função é semelhante à dos prebióticos. Isso aumentará simultaneamente o funcionamento do sistema imunológico, evitará a inflamação e proporcionará outros efeitos benéficos à saúde.
  • Reduz o colesterol

Alguns estudos afirmam que o conteúdo de glucomanano no shirataki também pode reduzir os níveis de colesterol total no sangue. O glucomanano atua aumentando a quantidade de colesterol que é excretado pelas fezes, de forma que o corpo absorva menos colesterol. Não há nada de errado em comer arroz shirataki como alternativa ao arroz branco em geral. No entanto, você ainda deve completar os nutrientes de que seu corpo necessita por meio de outros tipos de alimentos, como carne, vegetais e frutas.