Os pólipos nasais são protuberâncias não cancerosas no nariz

As causas do nariz entupido com coriza que não desaparece podem variar. Você pode pensar primeiro em sinusite, mas há uma outra condição que apresenta sintomas semelhantes aos da sinusite, ou seja, pólipos nasais.

Como são os pólipos?

Os pólipos nasais são protuberâncias não cancerosas no nariz. Embora frequentemente chamados de pólipos ou doença nasal, os pólipos são o resultado do inchaço que ocorre apenas na cavidade nasal, portanto, não podem ser classificados como uma doença. Coriza persistente pode ser um sinal de pólipos nasais. Quando os pólipos nasais são pequenos, geralmente não requerem tratamento. Mas os pólipos que são grandes ou crescem em grande número podem causar o bloqueio da drenagem de fluido dos seios da face. Como resultado, uma infecção sinusal aparecerá ou mais conhecida como sinusite. A sinusite é a inflamação dos seios paranasais e da cavidade nasal. Esta condição é classificada como aguda se ocorrer menos de 12 semanas e crônica se ocorrer mais de 12 semanas ou nos últimos 6 meses com recidivas por mais de 3 episódios. Para que as complicações da sinusite não ocorram, é melhor que os pólipos nasais sejam reconhecidos e tratados o mais rápido possível. [[Artigo relacionado]]

Quais são os sintomas dos pólipos nasais?

Os pólipos são tumores que podem aparecer em uma ou em ambas as fossas nasais. Essas saliências podem ser de cor amarelo-marrom a rosado. O tamanho do pólipo também varia. Eles variam do tamanho de uma gota d'água, se forem pequenos, ao tamanho de uma uva (especialmente se não houver mais de um pólipo). Os pólipos pequenos geralmente não interferem nas atividades, de modo que os sintomas não são sentidos. Embora os sintomas de pólipos nasais maiores possam incluir:
  • O nariz continua soprando, como se você estivesse com gripe.
  • Um nariz entupido que não vai embora.
  • É difícil sentir certos odores, ou você nem consegue cheirá-los.
  • Difícil de provar os alimentos.
  • Experiência gotejamento pós-nasal, nomeadamente a presença de muco que escorre constantemente pela garganta.
  • O rosto dói.
  • Tonto.
  • Ronco durante o sono.
  • Sensação de coceira ao redor da área dos olhos.
Em casos graves, os sintomas de pólipos nasais podem incluir: apnéia do sono(para de respirar repentinamente por um momento durante o sono) ou visão dupla. A visão dupla pode ocorrer quando você também tem sinusite por alergia a fungos ou fibrose cística.

Alergias prolongadas e outros fatores desencadeadores de pólipos nasais

Pessoas com asma têm maior risco de desenvolver pólipos nasais. Até agora, os especialistas médicos não conseguiram concluir com certeza a causa dos pólipos na cavidade nasal. No entanto, acredita-se que as seguintes condições aumentem a aparência desses pólipos:
  • Tem alergias, especialmente alergias de longa duração.
  • Tem um sistema imunológico baixo.
  • Fator de idade. Os pólipos nasais são mais comuns em adultos jovens e de meia-idade.
  • Tem asma. Esta doença pode fazer com que as vias aéreas se tornem estreitas e inchadas.
  • Muito sensível a certos medicamentos, como a aspirina.
  • Sinusite causada por alergia a fungos.
  • A fibrose cística, que é uma doença genética que faz com que o muco no corpo seja mais espesso e pegajoso do que o normal.
  • Síndrome de Churg-Strauss, uma doença rara que causa inchaço dos vasos sanguíneos.
  • Falta de ingestão de vitamina D.
Se for muito incômodo, os pólipos nasais devem ser tratados com a ajuda de um médico. O uso de medicamentos que contenham esteróides para cirurgia pode ser recomendado para tratar esta condição. Mesmo assim, os pólipos ainda podem reaparecer em uma data posterior. Portanto, você ainda precisa tomar medidas para evitar que os pólipos retornem rapidamente.

Os pólipos podem se curar por conta própria?

Os pólipos nasais pequenos podem ser tratados com medicamentos. No entanto, se o tamanho do pólipo nasal for aumentado, uma maneira de fazer isso é realizando uma cirurgia. Alguns tratamentos que costumam ser usados ​​para reduzir o tamanho dos pólipos incluem:

1. Esteróide em gotas ou spray

Este tipo de colírio de esteróide é administrado quando o nódulo do pólipo nasal tende a ser pequeno.

2. Comprimidos esteróides

Este tipo de comprimido de esteróide é administrado a pólipos maiores e com inflamação mais grave. Embora mais eficazes do que gotas ou sprays de esteroides, esses medicamentos podem causar efeitos colaterais, como ganho de peso, portanto, devem ser tomados por no máximo 1 semana consecutiva.

3. Outras drogas

Este medicamento é útil para reduzir a inflamação, como antibióticos, antifúngicos ou anti-histamínicos (analgésicos alérgicos).

4. Cirurgia (polipectomia)

A cirurgia pode ser feita se os medicamentos anteriores não puderem tratar o pólipo ou se o pólipo for tão grande a ponto de interferir nas vias aéreas. Além do medicamento para pólipos nasais acima, seu médico pode prescrever outros tipos de medicamentos para tratar outras doenças que o acompanham. Por exemplo, dor, reações alérgicas, infecções e assim por diante. Incluem anti-histamínicos para alergias, antibióticos para infecções crônicas ou persistentes e medicamentos antifúngicos.

Como evitar que os pólipos nasais voltem a crescer?

Use um umidificador de ar para manter o ar úmido. Como os pólipos são uma condição que freqüentemente aparece quando você tem alergias ou infecções prolongadas, você deve prevenir os fatores que desencadeiam alergias ou infecções. Algumas das coisas que você pode fazer incluem:
  • Mantenha a umidade do ar em seu ambiente. Por exemplo, usando um umidificador ou umidificador de água.
  • Mantenha a limpeza com cuidado para que vírus e bactérias não entrem na cavidade nasal, por exemplo, usar uma máscara ao andar de transporte público.
  • Evite coisas que possam irritar a cavidade nasal, como poluição do ar, poeira e outros alérgenos (gatilhos de alergia).
  • Trate cuidadosamente sua asma e alergias.
  • Se necessário, use um fluido de limpeza nasal para remover a poeira ou muco do nariz. Você pode comprar nas farmácias mais próximas
Se você suspeitar de sintomas de pólipos nasais, verifique sua condição com seu médico. Mesmo que eles não sejam nódulos cancerosos, não subestime os pólipos nasais, porque eles podem bloquear as vias aéreas mais tarde.