Os efeitos colaterais da água de coco são frequentemente subestimados. Na verdade, se consumida em excesso, a água de coco pode fazer mal a quem a consome. A água de coco é refrescante, principalmente quando está fria. Mas quem poderia imaginar que as bebidas que contêm muitos nutrientes podem causar efeitos colaterais? Para saber mais sobre os efeitos colaterais da água de coco, segue a explicação científica para que você possa evitar os efeitos colaterais dessa bebida.
Os efeitos colaterais da água de coco a serem observados
Não há como negar os benefícios da água de coco. Porém, qualquer coisa que seja consumida em excesso geralmente pode causar danos, inclusive essa água de coco. Aqui estão vários efeitos colaterais da água de coco, dos quais você deve estar ciente.
1. Aumentar os níveis de potássio no corpo
O potássio é um mineral necessário ao corpo. No entanto, se o corpo tiver excesso de potássio, vários efeitos negativos podem ocorrer. A água de coco é muito rica em potássio. Uma xícara (240 mililitros) de água de coco sozinha contém 17 por cento da ingestão diária recomendada (RAH) de potássio. Se ingerida em excesso, a água de coco pode causar hipercalemia (excesso de potássio no corpo). Quando os níveis de potássio no corpo estão muito altos, estes sintomas adversos podem ocorrer:
- lerdo
- Dormência e formigamento
- Nausea e vomito
- Dor no peito
- Ritmo cardíaco irregular.
Em casos extremos, a hipercalemia pode levar à insuficiência cardíaca. Se você não receber tratamento imediatamente, seu coração pode parar de bater. Esse efeito colateral da água de coco não deve ser subestimado, pois tem potencial para causar muitos danos à saúde. Em um caso, foi relatado que um homem desenvolveu hipercalemia após consumir água de coco em excesso após jogar tênis sob o sol escaldante.
2. Reduzindo a pressão arterial
Para pessoas com pressão baixa, é uma boa ideia consultar um médico antes de consumir água de coco. Porque, acredita-se que consumir água de coco em excesso reduz a pressão arterial significativamente. A pressão arterial baixa pode causar vários sintomas prejudiciais, incluindo tonturas, desmaios, visão turva, náuseas, fadiga e dificuldade de concentração.
3. Perturbar a função renal
Os efeitos colaterais da água de coco podem interferir na função renal. Para pessoas cujos rins não estão funcionando bem, é recomendável consultar um médico antes de consumir água de coco. A razão é que a água de coco contém altos níveis de potássio. Se o corpo receber uma ingestão excessiva de potássio, os rins terão cada vez mais dificuldade para excretá-lo pela urina.
4. Reações alérgicas
A alergia à água de coco é realmente muito rara, mas isso não significa que essa condição não possa ocorrer. Vários tipos de reações alérgicas, como erupções cutâneas, náuseas, tosse, congestão nasal ou inchaço, podem ocorrer se você for alérgico à água de coco. Na verdade, uma alergia à água de coco pode causar anafilaxia, que é uma reação alérgica muito perigosa e potencialmente fatal.
5. Atua como um laxante
O próximo efeito colateral da água de coco pode ser sentido por quem tem problemas com o sistema digestivo. Isso ocorre porque acredita-se que o coco tenha propriedades laxantes. Se a água de coco for consumida em excesso, o sistema digestivo ficará perturbado. Portanto, para quem tem problemas no aparelho digestivo, é aconselhável consultar um médico antes de consumir água de coco.
6. Diurético
Efeitos colaterais da água de coco a serem observados O próximo efeito colateral da água de coco vem de suas propriedades diuréticas. Portanto, consumir água de coco em excesso pode fazer com que você vá ao banheiro com frequência para urinar. Quando ingerida nas porções certas, a água de coco pode hidratar o corpo. No entanto, se ingerido em excesso, é possível que os vários efeitos colaterais acima possam ocorrer. [[Artigo relacionado]]
Notas de SehatQ:
A água de coco é realmente saudável, principalmente se consumida nas porções certas. Mas lembre-se, se você consumir em excesso, os vários efeitos colaterais da água de coco acima podem ocorrer. Além disso, lembre-se de que é melhor beber água de coco depois de dividir a fruta. Porque, se deixada por muito tempo, a água de coco vai perder seus nutrientes e não pode mais ser chamada de bebida saudável.