É seguro inalar fumaça de olíbano queimado?

O olíbano é uma substância que pode ser queimada e produz um certo aroma perfumado. Geralmente, na Indonésia, queimar incenso é feito para fazer incenso. Além disso, os benefícios do olíbano também podem ser usados ​​como matéria-prima para as indústrias farmacêutica, cosmética e de perfumaria. Sua origem é da árvore de olíbano que produz seiva. Essa resina ou seiva é então processada como uma mistura de aromaterapia para conservantes, conforme necessário.

Quais são os benefícios do olíbano?

Nada de novo, pois há milhares de anos o olíbano é usado em todo o mundo. Alguns dos benefícios são:

1. Rituais religiosos

Não apenas na Indonésia, os rituais religiosos nas antigas civilizações egípcia, babilônica e grega são inseparáveis ​​do incenso. Desde séculos atrás até agora, pessoas em todo o mundo usam Incenso para vários fins, desde componentes de rituais religiosos a formas de exorcizar demônios.

2. Aromaterapia

Muitos também usam deliberadamente o cheiro de olíbano como aromaterapia. Quando queimados, os materiais aromáticos como matérias-primas produzem um som distinto. Em cada região, as matérias-primas para a fabricação de olíbano são diferentes. No entanto, aqui estão alguns dos ingredientes comuns nele:
  • Canela
  • Almíscar
  • Mirra
  • Incenso
  • Patchouli
  • Sândalo

3. Antidepressivos

Queima de olíbano com conteúdo de látex incenso aparentemente produz uma resposta semelhante aos antidepressivos. Isso foi comprovado em testes de laboratório em ratos em 2008. Além disso, a resposta ao conteúdo incenso também foi detectado em partes do cérebro associadas a ansiedade e depressão excessivas. Os receptores cerebrais associados à sensação de calor também estão ativos. No entanto, mais pesquisas são necessárias para provar se existem os mesmos benefícios em humanos.

4. Antiinflamatório

Alguns componentes de incenso e mirra exerceu efeito antiinflamatório em camundongos. Pesquisadores da Kindai University e da Kyoto Pharmaceutical University, no Japão, descobriram isso. Este extrato de látex pode prevenir a resposta inflamatória em camundongos, dependendo da dose. No entanto, também deve ser observado que a equipe de pesquisa neste estudo examinou substâncias da seiva incenso, não de fumaça como olíbano quando é queimado. Também não há evidências científicas sobre seus efeitos em humanos. [[Artigo relacionado]]

Perigos de inalar a fumaça do olíbano

Depois de ver os benefícios do olíbano, considere também alguns dos perigos da queima do olíbano para a saúde. Aqui estão alguns deles:
  • Potencial para causar câncer

A mistura de substâncias no olíbano pode ser cancerígena, causando câncer. Principalmente, o tipo de carcinoma que ataca o trato respiratório superior ou carcinoma de pulmão. Esse fato foi confirmado por pesquisa em 2008. Além disso, também foi descoberto que adultos em Cingapura que são expostos à fumaça de incenso por um longo prazo também têm maior risco de desenvolver câncer.
  • Mais perigoso do que fumar

Há também um estudo de uma equipe de pesquisadores da China que descobriu que inalar a fumaça do olíbano pode ser mais perigoso do que fumar. Esta pesquisa foi realizada em células animais e realizada manualmente. em vitro. Mais especificamente, existem muitos ingredientes tóxicos nocivos na fumaça do olíbano, como benzeno, carbonil, e hidrocarbonetos poliaromáticos. No entanto, os pesquisadores deste estudo trabalharam em uma empresa de tabaco. Isso significa que pode haver alguns vieses que afetam o resultado final.
  • Potencial para causar asma

Certas partículas na fumaça do olíbano também podem desencadear doenças respiratórias, como a asma. Um estudo de 2011 analisou mais de 3.000 crianças em idade escolar que tinham asma e sua associação com olíbano. Com base nos questionários distribuídos, parece que há uma correlação entre queimar incenso e sintomas de asma, como respiração acelerada. Além disso, a exposição a longo prazo também pode aumentar a necessidade de medicamentos para asma.
  • Inflamação crônica

Não apenas nos pulmões, a inalação do cheiro de olíbano a longo prazo também pode causar inflamação crônica do fígado. No entanto, este estudo de 2014 se aplica apenas a animais. Essa inflamação ocorre porque o corpo processa substâncias em olíbano no processo metabólico. Isso pode causar estresse oxidativo que desencadeia a inflamação.
  • Impacto negativo no metabolismo

Ainda pelo conteúdo do olíbano, existe a possibilidade de um impacto negativo no metabolismo. Em mais detalhes, o impacto é a perda de peso drástica e a diminuição dos níveis de colesterol bom no corpo. No entanto, considerando que este estudo no início de 2011 foi aplicado apenas a ratos de laboratório, certamente precisa de mais elaboração para ver seu impacto em humanos.
  • Prejudicar a saúde do coração

A inalação constante da fumaça do olíbano pode ter um impacto negativo na saúde do coração. Isso também pode estar relacionado ao impacto da fumaça do olíbano no metabolismo do corpo. Sem brincadeira, essa conclusão foi obtida pela equipe de pesquisa ao realizar um estudo em 2014 com mais de 60.000 cingapurianos. [[Artigo relacionado]]

Notas de SehatQ

À primeira vista, a partir do resumo acima, os benefícios do olíbano parecem muito menores do que os riscos e ameaças. No entanto, nem todos os estudos aplicaram experimentos em humanos. O número de amostras em humanos ainda é muito limitado. O conteúdo do olíbano também varia. As árvores de olíbano que crescem apenas em Sumatra e Java podem ser diferentes. Isso também afetará quais substâncias estão nele. Se você quiser reduzir o risco de algo que possa acontecer, certifique-se de manter a janela sempre aberta ao acender o incenso. Além disso, velas ou desodorizantes naturais também podem ser uma alternativa a essa substância. Para discutir mais sobre os perigos do olíbano para o corpo, pergunte ao médico diretamente no aplicativo de saúde da família SehatQ. Baixe agora em App Store e Google Play.