É verdade que os benefícios do chá de folha de graviola supostamente tratam o câncer?

O chá de graviola vem das folhas da gravioleira (Annona muricata L.) pertencente à família Annonaceae. As folhas da graviola têm formato oval como um ovo (elipse) e medem entre 5 e 15 cm. A graviola, tanto frutas quanto folhas, não é usada apenas para consumo, mas também como um tratamento tradicional para inflamação, dor, infecção, diabetes e assim por diante. Especialmente para o chá de folha de graviola, afirma-se que este chá traz muitos benefícios à saúde. No entanto, o que mais se destaca é a afirmação de que este chá pode tratar o câncer. Isso está certo?

Benefícios do chá de folha de graviola para a saúde

O chá de folha de graviola tem potencial para superar vários problemas de saúde. Aqui estão alguns deles:

1. Tem propriedades anticâncer

Uma das maiores alegações dos benefícios do chá de folha de graviola é o tratamento do câncer. Muitas pessoas acreditam que o chá de folha de graviola ou chá de graviola trata, previne e até cura o câncer. No entanto, até agora não houve nenhuma evidência válida em relação a esta afirmação. De fato, existem vários estudos que explicam que a graviola tem potencial anticâncer, mas ainda são necessárias pesquisas adicionais para obter resultados conclusivos.

2. Como sedativo

Nas Índias Ocidentais, as folhas de graviola são comumente usadas como um tratamento sedativo, principalmente substâncias que podem ajudar a acalmar, relaxar e facilitar o sono. Enquanto isso, nas Antilhas Holandesas, um pequeno país nas ilhas do Caribe, as folhas da graviola são fervidas ou transformadas em uma bebida, como o chá, que pode melhorar a qualidade do sono. As pessoas até acreditam que colocar folhas de graviola debaixo do travesseiro pode fazer uma pessoa adormecer rapidamente. Embora muitas pessoas acreditem neste benefício, não há evidências científicas que comprovem a validade dos benefícios da folha de graviola como sedativo e facilitador do sono.

3. Como medicamento fitoterápico

Vários praticantes de fitoterapia usam graviola e folhas para tratar doenças relacionadas ao estômago, febre, infecções parasitárias, pressão alta e inflamação nas articulações e nos músculos. No entanto, novamente, não há evidências científicas que possam apoiar os benefícios do chá de folha de graviola ou do extrato de folha de graviola.

4. Alivie os sintomas da fibromialgia

Citada do Science Daily, Ana María Quilez, de uma equipe de pesquisadores de plantas medicinais do Departamento de Farmacologia da Universidade de Sevilha, revelou que uma dieta complementada com extratos aquáticos de folhas de graviola pode aliviar os sintomas associados à fibromialgia, como dor crônica, ansiedade e depressão. Isso pode melhorar a qualidade de vida dos pacientes com fibromialgia. [[Artigo relacionado]]

O risco de consumir chá de folha de graviola

O consumo excessivo de chá de folha de graviola ou extrato de folha de graviola pode causar danos ao fígado e rins ou toxicidade. Além disso, um dos efeitos colaterais bastante perigosos são os distúrbios do movimento e a mieloneuropatia, que é uma condição com sintomas semelhantes aos da doença de Parkinson. Além dos efeitos colaterais, você também não é aconselhado a consumir chá de folha de graviola ou extrato de folha de graviola se tiver as seguintes condições:
  • Estão tomando medicamentos relacionados à pressão arterial
  • Estão tomando medicação para diabetes
  • Atualmente em fase de estudos relacionados à imagem nuclear.
Uma coisa a que você também precisa prestar atenção é que não há benefícios cientificamente comprovados no chá de graviola. Não importa se você quer tentar consumir, mas não exagere para não causar os efeitos colaterais acima. Portanto, é melhor antes de consumir chá de folha de graviola, consulte primeiro um especialista em saúde. Em particular, se você tem uma condição médica, como doenças renais e hepáticas, diabetes, hipertensão, está grávida ou amamentando.