Alimentos recomendados para a inflamação da vesícula biliar, também reconheça os tabus

A inflamação da vesícula biliar, ou colecistite, causa perturbação da vesícula biliar de modo que a digestão dos alimentos (especialmente a gordura) é interrompida. É possível que essa condição cause diminuição do apetite. Na verdade, a alimentação e a ingestão nutricional são muito importantes para ajudar a acelerar o processo de cicatrização. Alguns dos alimentos a seguir são muito bons para consumo por pacientes com inflamação da vesícula biliar. Nada?

Recomendações alimentares para inflamação da vesícula biliar

Alimentos para inflamação da vesícula biliar são importantes para prevenir o agravamento da condição de colecistite. Além disso, alimentos para colecistite também são recomendados durante o período de cicatrização para normalizar a produção de bile.

1. Legumes e frutas

Frutas e vegetais são altamente recomendados para pessoas com inflamação da vesícula biliar. Vegetais e frutas são uma fonte de alimentos vegetais ricos em vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes que são bons para o corpo. Todos os nutrientes nele contidos são bons para prevenir o agravamento da inflamação da vesícula biliar. Os minerais de cálcio contidos em vegetais verde-escuros, como couve e brócolis e frutas cítricas também são bons para a saúde da vesícula biliar. A fibra dos vegetais e frutas é conhecida por ser boa para a digestão, por isso pode aumentar a circulação dos alimentos nos intestinos e reduzir a produção de bile. Isso certamente é muito bom para facilitar o trabalho da vesícula biliar. Enquanto isso, os antioxidantes são compostos capazes de livrar o corpo de moléculas tóxicas ou radicais livres. Esses radicais livres podem se acumular e causar estresse oxidativo no corpo, causando várias doenças.

2. Nozes e sementes

Nozes e sementes, como amêndoas, ervilhas, cajus, lentilhas, feijão, nozes e sementes de linhaça também são alimentos recomendados para a inflamação da vesícula biliar. O motivo é que o conteúdo de proteínas, fibras, ômega-3, vitamina C, magnésio e folato nas nozes e sementes pode ajudar a manter a saúde da vesícula biliar. Isso é corroborado por um estudo publicado no jornal Medicina preventiva . O estudo afirma que uma dieta rica em proteínas vegetais pode reduzir o risco de doenças da vesícula biliar, como a colecistite.

3. Peixe

A proteína dos peixes ajuda a acelerar a cura da inflamação da vesícula biliar. Os peixes são uma fonte de proteína animal necessária ao corpo. A proteína é um bloco de construção e constituinte do corpo que também desempenha um papel no crescimento e na reparação dos tecidos corporais. Além das proteínas, o peixe e o óleo de peixe também contêm ácidos graxos insaturados na forma de ômega-3, bem como vitaminas e minerais como o cálcio, que são bons para proteger a vesícula biliar.

4. Carne magra

Mais uma fonte de proteína que você pode fazer na dieta de pessoas com colecistite é a carne magra. Você pode escolher carnes magras de frango, aves ou bovinos. No entanto, a quantidade de consumo, métodos de processamento e partes do corpo do animal precisam ser considerados para evitar o aumento da ingestão de gordura no corpo. Você pode escolher porções de frango ou carne bovina sem pele arredondar , lombo , ou peito com baixo teor de gordura. Além disso, o fígado bovino também pode ser sua escolha alimentar porque contém ácido fólico, que é bom para a saúde da vesícula biliar. [[Artigo relacionado]]

5. Produtos lácteos com baixo teor de gordura

Produtos lácteos com baixo teor de gordura, como leite desnatado, leite com baixo teor de gordura e iogurte natural, também contêm proteínas, cálcio, magnésio e folato, que são bons para melhorar a saúde da vesícula biliar. Dessa forma, a proteína pode ajudar a acelerar o processo de cicatrização de uma vesícula biliar inflamada.

6. Café

Quem poderia imaginar, o consumo adequado e não excessivo de café pode realmente proteger o funcionamento da vesícula biliar. Um estudo publicado na revista Jornal Nigeriano de Cirurgia disse que os componentes do café podem ajudar a manter a função da vesícula biliar, reduzindo assim o risco de cristalização do colesterol na bile. No entanto, você ainda deve consultar isso com seu médico. O motivo é que mais pesquisas são necessárias para provar a eficácia do café como uma bebida que pode ajudar a curar a inflamação da vesícula biliar.

Tabus alimentares para inflamação da vesícula biliar

Pessoas com inflamação da bílis (colecistite) devem evitar alimentos gordurosos Quando tiver colecistite, é aconselhável evitar alimentos gordurosos que podem exercer pressão sobre a vesícula biliar. O aumento da pressão sobre a vesícula biliar pode certamente fazer com que a inflamação não desapareça, pior ainda, as complicações. Tabus alimentares para inflamação da bile (colecistite), incluindo:
  • Alimentos ricos em gordura, como chocolate, donuts, bolos, pão, manteiga
  • Alimentos enlatados, como peixes enlatados
  • Alimentos embalados, como salgadinhos, biscoitos, batatas fritas, maionese
  • Fast food ou comida sem qualidade
  • Alimentos que são fritos em muito óleo
  • Vários tipos de óleo, como óleo vegetal e óleo de amendoim
  • Produtos lácteos gordurosos, como leite creme completo , queijo, sorvete
[[Artigo relacionado]]

Resumo da colecistite

A vesícula biliar é um pequeno órgão próximo ao fígado que serve como armazenamento temporário da bile, produzida pelo fígado. Quando você come, a vesícula biliar se contrai de modo que a bile passa da vesícula biliar para o intestino delgado. É aqui que a bile se mistura com os alimentos para ajudar a quebrar a gordura. A colecistite é a inflamação da vesícula biliar causada por certas condições, incluindo:
  • Cálculos biliares que bloqueiam o ducto biliar
  • Acúmulo de líquido espesso nos dutos biliares devido à gravidez ou perda drástica de peso
  • Tumores que bloqueiam os dutos biliares
  • Distúrbios dos vasos sanguíneos de forma que a vesícula biliar não receba um suprimento de sangue devido ao diabetes
  • Infecções bacterianas ou virais, por exemplo em pessoas com AIDS
É por isso que, quando você tem colecistite, ou inflamação da vesícula biliar, é importante escolher os alimentos certos para facilitar o trabalho da vesícula biliar. Quando o trabalho é mais leve, o tempo para esse único órgão se curar torna-se mais longo. Para evitar isso, tente sempre comer alimentos com baixo teor de gordura, mantenha um peso corporal ideal e faça exercícios regularmente. Essas são algumas recomendações alimentares e restrições dietéticas para a inflamação da vesícula biliar que você pode aplicar para prevenir o agravamento da colecistite. Se você tiver alguma dúvida sobre o que pode e não pode fazer, você pode consulte um médico conectados através do aplicativo de saúde da família SehatQ. Baixe o aplicativo em Loja de aplicativos e Google Play agora!