Doenças autoimunes, quais são as causas e tipos?

O público ficou surpreso com a notícia de várias celebridades que tiveram uma doença autoimune em 2019. Embora possa parecer estranho, esta doença pode, na verdade, ter um impacto terrível. Não só isso, esta doença também muitas vezes não é percebida e só é conhecida depois de apresentar sintomas perturbadores. Portanto, vamos saber mais sobre doenças autoimunes.

O que é uma doença auto-imune?

As doenças autoimunes ocorrem quando o sistema imunológico do corpo ataca as células e tecidos do próprio corpo. Considerando que, em circunstâncias normais, esse sistema pode funcionar como defesa do corpo contra substâncias e organismos estranhos, como bactérias e vírus. Infelizmente, em pessoas com doenças auto-imunes, o sistema imunológico reconhece erroneamente as células estranhas e vê as células saudáveis ​​do corpo como organismos estranhos. Isso faz com que o sistema imunológico secrete proteínas na forma de anticorpos, para atacar essas células saudáveis. Essa condição pode causar danos a tecidos e órgãos, o que é certamente perigoso. Você precisa saber que qualquer pessoa pode sofrer desta doença. No entanto, cerca de 80% das pessoas com doenças autoimunes são mulheres em idade reprodutiva. Vários estudos relacionaram isso a fatores hormonais, ao código genético transportado no cromossomo X e às diferenças na resposta do sistema imunológico de mulheres e homens.

Causas autoimunes

Até agora, a causa exata da doença autoimune não é conhecida. No entanto, acredita-se que vários fatores aumentam o risco de desenvolver esta doença. Os fatores de risco para doenças autoimunes incluem:

1. Gênero

De acordo com um estudo realizado há algum tempo, as mulheres contraem doenças autoimunes com mais freqüência do que os homens na proporção de 2: 1. Freqüentemente, essa doença começa no período reprodutivo da mulher, entre 15 e 44 anos de idade.

2. Certas etnias

As doenças autoimunes, como diabetes tipo 1, são mais comuns nas populações europeias, enquanto o lúpus é mais comum nas populações latino-americanas e afro-americanas.

3. História familiar ou genética

Certas doenças autoimunes, como esclerose múltipla e o lúpus pode ocorrer em famílias. No entanto, nem todos os membros da família têm o mesmo tipo de doença autoimune. Mesmo assim, você ainda herda uma suscetibilidade a doenças autoimunes.

4. Meio Ambiente

O aumento das doenças auto-imunes leva os pesquisadores a acreditar que fatores ambientais também desempenham um papel. A exposição a produtos químicos, como mercúrio, amianto, uma dieta pouco saudável, infecções virais e bacterianas também podem aumentar o risco de desenvolver doenças autoimunes. [[Artigo relacionado]]

Tipos de doenças autoimunes

Exemplos de sintomas de psoríase incluídos nas doenças autoimunes Existem mais de 80 doenças classificadas como doenças autoimunes. Essas doenças podem atacar qualquer parte do corpo. A seguir estão algumas das doenças autoimunes mais comuns:
  • Lúpus

O lúpus pode afetar quase todos os sistemas orgânicos do corpo. Quando você tem lúpus, pode apresentar sintomas, como febre, dor nas articulações, aftas, erupções cutâneas, aftas, pés inchados, anemia, falta de ar e outros.
  • Artrite reumatoide

Esta doença auto-imune ocorre nas articulações. A artrite reumatóide pode causar dor, rigidez e inchaço nas articulações. Até mesmo mudanças na forma de suas articulações podem ocorrer.
  • Diabetes tipo 1

O diabetes tipo 1 ataca as células pancreáticas responsáveis ​​pela produção de insulina para regular os níveis de açúcar no sangue no corpo. O açúcar elevado no sangue também pode causar danos aos vasos sanguíneos, bem como a órgãos importantes como o coração, os olhos, os rins e os nervos.
  • Psoríase, esclerodermia, lúpus discóide

Essas várias doenças auto-imunes atacam a pele. Essa condição pode causar sintomas na forma de pele escamosa, dor e inflamação das articulações.
  • Doença de Graves e tireoidite de Hashimoto

Este grupo de doenças autoimunes afeta a glândula tireóide. A doença pode apresentar sintomas, nomeadamente ganho ou perda de peso, inquietação, palpitações, olhos protuberantes, inchaço no pescoço, fadiga fácil e outros sintomas.
  • Colite ulcerativa, doença de Crohn, doença celíaca

Este grupo de doenças autoimunes ataca os intestinos, causando sintomas como dor abdominal, diarreia, febre, perda de peso e fezes com sangue.
  • Vasculite

A vasculite é uma doença autoimune que ataca os vasos sanguíneos, causando inflamação. A inflamação que ocorre pode estreitar as artérias e veias, fazendo com que menos sangue flua por elas.
  • anemia hemolítica, púrpura trombocitopenia idiopática

Este grupo de doenças autoimunes afeta as células sanguíneas. Sintomas que podem aparecer, nomeadamente olhos amarelados, pele pálida, hematomas, hemorragia, fadiga e falta de ar.
  • síndrome de Sjogren

Essa doença auto-imune ataca as glândulas, especialmente aquelas que fornecem lubrificante para o revestimento dos olhos e da boca, bem como das articulações e da pele. Portanto, a síndrome de Sjogren pode causar sintomas como olhos e boca secos, pele seca ou dores nas articulações.

Como tratar doenças autoimunes?

Uma dieta saudável pode ajudar a tratar doenças autoimunes. Embora cada tipo de doença autoimune tenha suas próprias características, existem alguns sintomas iniciais que são comuns. Isso pode dificultar o diagnóstico de doenças autoimunes. Se você tiver sintomas que sugiram uma doença autoimune, seu médico solicitará uma série de exames laboratoriais para determinar seus níveis de autoanticorpos. Em alguns casos, uma biópsia também é necessária para determinar a presença de doença autoimune no corpo do paciente. Se você for diagnosticado com uma doença auto-imune, seu médico determinará o tratamento apropriado. O conceito de tratamento de doenças autoimunes, nomeadamente suprimindo a resposta e o processo de excessiva atividade imunitária. Assim, os sintomas e a progressão da doença podem ser controlados, mesmo que os sintomas não durem mais. Se o órgão afetado não estiver funcionalmente prejudicado e não apresentar mais sintomas, o paciente poderá realizar suas atividades normais. No entanto, em alguns pacientes, chamas (sintomas graves) podem reaparecer. Essa condição pode ser desencadeada por certos fatores, como estresse e infecção. O tratamento para doenças autoimunes também depende do tipo de doença que você tem, dos sintomas que sente e da gravidade da condição. Vários tipos de drogas para suprimir o sistema imunológico podem ser usados ​​sozinhos ou em combinação. Outros medicamentos também podem ser administrados de acordo com os sintomas que surgem. Além disso, você também deve se acostumar com uma dieta saudável e exercícios regulares, que obviamente devem ser ajustados ao tipo e condição da sua doença. O tratamento das doenças autoimunes não visa curar, mas apenas aliviar e controlar os sintomas. No entanto, se não forem tratadas, as doenças auto-imunes podem causar complicações graves, muitos tecidos ou órgãos não funcionam corretamente, ou mesmo levam à morte. Portanto, se você sentir alguns sintomas autoimunes que duram algumas semanas ou pioram, você deve consultar um médico imediatamente. Pessoa fonte:

dr. Yovita Mulyakusuma, Sp.PD, FINASIM, M.Sc

Especialista em medicina interna

Eka Hospital Cibubur