Gengivas sangrando freqüentemente? Este é o motivo e como superá-lo

O sangramento nas gengivas pode ter ocorrido com frequência. A maioria das pessoas sente isso ao escovar os dentes. Mas, na verdade, escovar os dentes não é a única causa do sangramento nas gengivas. Outras condições, como deficiência de vitaminas para diabetes, também podem causar sangramento nas gengivas. O sangramento das gengivas pode ser tratado com mais precisão e eficácia, se você souber a causa inicial dessa condição.

Causas de sangramento nas gengivas que você precisa saber

O sangramento nas gengivas pode ser causado por várias coisas, desde a maneira errada de escovar os dentes até outras doenças, como diabetes. Aqui estão várias causas de sangramento nas gengivas que você precisa reconhecer para ficar mais alerta. O tártaro que se acumula fará com que as gengivas sangrem facilmente

1. Tártaro que se acumula

O tártaro que se acumula é a causa raiz de muitos problemas gengivais, incluindo sangramento nas gengivas. Porque o tártaro é um ninho de bactérias e essas bactérias podem desencadear a inflamação das gengivas (gengivite), o que causa sintomas como inchaço, vermelhidão e sangramento fácil.

2. Inflamação dos tecidos de suporte dos dentes (periodontite)

Outro problema de saúde gengival que também pode desencadear sangramento frequente nas gengivas é a periodontite. Essa condição pode ocorrer quando a gengivite não é tratada imediatamente, de forma que a inflamação se estende aos ossos e outros tecidos de suporte dos dentes. Pessoas com periodontite apresentam sangramento nas gengivas com muita freqüência, mesmo sem um fator desencadeante. As gengivas podem sangrar sozinhas mesmo quando você está sentado quieto. Essa condição é conhecida como sangramento espontâneo e é um sintoma característico da periodontite. Em casos graves, a periodontite pode até mesmo fazer com que os dentes caiam por conta própria devido ao dano ao osso que os sustenta.

3. Deficiência de vitamina C

A vitamina C pode ajudar os tecidos do corpo a se desenvolverem e se repararem quando ocorrem danos. Esta vitamina também pode ajudar no processo de cicatrização de feridas e fortalecer ossos e dentes. Quando o corpo carece de vitamina C, o impacto também é sentido na cavidade oral. Além de inchar as gengivas, a falta dessa vitamina também causa sangramento nas gengivas.

4. Deficiência de vitamina K

Se o sangramento ocorrer muito nas gengivas, isso pode ser causado por uma falta de níveis de vitamina K no corpo. Esta vitamina atua no processo de coagulação do sangue e para o sangramento. Portanto, se os níveis forem menores, você pode ter distúrbios relacionados ao sangramento, como sangramento nas gengivas. Leia também:Conheça o impacto da deficiência de vitamina K, que é perigosa para o corpo Se os níveis de açúcar no sangue estão altos, o sangramento nas gengivas é difícil de evitar

5. Diabetes

O sangramento nas gengivas é uma das características do diabetes tipo 1 e 2, que você também precisa estar ciente. Os diabéticos não podem combater germes ou bactérias que podem causar vários distúrbios no corpo, incluindo gengivite. Isso facilita o sangramento das gengivas. Os níveis elevados de açúcar no sangue também dificultam a cicatrização do corpo em caso de lesão ou distúrbios como inflamação. Assim, a possibilidade do estado das gengivas piorar também será maior.

6. Escovar os dentes com muita força

Talvez ainda haja muita gente que pense que para os dentes ficarem limpos, depois de escovar os dentes com mais força, melhor. Na verdade, esse hábito é errado e pode causar a erosão dos dentes com o tempo e danificar as gengivas. A maneira correta de escovar os dentes é da gengiva para os dentes, não da esquerda para a direita ou vice-versa. Usar cerdas duras também pode machucar as gengivas e fazer com que sangrem.

7. Fio dental dentes muito duros

A limpeza dos dentes, na verdade, não pode ser feita apenas com uma escova de dentes. A razão é que a escova de dentes não será capaz de alcançar o meio dos dentes. Por este motivo, também é recomendado que você limpe os dentes usando fio dental (fio dental). Porém, o uso do fio dental também deve ser feito aos poucos. Se o fio dental for esfregado com muita força entre os dentes, as gengivas daquela área podem ser feridas, causando sangramento.

8. Mudanças hormonais durante a gravidez

Inflamação das gengivas, geralmente ocorre em mulheres grávidas. Porque existem alterações hormonais que fazem com que as bactérias da cavidade oral se multipliquem com mais facilidade. Por causa dessas mudanças, mulheres grávidas com boas condições orais ainda podem ter gengivite. Enquanto isso, mulheres grávidas com más condições bucais correm mais risco de desenvolver periodontite.

9. Distúrbios do sangue

Em algumas condições raras, sangramento nas gengivas também pode indicar um distúrbio do sangue, como leucemia ou câncer do sangue, trombocitopenia ou falta de plaquetas para o processo de coagulação do sangue e hemofilia.

Como superar e prevenir sangramento nas gengivas

Os cuidados dentários de rotina podem ajudar a prevenir sangramento gengival. Para tratar sangramento gengival, existem várias maneiras de fazer isso, dependendo da causa, como as seguintes.

1. Comprimir as gengivas com gelo

Comprimir as gengivas com gelo ou gargarejar com água fria é o primeiro passo no tratamento de sangramento nas gengivas. Esta etapa interromperá o sangramento que ocorre por um tempo, portanto, é apropriado para aqueles que apresentam sangramento nas gengivas devido ao impacto.

2. Tártaro de limpeza

O tártaro é a causa mais comum de sangramento nas gengivas. Então, quando você passar por essa condição, vá imediatamente ao dentista para fazer o tratamentoraspagem dentáriaou procedimentos de limpeza de tártaro. Com a remoção do tártaro, as bactérias que causam sangramento nas gengivas irão embora e a saúde bucal retornará. Leia também:Obtenha um desconto na raspagem dentária aqui

3. Escovar os dentes da maneira certa

Escovar os dentes não remove o tártaro nem cura imediatamente a inflamação das gengivas e de outros tecidos de suporte. No entanto, esse método pode prevenir o acúmulo de placa bacteriana, que é o precursor do tártaro. Ao escovar os dentes, certifique-se de usar uma escova de cerdas macias e escovar os dentes da gengiva até os dentes, e não o contrário ou lateralmente da esquerda para a direita. Escove os dentes pelo menos duas vezes ao dia, após o café da manhã e antes de dormir.

4. Mantenha uma boa higiene dental

Além de escovar os dentes, outros tratamentos dentários, como gargarejo com enxaguatório bucal que usa fio dental ou fio dental Ele também pode inibir o acúmulo de placa bacteriana, a fim de prevenir e conter a gravidade do sangramento gengival.

5. Atenda às necessidades diárias de vitaminas

Se o sangramento nas gengivas que você experimenta é causado por falta de vitamina C ou vitamina K, a solução para estancá-lo é suprir as necessidades diárias dessas vitaminas. Coma alimentos saudáveis ​​que sejam fontes naturais de vitaminas C e K, como frutas e vegetais.

6. Viva um estilo de vida saudável

Viver um estilo de vida saudável comendo alimentos nutritivos e fazendo exercícios regularmente manterá os níveis de açúcar no sangue acordados. Assim, o impacto negativo do diabetes, como sangramento gengival fácil, pode ser interrompido e evitado. [[artigo relacionado]] Quanto antes o sangramento nas gengivas for tratado, menor o risco dessa condição se desenvolver mais e mais. Além dos dentes, você também precisa manter sempre a saúde da cavidade oral, incluindo as gengivas e o tecido circundante. Para uma discussão mais aprofundada sobre sangramento nas gengivas e outros cuidados dentários e saúde, pergunte ao médico diretamente no aplicativo de saúde da família SehatQ. Baixe agora em App Store e Google Play.