7 benefícios da carne de pato e seus perigos

Ultimamente, ao passar pelas ruas da capital que estão um pouco movimentadas, talvez num raio de cada 5 metros está uma tenda de vendedor de arroz de pato. Esta fonte de proteína está, de fato, em ascensão na língua dos conhecedores de culinária. Você sabia que, por trás do sabor delicioso, os benefícios da carne de pato também são abundantes? Obviamente, os benefícios da carne de pato podem ser obtidos se processada de forma mais saudável. Enquanto isso, a carne de pato, que é muito vendida hoje em dia, geralmente está coberta de óleo, sal e outros ingredientes que podem realmente cobrir seus benefícios. As várias vantagens que a carne de pato tem para a saúde vêm do seu conteúdo nutricional. Portanto, antes de examinar mais a fundo os benefícios da carne de pato, é uma boa ideia identificar primeiro o conteúdo nutricional do pato. [[Artigo relacionado]]

O conteúdo da carne de pato é nutritivo

Os benefícios da carne de pato são obtidos a partir de seu conteúdo nutricional muito diversificado. A carne de pato é considerada uma fonte alimentar bastante rica em nutrientes. Isso não é surpreendente. Porque nele existem vários tipos de vitaminas, minerais, antioxidantes e outros nutrientes. A carne de pato também é considerada uma boa fonte de proteína. O consumo de 100 gramas de carne de pato sozinho pode atender cerca de 23% das necessidades diárias de proteína do corpo. Ainda na mesma porção, a carne de pato consumida junto com a pele, também ajudará no suprimento das necessidades diárias de vitaminas do organismo, tais como:
  • Vitamina B1 em até 13% das necessidades diárias
  • Vitamina B2 em até 12% das necessidades diárias
  • Vitamina B3 em até 20% das necessidades diárias
  • Vitamina B5 em até 10% das necessidades diárias
  • Vitamina B6 em até 9% das necessidades diárias
  • Vitamina C em até 5% das necessidades diárias
  • Vitamina K até 7% das necessidades diárias
Além de vitaminas e proteínas, 100 gramas de carne e pele de pato também contribuirão com vários tipos de minerais no corpo, tais como:
  • Cobre até 12% das necessidades diárias
  • Ferro até 13% das necessidades diárias
  • Fósforo em até 14% das necessidades diárias
  • Potássio em até 6% das necessidades diárias
  • Selênio em até 18% das necessidades diárias
  • Zinco chega a 9% das necessidades diárias
Assim como outros alimentos, a quantidade de nutrientes contidos na carne de pato pode mudar, dependendo de como ela é processada. O teor de vitaminas também pode ser reduzido quando a carne é cozida em altas temperaturas. Leia também: Lista de alimentos que contêm proteínas e corpo saudável

Benefícios da carne de pato para o corpo

Os benefícios da carne de pato para a saúde são muitos, depois de conhecer o conteúdo nutricional acima, você não precisa se surpreender ao ver os benefícios da carne de pato que também são abundantes, como abaixo.

1. Seja uma boa fonte de proteína

O conteúdo nutricional mais importante da carne de pato é a proteína. A proteína contida na carne de pato está incluída em proteínas de alta qualidade. Porque existem vários aminoácidos essenciais e não essenciais que são bons para a saúde.

2. Protege os ossos

Acredita-se que o consumo de proteína de origem animal, incluindo pato, aumenta os níveis de densidade óssea. Além disso, a proteína também é considerada capaz de aumentar a resistência óssea. Claro, os benefícios da carne de pato neste aqui serão mais perfeitos se você consumir cálcio suficiente.

3. Aumente a resistência

A carne de pato contém selênio, que é um tipo de antioxidante que pode ajudar a proteger o corpo contra danos às células e reduzir a inflamação. Esse conteúdo é uma chave importante no processo de aumento do sistema imunológico.

4. Reduzindo o risco de doenças cardíacas

Além de peixes, o pato aparentemente também contém ácidos graxos ômega-3, que são comprovadamente bons para a saúde do coração. Mas, novamente, esse benefício só pode ser obtido se a carne de pato for processada de forma saudável. A carne de pato é adequada para alimentos dietéticos cetônicos

5. Apoia a dieta ceto

Outras gorduras além dos ácidos graxos ômega-3 na carne de pato devem ser evitadas por pessoas que estão tentando reduzir o consumo de alimentos gordurosos. No entanto, para aqueles que estão em uma dieta cetônica, a carne de pato gordurosa pode ser uma boa escolha. Mesmo assim, certamente você ainda terá que ajustar a porção e não comê-la em excesso. Dos 100 gramas de carne de pato com pele, quase 40 gramas é gordura. Enquanto isso, 13 gramas são gorduras saturadas, o que não é bom para a saúde.

6. Manter a saúde da glândula tireóide

Um dos ingredientes que torna o pato bom para a saúde é o conteúdo de selênio nele. Citado em pesquisas, atender às necessidades diárias de selênio também pode ajudar o corpo a manter uma glândula tireoide saudável. A glândula tireóide é onde vários hormônios são produzidos, os quais são importantes para o crescimento, desenvolvimento e metabolismo do corpo.

7. Seja um substituto para manteiga ou óleo

Na verdade, a gordura contida no pato não é indiscutivelmente muito mais saudável do que o óleo derivado de plantas, como o azeite de oliva. No entanto, quando comparado à manteiga, banha ou óleos feitos de sebo bovino, o óleo de gordura de pato é indiscutivelmente um pouco mais saudável. Pois, a quantidade de gordura saturada contida no pato não é tanta quanto os outros óleos citados acima. Sentir os benefícios da carne de pato não pode ser feito imediatamente comendo arroz de pato. Você precisa processá-lo de maneira mais saudável, como grelhar ou fervê-lo. Leia também: Conhecendo os perigos e benefícios dos ovos de pato para a saúde e seu conteúdo nutricional

Perigos da carne de pato

Embora rica em nutrientes, esta carne de frango também pode causar vários problemas de saúde se consumida em excesso. Os perigos de comer carne de pato em excesso podem causar:

1. Aumentar o colesterol

Pato é um tipo de carne que contém alto teor de gordura em comparação com outras carnes de aves. Se consumido todos os dias pode aumentar os níveis de colesterol. O aumento dos níveis de colesterol será mais arriscado se a carne for processada por fritura. O colesterol alto no corpo pode causar várias doenças crônicas.

2. Melhorar as doenças cardiovasculares

O colesterol que se acumula devido à ingestão excessiva de carne de pato desencadeia placas nos vasos sanguíneos ou artérias. Se não for controlada, essa condição pode levar a vários ataques cardíacos, derrames, hipertensão ou pressão alta.

3. Desencadear diabetes

Além de aumentar o colesterol, comer aves em excesso também pode desencadear diabetes devido ao alto teor de gordura. Se não for tratada, essa condição pode causar problemas de visão, infecção, insuficiência renal e insuficiência cardíaca.

4. Aumenta o risco de câncer

A pesquisa mostra que alimentos ricos em gordura e colesterol com intensidade frequente podem facilmente aumentar o risco de câncer. O conteúdo pode desencadear o surgimento de câncer de mama e várias outras doenças perigosas. Se quiser consultar um médico diretamente sobre os perigos das aves e outros alimentos saudáveis, você podechat médico no aplicativo de saúde da família SehatQ.

Baixe o aplicativo agora no Google Play e na Apple Store.