As várias funções do cloro e seus riscos para a saúde

A função do cloro é mais conhecida até agora como uma mistura de água de piscina. Mas, aparentemente, esse produto químico também é usado com frequência na vida cotidiana, até mesmo como uma mistura na água potável. Mesmo assim, o cloro é basicamente um material tóxico. Mesmo durante a Primeira Guerra Mundial, esse material foi usado como arma química. Mas é claro que o nível de cloro usado como arma e uma mistura de ingredientes do dia-a-dia é muito diferente. Os níveis de cloro em piscinas, água potável e produtos de limpeza doméstica são mínimos ou estão dentro dos limites de segurança estabelecidos pelas agências reguladoras. Infelizmente, isso ainda não exclui que uma pessoa seja afetada negativamente pela exposição ao gás cloro em excesso.

A função do cloro na vida cotidiana

Em certas doses, o cloro pode fornecer muitos benefícios para a vida cotidiana, como:

1. Limpe e purifique a água

É comum que o cloro seja misturado em piscinas ou na água que entra nas casas. Isso ocorre porque este ingrediente pode atuar como um desinfetante à base de cloro que pode prevenir várias doenças de veiculação hídrica, como cólera, febre tifóide, disenteria e hepatite A. Os níveis de cloro usados ​​em piscinas também podem destruir patógenos que causam diarreia. infecções e infecções fúngicas dos pés.

2. Limpeza de móveis domésticos

A composição química do cloro também é usada na fabricação de alvejantes e produtos de limpeza doméstica. Este material é considerado eficaz para se livrar de vários germes que grudam na superfície de roupas e outros itens em casa.

3. Repelir pragas

Outra função do cloro é como matéria-prima de agrotóxicos, para que os alimentos que você consome fiquem livres de pragas. Além disso, o cloro também pode ser usado como uma mistura de fluidos de limpeza de cozinha, de modo que os itens que entrarão em contato com os alimentos em casa estejam livres de vários germes.

4. Como matéria-prima medicinal

O cloro também desempenha um papel importante no mundo da saúde. Isso porque esse material é utilizado na fabricação de diversos tipos de medicamentos, bolsas de sangue e fios cirúrgicos.

5. Fazendo gadgets

Das muitas matérias-primas usadas para fazer celulares, computadores e processadores de tablets, o cloro é uma delas. Além disso, verifica-se que o cloro também é uma das matérias-primas para o resfriamento de refrigeradores.

6. Útil em meio de transporte

A função do cloro também visa o setor de transporte. Quase todos os meios de transporte contêm cloro nos assentos, fluido de freio e partes da carroceria do carro. Embora as funções do cloro na vida cotidiana sejam tão diversas, ainda existem perigos que se escondem por trás dele. Afinal, o cloro é um produto químico que pode ser prejudicial à saúde se ingerido em grandes doses.

Os perigos do cloro para a saúde

Se uma pessoa for exposta ao cloro em níveis excessivos, podem surgir problemas de saúde. Isso ocorre porque quando o corpo entra em contato com o cloro, seja da água, do ar ou de ingestão acidental, essa substância reage transformando-se em ácido. Este ácido é o que destrói as células do corpo. Os seguintes problemas de saúde que podem surgir devido à exposição excessiva ao cloro:
  • Irritação do sistema respiratório
  • Difícil de respirar
  • Dor de garganta
  • Tosse
  • Irritação ocular
  • Irritação na pele
  • Olhos, garganta ou nariz parecem que estão pegando fogo
  • Nausea e vomito
  • Visão embaçada
  • Há fluido nos pulmões
Lembre-se de que você não está necessariamente exposto a cloro em excesso se apresentar sintomas semelhantes aos mencionados acima. Para ter certeza, verifique imediatamente sua condição com o médico. [[Artigo relacionado]]

O que fazer se for exposto a excesso de cloro?

Se você estiver em uma situação que cause exposição excessiva ao cloro, execute imediatamente as seguintes etapas para minimizar a ocorrência de efeitos colaterais:
  • Saia imediatamente da área com vazamento de cloro e encontre um local com ar fresco para reduzir o risco de efeitos colaterais.
  • Se possível, procure imediatamente um terreno alto. Isso ocorre porque o cloro é mais pesado que o ar, então o ar acima geralmente não fica exposto.
  • Se o cloro na forma de gás vazar em uma área de escritório ou dentro de um prédio, saia o mais rápido possível.
  • Imediatamente coloque roupas limpas e lave as roupas que foram expostas ao excesso de cloro.
  • Se a exposição ao cloro ocorrer diretamente na pele, tome banho imediatamente com bastante água e sabão.
  • Se o cloro entrar em contato com os olhos, enxágue imediatamente com água limpa por 10-15 minutos. Se você usar lentes de contato, remova-as primeiro e depois enxágue.
  • Se você engolir cloro acidentalmente, não estimule o corpo a vomitar ou beber água. Procure ajuda médica imediatamente.
Os perigos do cloro acima só surgirão se a exposição ocorrer em excesso. Assim, você não precisa se preocupar em nadar ou usar objetos do dia-a-dia que contenham cloro. Porque geralmente os níveis são definidos de forma a não prejudicar a saúde.