O estreitamento dos vasos sanguíneos pode ocorrer como resultado dessas 10 coisas

A constrição dos vasos sanguíneos é uma condição na qual o caminho do fluxo sanguíneo se torna mais estreito. Essa condição ocorre porque há um acúmulo de gordura e colesterol nas paredes internas dos vasos sanguíneos. Essas gorduras e o colesterol se calcificam e endurecem, formando um acúmulo de placas, bloqueando o fluxo sanguíneo e reduzindo o suprimento de sangue e oxigênio para outros órgãos. Quando isso acontece, várias complicações e problemas de saúde podem ocorrer. Portanto, é importante reconhecer os sintomas de constrição dos vasos sanguíneos precocemente para que possam ser tratados o mais rápido possível.

Cuidado com esses sintomas de constrição dos vasos sanguíneos

O estreitamento dos vasos sanguíneos é uma condição progressiva. O processo às vezes começa na infância. Em pessoas com histórico hereditário de colesterol alto, às vezes aparecem estrias de gordura desde a infância. Esta condição pode persistir em seus 20 anos e piorar em seus 40 e 50 anos. O processo de estreitamento dos vasos sanguíneos geralmente não causa nenhum sintoma até que o fluxo sanguíneo seja completamente bloqueado ou mesmo bloqueado. Não é de surpreender que alguém que sempre parece saudável possa repentinamente ter um derrame ou ataque cardíaco. Os sintomas de constrição dos vasos sanguíneos que surgem também dependem da localização dos vasos sanguíneos estreitados. Vejamos o exemplo abaixo:

1. Estreitamento das artérias do coração

Quando ocorre constrição nos vasos sanguíneos que fornecem sangue ao coração, os sintomas podem incluir dor no peito (angina), falta de ar, suores frios e ansiedade. A angina é causada pela redução do fluxo sanguíneo para o músculo cardíaco. Pessoas com angina sentirão o peito apertado e pesado como se estivesse pressionando. Essa queixa geralmente aparece quando o paciente realiza atividades físicas extenuantes e desaparece após o paciente descansar.

2. Estreitamento dos vasos sanguíneos do cérebro

Se os vasos sanguíneos para o cérebro forem estreitados, o paciente pode apresentar sintomas de um derrame ou derrame leve.ataque isquêmico transitório/ TIA).

3. Estreitamento dos vasos sanguíneos nas pernas

Se o estreitamento for dos vasos sanguíneos para as pernas, os sofredores podem sentir dor nas pernas, que aparece ao caminhar e desaparece quando você para de andar. Quando o estreitamento é forte o suficiente, a dor nas pernas também pode aparecer quando o paciente repousa ou dorme à noite.

4. Estreitamento dos vasos sanguíneos nos rins

Os sinais de pressão alta ou de insuficiência renal podem aparecer se o local do estreitamento for nos vasos sanguíneos que fornecem sangue aos rins.

10 causas por trás da constrição dos vasos sanguíneos

Muitos fatores podem desencadear o estreitamento dos vasos sanguíneos. Existem também fatores desencadeantes que podem ser evitados e há aqueles que não podem ser evitados.

Causas que não podem ser controladas

Os fatores que causam constrição dos vasos sanguíneos que não podemos controlar são:

1. Idade

Quanto mais velha uma pessoa, o risco de danos e estreitamento dos vasos sanguíneos também aumenta.

2. Gênero

Os homens têm maior risco de desenvolver vasos sanguíneos estreitos. Já nas mulheres, o risco aumenta após a menopausa.

3. Doenças hereditárias

Uma história de doença cardíaca na família afeta muito o risco de uma pessoa de estreitamento dos vasos sanguíneos. Pessoas em alto risco são:
  • Ter um pai ou irmão biológico que também teve doença cardíaca antes dos 55 anos
  • Ter uma mãe ou irmão que teve doença cardíaca antes dos 65 anos.

Causas que podem ser controladas

Os fatores que causam constrição dos vasos sanguíneos que ainda podemos controlar são:

1. Hábitos de fumar

Não apenas as pessoas que fumam cigarros (fumantes ativos), mas também as que costumam ser expostas ao fumo passivo (fumantes passivos), correm maior risco de estreitamento dos vasos sanguíneos.

2. Pressão alta não controlada

Esta condição pode causar endurecimento e espessamento dos vasos sanguíneos, estreitando assim o fluxo sanguíneo.

3. Níveis elevados de colesterol

Níveis elevados de colesterol ruim (LDL) podem fazer com que a placa adira às paredes dos vasos sanguíneos.

4. Estilo de vida sedentário (menos movimento)

A falta de atividade física e exercícios pode levar ao sobrepeso e até à obesidade. Ambas as condições tornam-se fatores de risco para o estreitamento dos vasos sanguíneos.

5. Dieta não saudável

Uma dieta rica em gordura, sal e açúcar aumenta o risco de estreitamento dos vasos sanguíneos.

6. Estresse prolongado

Essa condição mental afeta o estreitamento e os danos aos vasos sanguíneos.

7. Diabetes mellitus

Esta doença apresenta os mesmos fatores de risco do estreitamento dos vasos sanguíneos, nomeadamente obesidade e hipertensão. [[Artigo relacionado]]

Complicações de estreitamento dos vasos sanguíneos

O estreitamento dos vasos sanguíneos pode desencadear uma variedade de problemas de saúde, como os seguintes:

1. Stroke

Esse distúrbio médico ocorre quando o estreitamento de um vaso sanguíneo causa um bloqueio no fluxo de sangue para o cérebro. As células cerebrais serão danificadas, por isso os pacientes têm dificuldade para falar, dificuldade para engolir, paralisia de um lado do corpo, cegueira e assim por diante.

2. Ataque cardíaco

Se a placa que adere às paredes dos vasos sanguíneos se rompe e forma coágulos sanguíneos, o fluxo sanguíneo para o coração pode ser bloqueado, causando um ataque cardíaco. A interrupção do suprimento de sangue ao coração pode causar danos ao músculo cardíaco. Os danos podem ser minimizados se um ataque cardíaco for tratado rapidamente com medicamentos. Essa condição também pode causar doença cardíaca coronária.

3. Insuficiência cardíaca

Se o estreitamento dos vasos sanguíneos causar uma redução significativa no suprimento de sangue ao coração ou se o coração tiver sido danificado, o poder de bombeamento do coração para fazer o sangue circular por todo o corpo será enfraquecido. Essa condição também é conhecida como insuficiência cardíaca.

4. Arritmia ou batimento cardíaco anormal

A falta de fluxo sanguíneo para o coração devido à constrição dos vasos sanguíneos pode interferir nos impulsos elétricos no coração. Como resultado, a freqüência cardíaca torna-se irregular. A superação do estreitamento dos vasos sanguíneos pode ser feita com o uso de medicamentos do médico e controlar os fatores causais que ainda podem ser controlados. Recomenda-se também que você se submeta a exames de saúde regulares para que seu estado de saúde possa sempre ser monitorado.