Cólicas estomacais durante os 5 meses de gravidez geralmente aparecem quando a mãe está no meio da gravidez. Isso significa que não são apenas as cólicas estomacais durante o início da gravidez que podem ocorrer. Além disso, essa queixa freqüentemente surge para mães que estão passando por uma segunda gravidez e assim por diante. Essa sensação de cólica é semelhante à dor menstrual, mas não tão intensa. Entrando no terceiro trimestre, essa sensação desconfortável pode ser mais intensa.
Causas de cólicas estomacais durante a gravidez de 5 meses
É normal sentir dores de estômago ou cólicas durante a gravidez de 5 meses. Algumas coisas que causam cólicas estomacais durante 5 meses de gravidez, como:
1. Estômago inchado
A flatulência provoca cólicas estomacais durante os 5 meses de gravidez. Não apenas no primeiro trimestre, isso pode acontecer em qualquer trimestre. A flatulência é a queixa mais comum das mulheres grávidas. O gatilho é um aumento do hormônio progesterona. Este é um hormônio que relaxa os músculos do trato digestivo. Como resultado, o sistema digestivo funciona mais lentamente. Quando a digestão funciona mais lentamente, é muito provável que ocorra constipação. Tanto o inchaço quanto a constipação podem causar cólicas estomacais.
2. Após a relação sexual
Também podem ocorrer cólicas abdominais ou contrações após a relação sexual. Às vezes, a sensação também é acompanhada por dor lombar. Isso é normal e inofensivo. O gatilho ocorre porque, durante o orgasmo, o fluxo sanguíneo para a pelve aumenta, causando contrações uterinas. Se ainda tiver dúvidas se a atividade sexual durante a gravidez é perigosa ou não, consulte o seu médico.
3. Fluxo de sangue para o útero
A gravidez torna o fluxo sanguíneo para o útero mais suave, de modo que o estômago fica apertado. Durante a gravidez, o fluxo sanguíneo para o útero fica mais suave. Como resultado, haverá uma sensação de pressão na área do estômago. Quando você está no último trimestre, a pressão pode ser sentida na vagina. Geralmente, essa sensação dura pouco tempo e não é motivo de preocupação.
4. Infecção do trato urinário
É verdade que as mulheres grávidas estão sujeitas a infecções do trato urinário porque a posição do útero está logo acima do trato urinário. À medida que o feto aumenta, o trato urinário pode ser comprimido e as bactérias se desenvolvem nele. Embora muitas vezes não cause sintomas, é possível que uma infecção do trato urinário cause dor ou crie pressão na região pélvica. Além disso, outros sintomas associados são urina com mau cheiro, urina com sangue e uma sensação de queimação ao urinar. [[Artigo relacionado]]
5. Desidratação
A falta de água devido à desidratação causa cólicas estomacais. Condições de desidratação também podem desencadear contrações de Braxton Hicks. Portanto, certifique-se de que as necessidades de fluido sejam adequadas. A desidratação extrema pode aumentar o risco de parto prematuro. Reconheça os sinais de desidratação observando a cor da sua urina
. Se o amarelo claro tende a clarear, é sinal de que o corpo está bem hidratado.
6. Alongamento dos ligamentos
Quando o útero fica maior, os ligamentos se esticam, causando dor na parte inferior do abdômen até a virilha. Essa sensação pode ocorrer a qualquer momento, como ao fazer exercícios, ao acordar, tossir ou ao se mover repentinamente. As cólicas estomacais aos 5 meses de gravidez podem durar de alguns segundos a alguns minutos. Deitar ou mudar de posição corporal pode aliviar essas cólicas.
7. Contrações falsas
Falsas contrações são queixas de gravidez que causam cólicas estomacais de Braxton Hicks ou falsas contrações que podem ocorrer já na 20ª semana de gestação. Essa é a maneira do corpo se preparar para o parto. Essas contrações são de curta duração e de padrão irregular. Mudar de posição sentado em pé - e vice-versa - pode ajudar a aliviar as contrações falsas.
8. Mudanças na posição do útero
Cólicas estomacais durante os 5 meses de gravidez, que ocorrem em um ou ambos os lados do estômago, são freqüentemente sentidas quando você se move. Quando o feto está crescendo, o útero é inclinado para a direita ou esquerda. Os ligamentos que sustentam o útero se contraem ou se contraem. Isso é o que pode causar cólicas estomacais durante a gravidez de 5 meses.
9. Crescimento do útero
A vontade de urinar seguida de cólicas abdominais durante a gravidez À medida que o feto cresce, o tamanho do útero também aumenta. Infelizmente, o útero pressiona a bexiga, causando cólicas abdominais durante a gravidez de 5 meses. Essa dor é seguida por náuseas, vontade de urinar e uma sensação de estômago cheio.
Como lidar com a dor de estômago durante a gravidez de 5 meses
Dependendo do gatilho, aqui estão algumas maneiras de lidar com cólicas estomacais durante a gravidez:
1. Regular a dieta
Consumo de alimentos ricos em fibras para superar a constipação que causa cólicas estomacais Uma forma eficaz de lidar com a dor abdominal durante os 5 meses de gravidez é escolher alimentos que sejam uma fonte de fibras. Assim, queixas como flatulência e constipação podem ser evitadas. Além disso, ajuste o padrão de comer várias vezes ao dia com porções pequenas em vez de três refeições grandes. Esse tipo de dieta também será benéfico quando as mulheres grávidas estiverem no último trimestre da gravidez. O motivo é porque antes do parto, a possibilidade de experimentar
azia mais alto.
2. Deite-se
Como lidar com a dor abdominal durante a gravidez de 5 meses que ocorre após o orgasmo pode ser feito deitando-se por um momento. Isso ajudará a aliviar o desconforto no estômago e na coluna. Além de deitar, as mulheres grávidas também dormem bem com mais frequência, porque seus corpos se cansam com mais facilidade. A posição deitada recomendada é do lado esquerdo para aumentar o fluxo de sangue e nutrientes para a placenta e o feto.
3. Relaxamento
Banhos quentes ajudam a aliviar a dor causada por cólicas estomacais. Além de deitar, mergulhar em água morna também pode ajudar a aliviar a dor abdominal. De acordo com pesquisas da Pós-graduação em Medicina, os efeitos da água quente podem aliviar as cólicas e aumentar o fluxo sanguíneo, o metabolismo e a elasticidade dos tecidos do corpo. Não apenas deitado, na verdade qualquer relaxamento pode ser feito de acordo com as preferências individuais. Quando o corpo está relaxado, é claro que ele se torna mais confortável. [[Artigo relacionado]]
4. Superando a infecção
Se ocorrerem cólicas estomacais durante os 5 meses de gravidez devido a uma infecção do trato urinário, o médico prescreverá antibióticos que são seguros para mulheres grávidas. Certifique-se de terminar todos os antibióticos para não causar resistência bacteriana. Este tipo de infecção não deve ser abandonado porque pode tornar-se mais grave.
5. Usando um cinto de gravidez
Banda do ventre ou um cinto de gravidez pode ajudar a apoiar o crescimento da barriga no segundo trimestre da gravidez. É também uma forma de aliviar o desconforto dos ligamentos distendidos. Certifique-se de usar o cinto de gravidez de acordo com as instruções do seu médico e as instruções de uso do dispositivo.
6. Esportes
Faça atividades leves para lidar com o inchaço que causa cólicas estomacais. Se cólicas estomacais durante a gravidez de 5 meses ocorrerem devido à flatulência, você pode fazer como lidar com a dor abdominal durante a gravidez de 5 meses com atividades físicas ou exercícios leves. Após o exercício, você deve tomar um banho quente. Não se esqueça de evitar o consumo de alimentos que causem excesso de gases no estômago, como repolho, refrigerante ou nozes. Embora seja uma queixa comum, as cólicas estomacais durante os 5 meses de gravidez não devem ser subestimadas. Riscos como descolamento prematuro da placenta, pré-eclâmpsia e trabalho de parto prematuro também podem ocorrer no segundo trimestre.
7. Reduza movimentos repentinos
Como lidar com a dor de estômago durante os 5 meses de gravidez é feito movendo-se com pressa. Movimentos súbitos, na verdade, fazem com que os músculos se contraiam repentinamente, de modo que a dor abdominal durante os 5 meses de gravidez é inevitável.
Notas de SehatQ
Cólicas abdominais durante os 5 meses de gravidez são uma preocupação se acompanhadas de sintomas como dor abdominal excruciante, dor de cabeça, calafrios, sangramento e uma sensação de queimação ao urinar. Além disso, não se esqueça de verificar sempre a condição física da gestante, desde peso, exames de urina, até pressão arterial. Isso é útil para conhecer a saúde das mulheres grávidas e detectar o risco de gravidez mais rapidamente. Para discutir mais a fundo como distinguir cólicas abdominais durante a gravidez de 5 meses e sinais de contrações, consulte imediatamente o obstetra mais próximo ou consulte por
chat médico no aplicativo de saúde da família SehatQ para obter o conselho certo.
Baixe o aplicativo agora no Google Play e na Apple Store. [[Artigo relacionado]]