14 perigos do tabagismo para a saúde física e psicológica

Se você está planejando parar de fumar, esta é a decisão certa. Porque os perigos de fumar para a saúde não são brincadeira. Os efeitos negativos são sentidos da cabeça aos pés, incluindo saúde física, saúde mental e aparência pessoal.

14 perigos de fumar para a saúde

Os cigarros são completamente inúteis. A seguir estão os perigos de fumar para sua saúde que devem ser compreendidos:

1. Câncer de pulmão

Fumar pode aumentar significativamente o risco de câncer de pulmão. Na verdade, o câncer de pulmão é a primeira causa de morte como perigo do tabagismo. Homens que fumam têm risco aumentado de câncer de pulmão em até 25 vezes e mulheres em até 25,7 vezes. Pulmões danificados, incluindo câncer, é um efeito que os fumantes costumam sofrer. Além do câncer de pulmão, os fumantes também correm o risco de inflamação do trato respiratório, como bronquite.

2. Doença cardíaca

Um hábito que contribui muito para as doenças cardíacas é o tabagismo. Esses problemas cardíacos incluem aterosclerose e doença arterial periférica. A aterosclerose ocorre quando há um acúmulo de placas nos vasos sanguíneos. Esse acúmulo de placa bloqueia o fluxo de sangue, podendo ser fatal. Enquanto isso, a doença arterial periférica ocorre quando as artérias nas pernas e braços se estreitam, o que também prejudica o fluxo sanguíneo.

3. Colesterol alto

Fumar pode reduzir os níveis de colesterol bom (HDL) no corpo. Por outro lado, os níveis de colesterol ruim (LDL) também aumentam. Fumar também aumenta os níveis de colesterol total e triglicérides, o que equivale ao acúmulo de gordura no corpo.

4. Complicações do diabetes

Os diabéticos tipo 2 que fumam têm maior probabilidade de apresentar complicações decorrentes da doença. Porque fumar aumenta a resistência à insulina. Além disso, o risco de outros problemas também pode ocorrer se você ainda fuma e sofre de diabetes, como problemas renais, olhos e ataques cardíacos.

5. Dentes amarelados e porosos

Outro perigo de longo prazo do fumo para a saúde é o amarelecimento e escurecimento dos dentes. Além de danificar a cor dos dentes, essa parte da boca também pode ficar porosa.

6. Aborto espontâneo

Fumar durante a gravidez pode aumentar o risco de aborto espontâneo. O bebê também é propenso a asma, infecções de ouvido, distúrbios de crescimento, anormalidades físicas e síndrome da morte súbita do bebê.

7. Diferentes tipos de câncer

Fumar não é apenas o câncer de pulmão um perigo para a saúde. Vários outros tipos de câncer podem ocorrer por todo o corpo, incluindo câncer cervical em mulheres, câncer de garganta, câncer de bexiga, câncer de boca, câncer de sangue e câncer de rim.

8. Menopausa prematura para mulheres

Mulheres que fumam tendem a entrar na menopausa mais cedo do que as não fumantes. Por outro lado, ondas de calor (a sensação de calor no corpo) como sintoma da menopausa também aumenta se fumar cigarros.

9. Distúrbios oculares

Os olhos não escaparam dos perigos do fumo para a saúde. Esse hábito prejudicial à saúde pode interferir na capacidade de ver e aumentar o risco de várias doenças oculares. Essas doenças oculares incluem glaucoma, degeneração macular e catarata.

10. Problemas imunológicos

Fumar pode diminuir a capacidade do sistema imunológico do corpo de combater infecções. Além disso, as pessoas que fumam correm mais risco de desenvolver infecções do trato respiratório do que os não fumantes.

11. Disfunção erétil e fertilidade

Como fumar pode contrair os vasos sanguíneos, os homens que fumam terão mais dificuldade em obter uma ereção. Isso ocorre porque o processo de ereção requer um fluxo sanguíneo suave para o pênis. Os perigos de fumar para a saúde, incluindo disfunção erétil. Não apenas os problemas de ereção, homens e mulheres que fumam também são propensos a problemas de fertilidade, tanto a longo como a curto prazo, em comparação com aqueles que evitam esses objetos nocivos.

12. Ansiedade e inquietação

Não apenas problemas físicos, os perigos do tabagismo também podem ser problemas psicológicos, como ansiedade e inquietação. Esse efeito ocorre quando você tenta se retirar da nicotina, uma substância encontrada nos cigarros.

13. Dedos amarelos e pele enrugada

As substâncias encontradas nos cigarros podem ressecar a pele e desencadear o envelhecimento prematuro. A interrupção do fluxo sanguíneo também torna a pele privada de nutrientes. Além disso, se você prestar atenção, os dedos de fumante também tendem a ficar amarelos. Este é o efeito de segurar um cigarro.

14. Prejudicar a saúde do cabelo

Você sabia que os perigos do fumo podem ameaçar a saúde do cabelo? Além de ser capaz de fazer o cabelo cheirar mal, acredita-se que a fumaça do cigarro que atinge o cabelo causa queda e calvície.

Tente evitar os perigos de fumar desta forma

Os perigos de fumar para a saúde são realmente terríveis. No entanto, muitas pessoas conseguiram parar de fumar essa coisa perigosa. Você pode aplicar os seguintes esforços, é claro, com auto-comprometimento e ajuda daqueles mais próximos de você:
  • Prepare uma data definida para parar de fumar, mas não escolha um dia e data muito distantes. Você pode parar lentamente ou parar completamente.
  • Conte às pessoas e amigos mais próximos, incluindo colegas de escritório.
  • Mantenha afastados os itens que entram em contato com os cigarros, como isqueiros e cinzeiros.
  • Faça aconselhamento e terapia.
  • Forneça alimentos para mastigar quando surgir a vontade de fumar, como chicletes.
  • Procure ajuda de um médico para consulta.
Você pode fornecer goma de mascar quando surgir a vontade de fumar [[artigos relacionados]]

Notas de SehatQ

Não há dúvidas sobre os perigos do tabagismo para a saúde. Este objeto não traz o menor benefício para você. Parar de fumar exigirá um pouco de esforço e comprometimento pessoal. Mesmo assim, com a ajuda de outras pessoas, inclusive médicos, não significa que você não possa se separar do objeto para sempre.