Fazer sexo durante a menstruação ainda pode engravidar, esta é a explicação

Não é proibido fazer sexo durante a menstruação. Mas se você o faz livremente porque sente que não há possibilidade de engravidar, então está muito enganado. Porque, durante a menstruação, algumas mulheres ainda liberam óvulos que, se fertilizados por espermatozóides saudáveis, podem então se desenvolver em um feto.

Fazer sexo durante a menstruação ainda pode causar gravidez

Para engravidar, um óvulo deve ser fertilizado por um espermatozóide. Um ovo fertilizado é um ovo maduro. A maturação do óvulo e a liberação do óvulo maduro no útero é conhecida como ovulação. A ovulação geralmente ocorre no dia 14 do ciclo menstrual, se o seu ciclo menstrual for de 28 dias. Enquanto isso, se o seu ciclo menstrual for mais longo, cerca de 35 dias, a ovulação ocorrerá no dia 21 e se o seu ciclo for mais curto aos 21 dias, a ovulação geralmente ocorre no dia 7 do ciclo. O óvulo, que é liberado durante a ovulação, pode durar apenas cerca de 12-24 horas. Portanto, se você está planejando engravidar, fazer sexo neste momento é altamente recomendado. Mas para aquelas de vocês que não planejam engravidar, não devem fazer sexo no dia da ovulação ou usar preservativo durante a relação sexual. Depois de entender o conceito de ovulação, será mais fácil entender por que fazer sexo durante a menstruação ainda pode levar à gravidez. Aqui estão os três motivos:
  • Quando ocorre a ovulação, o sangramento pode sair da vagina. O sangramento não é menstruação, mas geralmente é confundido com menstruação. Se você tiver relações sexuais neste momento sem usar preservativo ou outra forma de contracepção, existe a possibilidade de ocorrer gravidez.
  • Em mulheres cujos ciclos menstruais são curtos, a ovulação pode ocorrer antes que o sangue menstrual pare de sair. Se o óvulo que sai durante a ovulação for fertilizado pelo esperma, pode ocorrer gravidez.
  • Se a ovulação ocorrer alguns dias após o término da menstruação, ainda haverá o risco de engravidar. Portanto, o esperma pode sobreviver até 3 dias no útero. Se você ovular 3 dias após a menstruação, o espermatozóide restante no útero ainda pode fertilizá-lo.
Lembre-se de que a possibilidade de uma mulher engravidar por ter feito sexo durante a menstruação não é grande. Nas relações íntimas que se realizam no início da menstruação, a possibilidade será ainda menor. No entanto, se você não quiser engravidar, as medidas de prevenção da gravidez, como usar preservativos, tomar pílulas anticoncepcionais ou outras medidas, ainda precisam ser seguidas.

Como o esperma pode viver mais?

A duração da vida do esperma no corpo da mulher varia muito, dependendo de vários fatores. Alguns espermatozoides têm vida útil mais curta, dependendo da condição da vagina, das trompas de Falópio e do útero. Em um ambiente seco, como roupas ou colchões, os espermatozoides morrem assim que o sêmen seca. É diferente com os espermatozoides na água, como a água morna, o que prolonga a vida do esperma. No entanto, a possibilidade de os espermatozoides na água entrarem no corpo de uma mulher e fazê-la engravidar é improvável. Após a ejaculação, o esperma pode viver no corpo da mulher por cerca de 5 dias. O fluido do trato reprodutivo feminino contém todos os nutrientes de que os espermatozoides precisam para sobreviver. [[Artigo relacionado]]

Como não engravidar durante a relação sexual

Se você está tentando engravidar, fazer sexo no início da menstruação não a deixará grávida, a menos que seu ciclo menstrual seja inferior a 28 dias. Porém, a possibilidade de engravidar está sempre presente, principalmente nos dias seguintes. Se você não está tentando engravidar, é importante usar métodos anticoncepcionais, como preservativos, ou tomar pílulas anticoncepcionais. Porque o ciclo de ovulação de uma mulher pode variar, então ainda há uma chance muito pequena de engravidar, mesmo quando ela está menstruada. O processo de puxar antes da ejaculação às vezes não pode prevenir a gravidez. Antes de ocorrer a ejaculação, uma pequena quantidade de sêmen (que é conhecido comopré-gozo) sairá do pênis despercebido. Sabe-se que, se esse método de abstinência for realizado de maneira correta, as chances de engravidar ainda são da ordem de 4%. Se você está tentando engravidar e não engravidou depois de um ano ou mais de sexo desprotegido, chame seu médico imediatamente. Seu período de ovulação será monitorado e seu médico administrará tratamentos para aumentar suas chances de concepção.