Não é proibido fazer sexo durante a menstruação. Mas se você o faz livremente porque sente que não há possibilidade de engravidar, então está muito enganado. Porque, durante a menstruação, algumas mulheres ainda liberam óvulos que, se fertilizados por espermatozóides saudáveis, podem então se desenvolver em um feto.
Fazer sexo durante a menstruação ainda pode causar gravidez
Para engravidar, um óvulo deve ser fertilizado por um espermatozóide. Um ovo fertilizado é um ovo maduro. A maturação do óvulo e a liberação do óvulo maduro no útero é conhecida como ovulação. A ovulação geralmente ocorre no dia 14 do ciclo menstrual, se o seu ciclo menstrual for de 28 dias. Enquanto isso, se o seu ciclo menstrual for mais longo, cerca de 35 dias, a ovulação ocorrerá no dia 21 e se o seu ciclo for mais curto aos 21 dias, a ovulação geralmente ocorre no dia 7 do ciclo. O óvulo, que é liberado durante a ovulação, pode durar apenas cerca de 12-24 horas. Portanto, se você está planejando engravidar, fazer sexo neste momento é altamente recomendado. Mas para aquelas de vocês que não planejam engravidar, não devem fazer sexo no dia da ovulação ou usar preservativo durante a relação sexual. Depois de entender o conceito de ovulação, será mais fácil entender por que fazer sexo durante a menstruação ainda pode levar à gravidez. Aqui estão os três motivos:- Quando ocorre a ovulação, o sangramento pode sair da vagina. O sangramento não é menstruação, mas geralmente é confundido com menstruação. Se você tiver relações sexuais neste momento sem usar preservativo ou outra forma de contracepção, existe a possibilidade de ocorrer gravidez.
- Em mulheres cujos ciclos menstruais são curtos, a ovulação pode ocorrer antes que o sangue menstrual pare de sair. Se o óvulo que sai durante a ovulação for fertilizado pelo esperma, pode ocorrer gravidez.
- Se a ovulação ocorrer alguns dias após o término da menstruação, ainda haverá o risco de engravidar. Portanto, o esperma pode sobreviver até 3 dias no útero. Se você ovular 3 dias após a menstruação, o espermatozóide restante no útero ainda pode fertilizá-lo.