Conhecendo as etapas do processamento bacteriano de iogurte

A popularidade do iogurte como alimento saudável não pode ser separada da presença de bactérias do iogurte, uma das quais é Lactobacillus acidophilus. Este é um tipo de bactéria benéfica que também existe naturalmente no corpo. Geralmente, bactérias L. acidophilus encontrado nos intestinos, boca e vagina. Essas bactérias não causam doenças, pelo contrário, produzem vitamina K e lactase. Esta enzima lactase ajuda a quebrar os açúcares dos produtos lácteos.

O papel das bactérias do iogurte

O tipo de bactéria usada produzirá diferentes tipos de iogurte. As bactérias do iogurte são um tipo de micróbio totalmente inofensivo. São essas bactérias que podem transformar o leite puro em um delicioso iogurte. Existem várias espécies de bactérias que são comumente usadas para fazer iogurte, incluindo:
  • Streptococcus thermophilus
  • Lactobacillus bulgaricus
  • Lactobacillus acidophilus
  • Lactobacillus casei
  • Lactobacillus rhamnosus
  • Bifidobacterium animalis
O tipo de bactéria usado no processo de fabricação do iogurte está listado na embalagem. Serão produzidos diferentes bactérias, diferentes tipos de iogurte. Para transformar o leite em iogurte, essas bactérias benéficas desempenham um papel na fermentação. Nesse processo de fermentação, o açúcar da lactose no leite é convertido em ácido lático. O ácido láctico é o que torna o leite mais espesso e tem um sabor azedo e ligeiramente adocicado. Quanto mais alto for o ácido láctico, o pH diminuirá para que a consistência do leite se torne mais densa em iogurte. Além disso, o tipo de leite determinará como o iogurte final será feito. Por exemplo, leite integral para fazer iogurte gordura total, leite desnatado para iogurte desnatado, bem como leite desnatado para iogurte desnatado. Outros produtos lácteos que podem ser incluídos na composição do iogurte também afetarão sua composição. Por exemplo, creme para regular o teor de gordura em leite desnatado para regular a consistência do iogurte. [[Artigo relacionado]]

Etapas da fabricação de iogurte

As etapas de preparação do iogurte, desde o início até que possa ser consumido, incluem:

1. Ajuste a composição do leite

A composição do leite precisa ser ajustada para obter iogurte com consistência de acordo com o gosto. Às vezes, o leite em pó também pode ser adicionado para aumentar a quantidade de proteína enquanto se obtém a textura desejada. Nesta fase, todos os ingredientes são misturados de uma só vez adicionados estabilizador.

2. Pasteurização do leite

Geralmente, o leite é pasteurizado a 85 graus Celsius por 30 minutos ou 95 graus Celsius por 10 minutos. Esta alta temperatura é usada para converter proteínas soro de leite dentro dele. Assim, a proteína formará um gel mais estável para que o líquido não se divida quando armazenado. Além disso, a alta temperatura neste processo também garante que as bactérias possam crescer bem. O iogurte é pasteurizado antes da cultura ser adicionada para garantir que permaneça ativo.

3. Homogeneização

O próximo passo é homogeneizar para misturar todas as matérias-primas. Nesta fase, a consistência do iogurte está cada vez mais próxima das expectativas.

4. Resfriando o leite

Em seguida, o leite será resfriado a uma temperatura de 42 graus Celsius para que possa ser um local de desenvolvimento de cultura. Esta temperatura continuará a ser mantida até que o pH se torne 4,5. Esse processo pode levar várias horas para formar uma textura semelhante a iogurte (gel macio).

5. Resfriando o iogurte

Depois de obter a textura desejada, a temperatura será reduzida para 7 graus Celsius. O objetivo é interromper o processo de fermentação. Após as cinco etapas acima, outras alternativas, como frutas e sabores, são adicionadas. As etapas podem ser diferentes dependendo do tipo de iogurte que está sendo feito. Por fim, o iogurte será embalado de acordo com o gosto. [[Artigo relacionado]]

Notas de SehatQ

A bactéria do iogurte desempenha um papel muito importante no processo de conversão do leite em iogurte. Os especialistas acreditam que consumir bactérias boas ajudará a manter o equilíbrio das bactérias no corpo. Além disso, o consumo de alimentos ricos em probióticos, como o iogurte, também pode prevenir o crescimento excessivo de fungos causadores de doenças.